Artigo atualizado em fevereiro de 2025. Reescrita do tópico “Onde você acorda após a morte?” no catolicismo e no adventismo.
CATOLICISMO:
Os Católicos ensinam que o princípio SOLA SCRIPTURA, ou seja, “somente a Bíblia” deve ser rejeitado. Deve ser usado mais dois princípios: a tradição, ou seja, aqueles escritos dos grandes pensadores e primeiros padres da igreja. E também o magistério: que é o ensino atual da igreja sobre qualquer assunto da fé.
A igreja católica se considera como superior a Bíblia. Dela vem o magistério (ensinos e dogmas) a tradição (ensinos dos padres antigos e doutores) e também a bíblia (os 72 livros e a interpretação deles). Portanto a bíblia não tem valor em si sem a Igreja, o magistério e a tradição.
O Catolicismo se declara a igreja verdadeira pois tem:
1- TRADIÇÃO. Contém:
A) A sucessão apostólica nos Papas iniciando por São Pedro.
B) O Ensino inicialmente oral depois escrito pelos primeiros pais da igreja, (PATRÍSTICA)
C) 37 Doutores da igreja se destacando São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
D) Os santos, santas e papas com seus livros, ensinos, milagres e profecias. Exemplos: Aparições e profecias de Nossa Senhora (revelações pós-morte ou sobrenaturais espalhados em artigos, revistas, livros etc), livros de Santa Terezinha do menino Jesus, Santa Tereza de Ávila, Encíclicas e Cartas de São João Paulo II, visões de Santa Maria Faustina Kowalska, Visão da Irmã Lúcia de Fátima, Visão de São João Bosco, livros Marianos de São Luís Maria Grignion de Montfort, Obras Marianas de Santo Afonso de Ligório, visões do inferno de Santa Gemma Galgani e Santo Antônio Maria Claret. Todos considerados verdadeiros e excelentes. Não se pode supor que qualquer santo oficial da igreja tenha escrito algo que não seja verdadeiro.
2. A BÍBLIA de 73 livros. É interpretada apenas pela igreja. A literalidade dos textos da Bíblia não tem valor. Por exemplo: o dogma de Maria imaculada (sem pecado) é mais importante do que o ensino bíblico “todos pecaram, exceto Cristo”. A tradição e o magistério prevalecem sobre a bíblia.
3- O MAGISTÉRIO: o ensino dos cardeais e papas. Os ensinos papais são infalíveis em matéria de fé. Envolvem as bulas medievais, as cartas papais e demais documentos. O magistério está resumido no catecismo oficial e dá a correta interpretação da Bíblia e dos escritos dos primeiros padres (patrística) e doutores da igreja.
4- A SALVAÇÃO: No catolicismo não existe a salvação do indivíduo de forma desvinculada da Igreja Católica. De acordo com a tradição, a Igreja Católica tem um tesouro de méritos e os sacramentos que possibilitam que a pessoa seja salva. Portanto é necessário Obras. As obras do Sacramento, as obras da caridade, a obediência à igreja, etc. Mesmo Jesus não o tirará do lugar chamado Purgatório até que você pague até o último centavo como a Igreja na Terra ordenou. Jesus nunca está em desacordo com a Igreja Católica, na prática (embora possam haver teorias minoritárias).
O principal Sacramento necessário para a salvação é o da Eucaristia na qual o corpo de Cristo é repartido para ser literalmente comido. Nessa doutrina, se acredita que Jesus é morto ou sacrificado novamente a cada cerimônia da missa. Portanto milhares de vezes. Então o Padre concede a salvação te entregando um pedaço literal do corpo de Cristo, mas sem sangue. Assim a missa é o verdadeiro sacrifício expiatório. Embora façam diferença entre o sacrifício com sangue na cruz e o sem sangue da Eucaristia não é possível a salvação sem o sacrifício da eucaristia.
