O que é justificação?
É aceitar que Jesus é o único santo, o único que nunca pecou e morreu como sacrifício pelos pecados. Então aceitamos que ele é nosso advogado e vamos até ele pedir perdão pela transgressão da lei (pecados). Por essa fé somos perdoados e aceitos como filhos de Deus embora nunca o tenhamos obedecido.

O que é Santificação?
Quando já estamos com Jesus e já temos nosso nome escrito no livro da vida ele requer nossa obediência. Obediência a seus 10 mandamentos morais o que inclui a Santificação do sábado. E as demais ordens: Ide pregai o evangelho e batizai, partir o pão no meu nome (batismo e santa ceia, as novas leis cerimoniais).
Por ocasião da morte o nome é RISCADO do livro da vida caso seja conhecido entre todos, anjos e homens, como falso crente.

Salmos 69:28: “Sejam riscados do Livro dos Vivos e não tenham registro com os justos”.

Como era a justificação na ANTIGA ALIANÇA

Na antiga aliança a justificação não se dava pela lei como ensinam cristãos equivocados. Mas na FÉ e prática das ordenanças cerimoniais dos sacrifícios de animais. Deus fez uma miniatura do plano da salvação já no Éden quando matou um Cordeiro e cobriu Adão e Eva com pele do animal. Abel conhecendo o ensino levou o cordeiro para sacrifício mas Caim rejeitou o Plano de Deus e levou frutos da terra. No Êxodo, Deus explicou isso melhor mostrando que o cordeiro era morto e o sangue despejado sobre a tampa da arca da aliança mostrando que haveria um sacrifício pelos pecados. Portanto os que criam em Deus deveriam fazer o sacrifício anual participando da páscoa. Mas a salvação era pela fé no plano de Deus (oculto através dos sacrificios de animais que apontavam para o messias).

Deixe um comentário

Tendência