Isso acontece na carta
LAUDATO SI’
SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM

Artigo
241. Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora Se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano. Ela vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza. É a Mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap12, 1). Elevada ao céu, é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza. Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que «guardava» cuidadosamente (cf.Lc2, 51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas. Por isso, podemos pedir-Lhe que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar mais sapiente.

Podemos encontrar duas heresias nesta carta; a primeira é Maria feita Rainha e soberana. A quarta pessoa mais importante do universo (fora a trindade).

A segunda heresia é chamar os pobres de crucificados como se fossem naturalmente bons e salvos meramente por serem pobres e sofredores. Mas biblicamente não faz sentido pois a salvação não está ligada a ser rico ou pobre embora “seja mais difícil para o rico entrar no reino dos céus” a bíblia também diz que os perdidos são como a “areia do mar” na qual em sua maioria são feitos de pobres porque eles sempre foram maioria na Terra.

Deixe um comentário

Tendência