A Transubstanciação ocorre durante a Santa Missa quando o sacerdote ministerial (Padre ou Bispo) realiza o Sacrifício Eucarístico fazendo as vezes de Cristo (in persona Christi), repetindo as palavras ditas por Jesus na última ceia: ‘Isto é o Meu Corpo… Este é o cálice de Meu Sangue”. Para provar que Deus está literalmente repartindo sua carne, propagam o chamado milagre Lanciano na qual o pão virou carne humana.
5- Quando você morre no catolicismo você acorda aonde? Resposta: se for um católico piedoso você acorda no céu pois a alma é imortal, enquanto a vida continua aqui na Terra e poderá interceder pelos vivos (se está canonizado). Se foi mau acordará no inferno e se foi mediano acordará no purgatório onde terá chance de expiar os erros e sair de lá. No final dos tempos sua alma imortal é reintegrada ao corpo na ressurreição do corpo. O catolicismo não explica porque a perfeita alma precisa voltar ao corpo de matéria se já está no céu. Essa incoerência teológica decorre da união entre paganismo grego e bíblia que há no seu meio.
6- Curiosidade: A igreja católica, embora se declare una, possui divisão interna em várias organizações como Opus Dei, Franciscanos, Jesuítas, Arautos do evangelho, Legionários de Cristo (México) etc em que a doutrina sofre alguma variação e é necessário seguir regras específicas para ser adepto.
7- Ensino que se destaca: Depois da Trindade, Maria é a pessoa mais importante do universo sendo elevada a Rainha dos anjos e humanos.
8- Ensinos Bizarros:
8.1- Ensino do Pão-Deus: O pão da eucaristia é literalmente o corpo de Deus escondido em forma de pão.
8.2- Ensino da Sagrada Família e adoração do Deus infantil: Maria e José nunca foram um casal de fato. Maria foi virgem para sempre e José castíssimo. Embora convivessem como irmãos são chamados de “sagrada família”, nome que ajuda, na prática, a igualar os pais à pessoa de Cristo. (A equiparação ocorre na prática perante o povo analfabeto em bíblia e teologia mas não de direito conforme o direito canônico católico).
Toda a família ganha títulos divinos como “Nossa Senhora” para Maria, “São José Castíssimo, padroeiro das famílias e dos trabalhadores” para José e o “menino Jesus” quase como se O Filho de Deus permanecesse eternamente infante nos céus. Existe adoração especialmente do “menino Jesus” embora creiamos que tenha diminuído com a alfabetização do povo. Um exemplo é o título de “Santa Terezinha do menino Jesus”. Na prática há veneração ao Jesus menino como se fosse mais especial do que o Jesus Rei. Talvez porque um menino não tem mandamentos e condenações.
8.3- Adoração do sagrado coração: Jesus também é cultuado como “sagrado coração de Jesus“, um ensino filosófico que separa o coração em si da pessoa de fato. No coração estão as intenções e a fé mas não pense que o povo analfabeto em teologia saberá explicar a filosofia. Na prática, a estátua com o coração é adorada como se fosse mais especial.
9- A missão da igreja é converter o mundo ao catolicismo para que todos façam parte da igreja e o paraíso venha da atuação da Igreja no mundo, (na política mundial e na comunidade local).
…….#…….#
ADVENTISMO:
Quando um cristão faz um estudo bíblico na Igreja Adventista do Sétimo Dia aprende que Deus se revela através da Bíblia, da natureza e do Espírito Santo. Mas a Bíblia é o livro principal, é aquilo que norteia, o princípio preponderante, a base pelo qual novos profetas, novas igrejas e também todas as religiões devem ser avaliadas. Inclusive igrejas antigas como a Igreja Católica e Igreja luterana. A própria igreja adventista do sétimo dia declara ser avaliada e julgada pela Bíblia. Naturalmente se considera aprovada. Por causa dessa aprovação se intitula igreja verdadeira.
