
O livro COMO SERÁ O FIM FOI PUBLICADO NO ANO 2000 pelo pastor adventista Cezar A. Costa. Em resumo defende que a Rússia é o rei do Norte de Daniel 11 versículos 40 a 45. E que esse Rei do Norte portanto destruiria o ocidente e a nação literal de Israel. Houve um movimento pequeno da Igreja Adventista do Sétimo dia proibindo a distribuição e propaganda desse livro entre os membros pela razão que se afasta um pouco dos ensinamentos da igreja.
No que esse livro se afasta dos ensinamentos da Igreja Adventista do Sétimo dia?
A Igreja adventista ensina que o rei do Norte é o papado: a primeira besta de Apocalipse 13. Uma minoria ensina que também é a segunda besta de Apocalipse 13 ou seja os Estados Unidos. Esse livro se afasta da Igreja quando diz que o rei do Norte é a Rússia moderna. A igreja adventista também ensina que o livro de Daniel capítulo 11 é LITERAL do versículo 1 ao versículo 39 TRATANDO DAS GUERRAS DO IMPÉRIO ROMANO E DA INQUISIÇÃO CONTRA O POVO DE DEUS. Porém a igreja, para não se comprometer com interpretações proféticas modernas, se contradiz dizendo que os versículos 40 a 45 São simbólicos. (Exceto a volta de Jesus). Então quando o livro disse que a Rússia vai invadir literalmente Israel está contra a interpretação da igreja de que estes versículos (40-45) são simbólicos e que se referiam a perseguição do povo de Deus. (Israel espiritual).
Elogios do blog adventismo em foco ao livro:
Elogiamos a vontade de interpretar uma profecia que ainda é obscura (Daniel 11:40-45). É consideramos que o autor acertou: Se os primeiros 39 versículos de Daniel 11 são literais os últimos cinco versículos também são. Baseado em alguns versículos de Ellen White também acreditamos que haverá uma nova guerra mundial. O Blog Adventismo em foco acredita na literalidade de Daniel 11 há quase 15 anos. Assim ficamos felizes que outros pastores e livros ensinam o mesmo.
O que discordamos do livro?
Nós pensamos que o livro do Cesar A Costa está equivocado na forma como defende a Rússia como rei do norte.
De acordo com o ensinamento clássico dos estudantes de profecias, Babilônia militar e espiritual sempre está no Norte. O norte é a nação predominante (no caso Eua-otan -Vaticano). Portanto defender aquilo que nem protestantes clássicos e nem os pioneiros adventistas defenderam é ir contra a ideia de que a luz sobre pontos difíceis da profecia pode aumentar mas nunca negar descobertas anteriores. A ideia de que a Rússia é o rei do Norte nega escritos anteriores e descobertas anteriores.
Evangélicos dispencionalistas já defenderam a posição da Rússia como Besta
Outro ponto que discordamos do livro é que ao defender que a Rússia é uma espécie de “besta do Norte” vai contra a posição Adventista de que os Estados Unidos é que são a nação importante do tempo do fim. No século XX os evangélicos escreveram muitos livros contra a União Soviética. E todos esses livros erraram com a queda da mesma. A Bíblia só descreve duas bestas no tempo do fim e a teologia Adventista corretamente as identifica como Estados Unidos e Vaticano. Portanto mesmo sem saber ele está copiando uma antiga posição protestante do século 20 que já fracassou e antigamente fazia oposição a mensagem adventista.
Outro ponto errôneo é identificar Magogue do Livro de Ezequiel como se cumprindo no nosso tempo e como forcas que invadiram Israel literal. Não está certo. Magogue são as mesmas forças descritas como tentando invadir a Nova Jerusalém após o milênio. Fica complicado identificar Magogue como Moscou porque Magogue parece ser hordas anti cristãs e os russos são cristãos ortodoxos. Ezequiel diz que Magogue vai invadir uma cidade que está em paz e sossego. A Jerusalém atual do século 21 não está em paz e sossego. E o povo que mora ali não é predominantemente cristão. Ou seja não é correto dizer que Gogue e Magogue é a Rússia atual. E nem que a Jerusalém dessa profecia é a Jerusalém atual.
Nós, (do blog), cremos em terceira guerra mundial então cremos que Rússia e China estarão contra a OTAN. Mas não é certo enquadrar elas como Rei do Sul de Daniel 11:40-45. Rússia e China são geograficamente reis do norte também mas são “O Norte” que vai destruir o ocidente cristão.
Perceba que em nenhum momento de Daniel 11;40-45 o Rei do Sul destrói o norte. O rei do sul incomoda, instiga, tem algumas vitórias mas no final o Norte se estabelece na Terra santa. O autor do livro também declara que “os EUA não entrariam em Israel porque são aliados e por isso não poderia ser o rei do norte”. Mas Daniel 11 não ensina que o norte invadirá Israel para conquistar. Diz apenas que O Norte entra na terra santa por conta dos problemas que o Rei do Sul causa. Nesse sentido o Rei do Sul é o Islã ou o árabes (como dizia Isaac Newton) e os EUA entram na terra de Israel como meio de defender a independência da nação ou mesmo governá-la com um governo provisório mas por causa dos tumultos “muita gente vai morrer”. A guerra final virá do ódio dos árabes china e Rússia contra o ocidente. Mas o ocidente é o Rei do Norte com absoluta certeza.
Outro erro do livro é defender que as seis primeiras pragas são simbólicas e a sétima é literal. É totalmente estranho porque as pragas são um ciclo de acontecimentos fechados. É o mesmo erro que a Igreja comete ao dizer que parte de Daniel capítulo 11 é simbólico e parte literal. É contra a ordem lógica das coisas. Tudo é simbólico ou tudo é literal.
Um ponto importante que o livro ignora é que o Egito é descrito em Daniel 11 40 -45 como uma terra conquistada pelo rei do Norte. Enquanto Líbia e Etiópia seguem o rei do Norte, o Egito é atacado.
Até o ano de 2023 (fevereiro) o Egito não se opõe ao ocidente. Tem um relativo acordo de paz com Israel. Portanto a profecia pode estar descrevendo um tempo que não é o atual. Um tempo em que o Egito rasgaria o acordo de paz com Israel ou seria governado por um ditador. Hoje o Egito é governado por uma espécie de junta militar. E é neutro em muitas questões do Oriente médio. É o país mais populoso da região e, se não fosse neutro, Israel estaria com sérios problemas. Se Daniel 1140-45 é literal o Egito ainda será um problema. E para um livro dedicado a esses versículos misteriosos é estranho que o autor tenha se calado totalmente a respeito do Egito.
Conclusão
Cremos no conceito básico do livro de que haverá uma terceira guerra Mundial e na literalidade de Daniel 11:40-45. Mas não na ideia de que a Rússia seria o rei do Norte e nem o Rei do Sul. Mas cremos que, como opositora do ocidente, a Rússia será um dos agentes de destruição da última geração.

Deixe um comentário