O Escritor luterano (e depois se tornou católico ortodoxo ou católico bizantino), Jaroslav Pelikan, confessa que a doutrina da imortalidade da alma veio dos gregos pagãos.

JAROSLAV PELIKAN, (1923-2006), autor de mais de trinta livros, era erudito em História do Cristianismo e Teologia Cristã. Foi professor de história na Yale University.

Ele afirmou:

Gregório de Nissa: “…Contudo Gregório como seu mentor Orígenes não pôde escapar completamente do domínio da filosofia platônica; seu tratado sobre a alma, na forma e até mesmo no conteúdo, traiu reiteradamente seus ancestrais”.

“As duas doutrinas cristã que talvez sejam as indicações mais confiáveis da influência contínua da filosofia grega na teologia cristã são estas: a doutrina da imortalidade da alma e a doutrina do caráter absoluto de Deus (…) a ideia da alma imortal e racional faz parte da herança grega na doutrina cristã; Tomás de Aquino e Filipe de Melanchton são apenas dois dos muitos teólogos a compor tratados com o título ‘sobre a alma’, cujo conteúdo foi determinado mais pela linguagem filosófica sobre a alma que pela bíblica”. Página 70. A tradição cristã volume 1.

Deixe um comentário

Tendência