Essa página busca mostrar as principais mentiras espalhadas no Youtube ou em blogs sobre o adventismo.
Mentira 1: Os Adventistas inventaram a guarda do sábado no cristianismo. Resposta: Os batistas do Sétimo Dia surgiram 200 anos antes em 1671. O adventismo só foi fundado oficialmente em 1863. Podemos citar dezenas de movimentos cristãos sabatistas menores. Então é absurda a ideia propagada de que o adventismo trouxe a guarda do sábado para o movimento cristão.
Mentira 2: Os Adventistas inventaram a doutrina da alma mortal. Resposta: O livro O Leviatã de Thomas Hobbes já defendia a alma mortal 200 anos antes do surgimento do adventismo. Portanto esse era o entendimento de muitos cristãos da época em que O Leviatã foi escrito.
Mentira 3: João Batista foi o último profeta. Os adventistas inventaram que possa existir profetas posteriores. Resposta: João, o apóstolo evangelista escreveu o Apocalipse 50 anos depois da morte de João Batista. O Novo testamento também revela as filhas de Filipe que profetizavam. Portanto quando Jesus disse que ”a lei e os profetas foram até João Batista”, estava dizendo que na nova aliança tudo seria pregado ao redor do NOME DE CRISTO e não mais desvinculado do Filho de Deus como era no antigo testamento. Cristo não queria ensinar que não haveria mais profetas pois como foi citado houve profetas após a Sua ressurreição: Um dos 12 apóstolos (João evangelista) e as filhas de Filipe. Mas nada se pregaria mais em nome de Joãos e Marias, mas apenas no nome de Cristo. O apóstolo Paulo mesmo foi um profeta por excelência detalhando a segunda vinda de Cristo em suas cartas como faziam os profetas no antigo testamento.
Mentira 4: no ritual da tenda do deserto os dois bodes eram para Deus. Os Adventistas inventaram que 1 deles representa Satã. Resposta: a tradução católica da Bíblia diz que um bode era para o Senhor e o outro para Azazel. É muito antiga a definição de que um dos bodes representa o Diabo.
(Vejamos a Tradução católica)

Mentira 5: Só os adventistas serão salvos. Resposta: Contra essa mentira diz o principal livro adventista (O Grande Conflito):
E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante. Fonte: O Grande Conflito, página 383.
Mentira 6: Adventistas ensinam que Jesus pecou;
Resposta: A melhor prova é mostrar os livros adventistas sobre o tema: “Teria sido uma quase infinita humilhação para o Filho de Deus, revestir-Se da natureza humana mesmo quando Adão permanecia no seu estado de inocência, no Éden. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça tinha sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado. Como qualquer filho de Adão, aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade. Os resultados dessa atitude manifestaram-se na história dos Seus antepassados terrestres. Veio com essa hereditariedade para partilhar das nossas dores e tentações e para dár-nos o exemplo de uma vida impecável”. O Desejado de Todas as Nações, página 47.
“Tomando sobre Si a humanidade, Cristo veio ser um com a humanidade, e ao mesmo tempo revelar às pecadoras criaturas humanas o Pai celestial. Aquele que estivera na presença do Pai, desde o princípio, Aquele que era a expressa imagem do invisível Deus, era o único habilitado a revelar à humanidade o caráter divino. Em tudo Ele foi feito semelhante a Seus irmãos. Fez-Se carne, tal qual nós somos. Sentia fome e sede e fadiga. Era sustentado pelo alimento, e refrigerado pelo sono. Partilhou da sorte dos homens; era, todavia, o Imaculado Filho de Deus. Era um estrangeiro e peregrino na Terra – estava no mundo, mas não era do mundo; tentado e provado como o são os homens e as mulheres de hoje, e vivendo não obstante uma vida isenta de pecado“. A ciência do bom viver, página 422.
Mentira 7. A mulher Ellen White (1827-1915) inventou as doutrinas adventistas.
Resposta: a linha do tempo da história do adventismo mostra que Ellen White teve pouca importância pra definir as doutrinas base (3 mensagens angélicas, sábado, mortalidade da alma, juízo pré-advento ou juízo investigativo). Sua principal contribuição talvez tenha sido o aceite das proibições alimentares de Levítico capítulo 11. Mas não houve invenção, mas apenas ACEITE de um ensino bíblico. Além disso a importância que Ellen White teve foi em dar uma unidade ao adventismo e uma visão do que deveria ser feito (pregação mundial, literatura farta, colégios e restaurantes) que fez o adventismo crescer 100 vezes mais do que qualquer igreja sabatista. O adventismo também não aceita cafeína, álcool e fumo mas alguns grupos evangélicos protestantes também. Então não é exclusivista nesse sentido. Também proíbe o teatro e o cinema. Novamente existem igrejas brasileiras evangélicas que proíbem até a televisão, pois é considerado desonroso gastar horas vendo ficção. A exclusividade do adventismo, que realmente teve influência direta de Ellen White, foi a ênfase no vegetarianismo,e o abandono gradual de produtos lácteos pois os adventistas entendem que, com a restauração da imortalidade na Volta de Jesus, não haverá mais o consumo de carne.
Mentira 8: Os adventistas idolatram Ellen White (1827-1915) como os católicos fazem com os santos.
Resposta: o adventismo é uma das raras religiões do mundo que não acredita na vida após a morte. O adventismo acredita na vida após a ressurreição dos mortos que não acontece imediatamente após a morte, mas apenas na Volta de Jesus conforme I Tessalonicenses capítulo 4:13-18. Dessa maneira Ellen White (1827-1915) não está viva. No catolicismo todos os santos e santas estão vivos no Reino de Deus onde participam da intercessão no céu. No adventismo Ellen White não está viva então é impossível a idolatria.
Mentira 9: Ellen White inventou que a marca da besta é a lei dominical.
Resposta: Quem descobriu que era a marca da besta era a futura lei dominical foram as seguintes pessoas:
1- Joseph Bates, 2- James White, 3- J. Lindsey, 4-Hiram Edson. Artigos: The Seventh-day Sabbath, a Perpetual Sign (1847), A Seal of the Living God (1849). Complemento: Thoughts on revelation XIII and XIV (5- John N. Andrews –maio 1851).
Todas as doutrinas adventistas distintivas (sábado, juízo pré-advento, Mortalidade da alma, 3 mensagens angélicas e Santuário) contaram com estudos em grupo e aperfeiçoamento de várias pessoas.
Mentira 10: “Posso demonstrar que Ellen White não era santa mas pecadora.”. Resposta: o Adventismo é biblista então acredita que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” com exceção de Cristo. A bíblia mostra que Davi pecou ao mandar Urias para a morte…Sansão fornicou com Dalila, Abraão mentiu para faraó dizendo que sua esposa era sua irmã etc. Não existe santo no protestantismo. Santo somente Jesus. Portanto, encontrar algum pecado na vida de Ellen White não a desabona como profeta de Deus. O que a desabonaria são pontos como negar a divindade de Cristo, negar a validade da lei moral e negar pontos fundamentais da fé cristã. Não existe declarações nos livros de Ellen White contra Cristo, Sua Lei e seus ensinos.

Você precisa fazer login para comentar.