
A pior capa dos 62 ou mais livros de Ellen White (na nossa opinião) é a capa do Livro Eventos Finais (publicada por volta do ano 2000).
Entendemos que ela foi criada para chamar a atenção das pessoas. Isso é ótimo e louvável. Toda capa deveria ter esse objetivo. Mas tem alguns poréns.
O primeiro problema é que o livro não fala de robôs. E tem esse robozão na capa. O objetivo deve ser chamar a atenção dos fãs de ficção científica e ficção futurista. Conseguiu? Não sabemos. Com a tecnologia atual é possível construir robôs gigantes mas não há interesse ou dinheiro. Também não é prático para fins militares visto que seria facilmente destruído por uma bomba ou míssil e não teria a agilidade, rapidez ou proteção contra ataques que se vê nos filmes ou animes.
O segundo problema são os discos voadores. O livro também não fala de OVNis (objetos voadores não identificados) ou extraterrestres. Ele fala de anjos caídos e há uma interpretação de que esses anjos fazem aparições fingindo ser extraterrestres. Mas isso também não está no livro (de forma explícita) e leigos não chegarão sozinhos a essa conclusão, sem ninguém para explicar.
Creio que essa capa teria mais apelo entre fãs de ficção no auge dos anos 70 e 80. Não no ano 2000 quando foi lançado.
O terceiro problema é que não havia outra capa disponível para compra por cerca de 15 anos!!!!
Alguns irmãos adventistas terão a capa como bonita ou favorita mas talvez não tenham pensado nesses problemas. E como a ficção é condenada no meio adventista (livro Mensagens aos Jovens) talvez quem escolheu a capa não soube avaliar corretamente (risos). Deveria ter consultado fãs de ficção.
Entre os pontos positivos: obviamente a volta de Jesus à direita (embora não fique claro para algumas mentes laicas que luz é aquela pois Jesus não aparece). O sol à esquerda com luz menor mostra que a luz Maior a direita (Jesus) é maior que o Sol, os astros ou a Natureza. Poucos terão a sensibilidade de perceber. Mas a ideia foi boa. E por fim elogiamos a luta campal com foices na margem inferior da imagem porque lembra a capa dos anos 80 do ‘Livro O Grande Conflito edição de bolso’ e também remete aos horrores da idade média e da perseguição do final dos tempos.
Ainda bem que, para quem não gostava, chegaram 2 novas capas no mercado (Bem mais conservadoras).


Não me entenda mal. Penso que a igreja erra por jogar capa sem ilustração em muita coisa. Perdeu o bom hábito dos tempos antigos de ilustrar os livros. Fica mais barato cortar as ilustrações mas também vende menos.
Para complementar esse artigo:
Torcemos para que livros de evangelismo tenham capas bonitas e ousadas como esta:

A igreja adventista definitivamente precisa de capas claras e bonitas com a volta de Jesus. Algumas capas subjetivas (como a segunda capa de Eventos Finais com uma luz saindo do céu) não chamam a atenção que deveriam.

Deixe um comentário