O título Igreja verdadeira é entendido como um legado espiritual. Veio de Adão para os filhos de Set até Noé e seu filho Sem. De Sem veio os semitas e o legado permaneceu com Israel. De Israel passou para a Igreja Primitiva, posteriormente para igrejas e grupos obedientes como os Valdenses e depois seguiu para o protestantismo, chegando por fim, até o Adventismo. No Catolicismo, o título de igreja verdadeira não pode ser perdido. No Adventismo pode ser perdido porque Israel já perdeu uma vez. Apenas a obediência garante esse privilégio.
1- A Bíblia de 66 livros é maior que a igreja – base pelo qual todo mestre, doutor ou reformador da igreja católica, protestante ou adventista deve ser avaliado. A bíblia aprova o adventismo centrado no ensino do Advento (primeiro e segundo adventos de Cristo) e na santificação do verdadeiro Dia do Senhor, o sábado.
2- Espírito de profecia. O dom de profecia, dado pelo Espírito Santo e presente nos profetas do antigo testamento (Débora, Natã, Isaías, Daniel) e do novo testamento (João Batista, João Evangelista e as filhas de Filipe) foi dado a Ellen G White (1827-1915). Ela é considerada uma intérprete verdadeira guiada pelo Espírito Santo. Através de livros como Caminho a Cristo, Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O desejado de todas a nações e Atos dos Apóstolos a bíblia é corretamente comentada e interpretada. A história cristã dos últimos dois mil anos e o Apocalipse também é interpretado no livro O Grande Conflito. Ellen White é considerada acima de qualquer doutor da igreja cristã porque possuiu o dom de profecia. Com o dom de profecia ela é equivalente aos profetas clássicos como Isaías, Jeremias e Daniel. Mas não é canônica devendo estar subordinada à Bíblia. E também não está viva no Reino do céu pois o adventismo não acredita em vida após a morte, mas após o dia da ressurreição. A igreja adventista do sétimo dia é a única que se equipara na quantidade de escritos à Igreja Católica graças ao ministério profético de Ellen White. (Sem contar os padres ortodoxos orientais e os autores arianos).
3- O Legado Cristão: Os Escritos dos pais da igreja primitiva (PATRÍSTICA) e escritos protestantes de Lutero, Wesley e outros grandes escritores cristãos podem ser usados desde que não contrariem a bíblia. Portanto também são subordinados a Bíblia. Por exemplo: a bíblia diz que o sétimo dia é o dia santo. Então os escritos da patrística ou de Lutero que defendem o primeiro dia da semana (domingo) são descartados. Os escritos Católicos de filosofia (tomistas e agostinianos) geralmente são descartados pois usam filosofia grega e portanto contaminaram o correto entendimento da bíblia (que é 100% judaica) e até mesmo se sobrepuseram às escrituras.
Resumo: Através da Bíblia se avalia A PATRÍSTICA (os primeiros padres) os doutores católicos e os reformadores protestantes. Se declara de proveitoso algumas coisas e é reprovado uma parte. E também se avalia a própria profetisa da igreja adventista, Ellen G. White.
A literalidade da criação de 7 dias e redenção na cruz e a literalidade de ensinos bíblicos (somente um intercessor, todos pecaram exceto Jesus etc) aproxima o ADVENTISMO do protestantismo histórico.
4- A SALVAÇÃO: O adventismo é biblista, então acredita firmemente que: “quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. Hebreus 9:22. Portanto, a salvação só ocorreu porque Jesus pagou os pecados dos que crêem Nele, derramando seu sangue na cruz do calvário. Portanto, a salvação envolve o sacrifício de Jesus, Crer Nele, se Arrepender dos pecados e Confessar os pecados. A Salvação é imputada ao pecador, por fé no sangue derramado ou no sacrifício de Jesus (que morreu no lugar do pecador pagando a penalidade do pecado que é a morte). A salvação é totalmente feita por Deus: Ele enviou seu Filho. O Filho fez o sacrifício pelos pecados e Deus fornece fé e arrependimento à Aqueles que aceitam Jesus Cristo como Salvador. Não há nada que o homem fez ou possa fazer, exceto aceitar Cristo mas há algo grandioso por trás: mesmo o aceite vem pela fé e arrependimento que Deus concedeu. Dessa maneira não existe obra que o homem possa fazer para ganhar a salvação.
