MEDITAÇÃO DIÁRIA
25 RAZÕES PARA SER VEGETARIANO – Para você que busca argumentos que o convençam a se tornar vegetariano, aí vão 25 bons motivos para a prática do vegetarianismo. Confira!
*Publicado por Júlio César Prado

  1. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos riscos de doenças cardiovasculares.
  2. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos riscos de câncer.
  3. É comprovado que vegetarianos correm menos riscos de diabetes.
  4. Vegetarianos tem 20% a menos de colesterol que as pessoas que comem carne, além de irem a hospitais 22% a menos que os carnívoros.
  5. A carne contém substâncias como hormônios, pesticidas e antibióticos que são dados aos animais em cativeiro. Estas substâncias são 15 vezes mais concentradas na carne que nos alimentos vegetais.
  6. O sofrimento infringido aos animais que são criados em cativeiros e destinados ao abate não encontra justificação racional quando podemos nos nutrir de outros alimentos. Os animais não devem ser tratados como meios, serem explorados e mortos em função de nossos desejos e hábitos. Nos EUA, a cada hora meio milhão de animais são abatidos.
  7. Casos de envenenamento por comida são em sua maioria causados pela carne.
  8. Podemos obter através de uma dieta vegetariana equilibrada todas as vitaminas, proteínas e minerais necessários à sobrevivência. A carne não é indispensável.
  9. Os embutidos, como as salsichas, são feitos de restos de carne animal, dentre esses restos os intestinos. Quem garante que estes intestinos estão limpos e livres de coliformes fecais quando utilizados?
  10. Com uma alimentação vegetariana a fome seria imediatamente eliminada. 100 acres de terra produzem carne para 20 pessoas, enquanto produzem grãos para 240 pessoas!
  11. A concorrência entre os frigoríficos barateia a carne e cria sistemas de criação e abate cada vez mais cruéis.
  12. A poluição de lagos e de lençóis freáticos acontece principalmente devido à liberação de excrementos da criação de animais em larga escala. Somente a criação de animais nos EUA produz 39000 kg de excrementos por segundo!
  13. Metade da poluição das águas do mundo acontece devido a criação de animais. Igualmente o consumo de água para a criação de animais é alarmante: para produzir 1 kilo de carne são necessários de 20000 a 3000 litros de água, enquanto que para produzir 1 kilo de trigo são necessários somente 150 litros de água.
  14. Cerca de 80% das áreas cultiváveis no mundo são utilizadas para pasto e criação de animais! Enquanto em 1 hectare de terra 22500 kg de batata podem ser colhidos, a mesma área somente 185 kg de carne são produzidos.
  15. 90% do desmatamento de florestas tropicais é decorrente da criação de animais e mais de 1000 espécies são extintas com o desmatamento.
  16. A plantação de soja, grande responsável pelo desmatamento, serve principalmente para produzir rações para a criação de animais. A soja utilizada na alimentação humana é uma porcentagem ínfima frente à produzida para a alimentação dos animais em cativeiro.
  17. Em uma vida inteira uma pessoa consome 36 porcos, 36 bois e 750 frangos e perus! É muita morte para uma pessoa só, não acha?
  18. Uma alimentação vegetariana é muito mais rica e criativa que a alimentação carnívora, geralmente restrita à carne como alimento principal.
  19. A digestão da carne é uma digestão difícil, que consome energia e causa cansaço após sua ingestão. A alimentação vegetariana é leve e não sobrecarrega o organismo.
  20. A alimentação vegetariana é mais barata e econômica. Com o dinheiro de 1 kilo de carne você pode fazer um sacolão de legumes e verduras.
  21. A carne causa o envelhecimento prematuro das células do corpo.
  22. A dieta vegetariana é rica em fibras e proporciona a saúde do intestino impedindo a prisão de ventre.
  23. Animais são amigos, não comida! Se você não come uns, porque come outros?
  24. Segundo as religiões orientais, o sofrimento que causamos ao outro, seja humanos, animais ou à terra, retorna para todos nós na forma de mais sofrimento.
  25. Porque o vegetarianismo é a dieta mais coerente com a atual situação do planeta, que necessita de sustentabilidade.
    CARNE E ABOMINAÇÃO
    A todo cristão importa saber “qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Ele manda dizer-nos: “Examinai tudo. Retende o bem” (I Ts. 5:21). Examinando, na Bíblia, a questão aqui abordada, chegamos à conclusão de que nunca foi da vontade de Deus que o homem comesse carne, e, assim, juntamente com o apóstolo Paulo, podemos dizer: “Bom é não comer carne” (Rm 14:21). Deus, “não tendo em conta os tempos da ignorância” (Atos 17:30), não nos responsabiliza por não termos feito o que é “bom” antes de chegarmos ao conhecimento disto. Mas, uma vez que sabemos que “bom é não comer carne”, como diz o apóstolo, havemos de continuar a desobedecer à vontade de Deus? Havemos de rejeitar o bem para continuar com o mal? Se já no tempo de Paulo era bom não comer carne, quanto melhor não será hoje, que estamos em vésperas de entrar na Canaã celestial? “Aquele pois que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17).
    Os acontecimentos com o povo de Israel não se limitam somente a eles, mas constituem figura para nós, que somos geração do “fim dos séculos” (I Coríntios 10:11). Assim como eles foram libertados da servidão do Egito, somos também nós libertados do Egito espiritual – a servidão do pecado, das trevas e da ignorância. A terra prometida, para a qual os israelitas peregrinaram, é uma figura da Canaã celestial, em cuja direção caminhamos. Como já foi dito, somos apenas “peregrinos e hóspedes sobre a Terra”, e buscarmos uma “pátria melhor”, que é a “celeste” (Hebreus 11:13-16).
    E nós, para podermos entrar na pátria celestial, necessitamos de uma preparação maior que a dos judeus para entrarem na Canaã terrestre. Nesta preparação, devemos, portanto, nós os que vivemos no tempo do fim, abster-nos do alimento cárneo com maior razão que eles. Efetivamente, o apóstolo Paulo, fazendo alusão àquelas experiências dos filhos de Israel, que se deixaram “levar da cobiça no deserto”, pedindo “carnes”, exorta-nos a que não caiamos na mesma cobiça. “E estas coisas”, diz o apóstolo Paulo, “foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram… Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (I Coríntios 10:6,11) (Foto: Divulgação).
    *Júlio César Prado é jornalista

Deixe um comentário

Tendência