Coreia do Norte e China
Assim como a China, a Coréia do Norte proíbe seus cidadãos de utilizarem mídias sociais de empresas do ocidente, acesso a sites de pornografia e uso de torrents (tecnologia criada para download de arquivos pesados) e VPNs (rede privada virtual). Instagram, TikTok e Facebook são plataformas censuradas em ambos países.

Irã
O Irã restringe o uso do Instagram desde 2014 após a acusação de falta de privacidade dos usuários. Facebook, Youtube e Twitter também sofreram proibições do governo iraniano na época.

Mais recentemente, com os protestos que tomaram o país em 2022 devido a prisão e morte da jovem que estava usando hijab “de forma inadequada”, tanto o Instagram quanto o Whatsapp foram bloqueados no Irã.

Contudo, a empresa controladora das plataformas, Meta, afirmou que milhares de usuários utilizam VPN para continuar mostrando as repressões do governo.

Mianmar
Mianmar é um dos países que vem aumentando a censura na internet. O governo aplicou um bloqueio militar das redes sociais por tempo indeterminado e ainda proibiu o uso de VPNs. A justificativa apresentada em 2021 foi que plataformas estavam contribuindo para a “instabilidade da nação”.

Turcomenistão
O regime instalado no Turcomenistão é um dos mais rígidos do mundo, ocupando o penúltimo lugar no ranking de liberdade global da Freedom House. A mídia permitida no país só deve exaltar seus governantes, logo as redes sociais foram banidas e o uso de VPNs foi proibido.


Emirados Árabes Unidos
Aqui, a censura é parcial. Tanto a população quanto os turistas conseguem utilizar redes sociais no país, contudo, há uma forte repressão ao torrent ilegal.

Bielo-Rússia, Omã, Paquistão, Catar, Síria, Tailândia, Turquia e Uzbequistão
Todos esses países aplicam algum tipo de restrição ou proibição aos usuários de rede social. A censura se intensifica na Tailândia e na Bielorrússia, uma vez que aplicativos de mensagens/VoIP como WhatsApp também são limitados.

Rússia
O controle das informações sobre a invasão russa no território ucraniano foi um dos motivos que levaram o governo de Vladimir Putin a restringir o acesso ao Instagram. Segundo a agência de notícia TASS, Facebook e Twitter também foram censurados no território.

Deixe um comentário

Tendência