ENCONTRO ECUMÊNICO EUCARÍSTICO: ADVENTISTAS NA ITÁLIA ASSINAM UM ACORDO DE PAZ COM CATÓLICOS E ORTODOXOS – Uma vigília ecumênica pela paz ocorreu na Itália para celebrar a Semana da Unidade dos Cristãos de 2024, na qual participaram católicos romanos, ortodoxos e adventistas do sétimo dia. Esta notícia foi publicada em 26 de janeiro de 2024, pelo Corriere Cesenate, revista semanal de informação da Diocese Católica Romana de Cesena-Sarsina. A publicação católica declarou que o único propósito desta reunião era que os “cristãos” “voltassem a ser um só rebanho segundo a vontade do Senhor”. [1]
Por Andy Roman
Editor: Júlio César Prado


Um jornal secular local na Itália também noticiou este encontro ecumênico e disse que os líderes de cinco igrejas – Católica Romana, Ortodoxa Ucraniana, Ortodoxa Grega, Ortodoxa Romena e Adventista do Sétimo Dia – assinaram um documento de “unidade de propósito” para“ neutralizar” as forças da “divisão” e tomar medidas “concretas” em direção à “paz”. [2]
A postagem acima é da Igreja Católica Santa Maria Goretti, que forneceu as informações da programação do evento ecumênico. O anúncio diz:

  • Semana de oração pela unidade dos cristãos, 18 a 25 de janeiro de 2024
  • Encontro Ecumênico de Oração
  • Igreja Católica
  • Paróquia Greco-Católica Romena
  • Paróquia Greco-Católica Ucraniana
  • Paróquia Ortodoxa Romena
  • Igreja Adventista do Sétimo Dia
  • Celebração da Divina Liturgia da Igreja Ortodoxa Romena
  • Liturgia Eucarística da Igreja Católica na Catedral de Cesena
  • Culto de Adoração da Igreja Cristã Adventista
  • Celebração da Divina Liturgia da Igreja Greco-Católica Ucraniana
  • Celebração da Divina Liturgia de a Igreja Greco-Católica Romena
  • Aviso do Fim da Celebração
  • De 18 a 25 de janeiro é a semana de oração pela unidade dos cristãos que este ano tem como título “Amarás o Senhor teu Deus e o teu próximo como a ti mesmo”.
  • As comunidades cristãs da região estão organizando um encontro ecumênico de oração que acontecerá na sexta-feira, 19 de janeiro, às 18h, na igreja de Lugaresi (via Lugaresi 202, área Cesena Ponte Vecchio) e será recebido pela comunidade ortodoxa romena.
  • O Bispo Douglas da Igreja Católica, o sacerdote Greco-Católico Ucraniano, o sacerdote Greco-Católico Romeno, o sacerdote Ortodoxo Romeno e um presbítero da comunidade Adventista do Sétimo Dia substituindo o Pastor Robero Ianno.
  • Seguir-se-á o momento alegre que nos ajudará a aprofundar a relação fraterna entre nós. Todos vocês estão convidados para este importante evento que responde à oração feita por Jesus aos seus discípulos.
  • “Que eles sejam um para que o mundo possa ver.” “Que eles sejam um para que o mundo possa acreditar.”
  • Agora mais do que nunca queremos aceitar o convite de Jesus para permanecermos unidos no seu amor. [3]


A parte mais trágica destas tendências ecumênicas atuais é que não é apenas uma igreja adventista local que está a fazer isto. Hope Media Itália, a mídia oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Itália, informou que havia muitas “iniciativas planejadas na Itália” para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e que muitas “igrejas Adventistas também participaram” delas com católicos Ortodoxos e Protestantes. [4]


Isto está a criar uma crise de identidade no Adventismo, e muitos perderam de vista o que deveríamos estar a fazer neste momento crítico da história da Terra. Esta celebração ecumênica destacou todas as diferentes liturgias “divinas” das diferentes igrejas, incluindo a celebração da Eucaristia em Roma. É o Papa Francisco quem apela a todas as igrejas para celebrarem a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Este evento teve como objetivo aprofundar o relacionamento das igrejas entre si, a fim de criar uma unidade mais visível. Os Adventistas do Sétimo Dia não só estão a atender ao apelo do Papa para aprofundarem as suas relações com outras religiões, mas muitos também estão a abraçar as suas cerimônias eucarísticas. Estes exercícios ecumênicos não visam abraçar a palavra de Deus, experimentar o arrependimento ou enfatizar a conversão ou a santidade; não, o movimento ecumênico trata da participação nas liturgias e sacramentos católicos que nos unem a Roma.


A nossa escola histórica protestante de interpretação profética estabelecida pelos fundadores da Reforma identificou o papado como a “besta”, o “chifre pequeno” e o “anticristo”. Essas mesmas verdades proféticas estão consagradas nas Mensagens dos Três Anjos de Apocalipse 14:6–12. Você sabe quem é Babilônia? Você sabe quem é a fera? Você sabe qual é a marca da besta? Você sabe como evitá-los? Esses são os temas de Deus. Estas são as verdadeiras mensagens que trarão a unidade cristã. No que diz respeito aos Adventistas do Sétimo Dia, ou pelo menos deveriam ser, a nossa força reside na nossa fidelidade em ensinar e praticar estas mensagens. “Sai dela (Roma) povo meu”, para que possamos dar um testemunho fiel da verdade do Evangelho (Apocalipse 18:1-5).


É tolice e ingénuo pensar que uma unidade mais profunda com Roma seja mesmo possível sem qualquer compromisso. O que você acha que está acontecendo com a nossa distinta escola protestante de interpretação profética enquanto trabalhamos em conjunto com Roma para cumprir a sua missão de criar um testemunho comum? Torna-se abandonado. O que acontece com as Mensagens dos Três Anjos? Os líderes que são enganados estão colocando-os em perigo.
E quanto à nossa comissão mundial? E quanto ao nosso dever solene? E o que Deus nos ordenou que fizéssemos? E quanto às mensagens que deveríamos proclamar? Por que os líderes da Igreja hoje não conseguem ver que temos uma compreensão teológica e profética que tornaria impossível trabalhar em prol da unidade com Roma? A unidade com Roma não nos ajuda a cumprir a nossa missão de proclamar o evangelho no contexto de Apocalipse 14 e 18, mas dificulta-a.


“Satanás realizou sua primeira grande obra de engano através de todos os tempos, e o fará até o fim dos tempos. No anticristo, ele tem um agente vivo. Quando o mundo cristão anular a lei de Deus, quando a Igreja e o Estado estiverem unidos, quando o protestantismo estender as mãos através do abismo para se unir ao romanismo, a fidelidade à lei de Deus será totalmente rejeitada e o decreto será lançado contra o povo de Deus. Mas quando os homens pisam nos mais claros requisitos da Palavra de Deus, a oração subirá ao céu: ‘É hora de Tu, Senhor, trabalhar; pois eles anularam a tua lei.’ [Salmo 119:126.] E Deus trabalhará. Satanás inspirará então os homens, e até mesmo os professos cristãos que se recusaram a receber o amor da verdade, a acusar e caluniar aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus” (Manuscrito, 104, 1893) (Foto: Divulgação).
FONTES

Deixe um comentário

Tendência