A ceia do senhor ou repartição do pão e vinho é em memória do Senhor até que Ele venha em que o crente faz exame de consciência, se arrepende dos pecados e renova os votos e a fé no sacrifício de Jesus. A Ceia não é a repetição do sacrifício de Jesus como no catolicismo. Mas a lembrança espiritual dele.
Se você achou complicado o resumo de tudo é que os santos são aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus (apocalipse 14:12). Deus requer que se aceite Jesus Cristo como Senhor e Salvador e obedeça sua Lei porque Ele é o Rei, não porque nossa obediência pode comprar o céu. O Rei já comprou sua salvação morrendo no seu lugar e pagando a minha e a sua e nossa pena.
5- Quando você morre, no adventismo, acorda aonde? Resposta: se vc for piedoso conforme I Tessalonicenses 4:13-17 você acorda na Terra pois vivos e mortos sobem juntos no céu. Você porém não acorda imediatamente após a morte mas apenas na volta de Cristo onde o evento da ressurreicao ocorrerá. No entanto você não verá o tempo passar pois a alma humana não vive separada do corpo mas só integrada a ele. (O que volta para Deus quando morremos não é a pessoa viva, mas uma essência vital, o espírito, o sopro da vida, com nossas memórias) Deus soprou (ruach/espírito) nas narinas de Adão e ele se tornou alma vivente.
Se for mau acordará na ressurreição dos maus ou ressurreição da condenação onde sofrerá segunda morte após um levante militar contra a nova Jerusalém (apocalipse 20).
6- Curiosidade: todas as religiões declaram que seus antigos fundadores ou santos estão nos céus. A igreja adventista é a única que declara que seus fundadores não estão vivos pois acredita na inconsciência durante a morte ou até o dia da segunda vinda de Jesus (com algumas exceções como ensina a bíblia)
7- Ensino que se destaca: A volta de Jesus é iminente. A terra será destruída. Os santos mortos de todas as eras serão ressuscitados e os Santos vivos serão levados aos céus neste mesmo dia.
8- Ensinos Bizarros:
8.1- Jesus voltará da constelação de Orion com os milhões de anjos. O nome da estrela Betelgeuse significaria “casa de Deus”. É onde estaria o céu real. O céu no adventismo não é um lugar de mortos mas de vivos e portanto está no universo físico.
8.2- Antes do dilúvio houve amálgama (mistura) de genes humanos com animais criando homens gigantes e até animais novos e violentos (quimeras). A Ciência teria sido feita pelos anjos caídos.
8.3- Não existe um anjo chamado Miguel. Miguel é um dos nomes de Deus Filho no adventismo como Emanuel (Deus conosco). Embora isso tenha sido defendido por muitos protestantes da idade média e moderna (Calvino, Matthew Henry, Spurgeon etc), 5 correntes se opõem a isso: a) a ignorância das igrejas modernas neopentecostais, b) a forte veneração católica a São Miguel, c) angeologia pagã esotérica que defende uma hierarquia de anjos-veneráveis e d) a própria membresia evangélica atual que não sabe que muitos dos seus fundadores protestantes ensinaram a mesma coisa. e) o erro das testemunhas de Jeová que defendem que Miguel- Jesus é uma criatura. Por causa da força das 5 correntes mencionadas, a doutrina de Miguel-Cristo é pouco compreendida e atacada com vigor. Cumpre salientar que no adventismo Miguel não é uma criatura mas literalmente um dos nomes de Deus.
9- A missão da igreja é levar a verdade da volta de Jesus e da obediência dos mandamentos de Deus, preparando um povo santo para sua Segunda Vinda (em que será destruída a Terra atual com posterior estabelecimento da Nova Terra). Portanto é uma pregação apocalíptica. A Sociedade atual não será consertada e o mundo não melhorará até que o Senhor retorne nas nuvens do Céu e leve os Salvos para o Reino de Deus.
………..#………..#………..

Deixe um comentário