A igreja católica ensina que Jesus é plenamente Deus. Mas eu gostaria de falar da ‘teologia popular” que é aquilo que chega ao povo. Ou melhor: da prática, de como uma religião vivida muitas vezes é diferente dos seus livros oficiais. Por conta da existência dos santos, uma família católica tradicional ora para muitos deles e apesar de reconhecer a divindade de Cristo não tem muita noção da grandiosidade que é Cristo pois se tivesse noção qualquer santo endeusado seria um NADA perto de Cristo.
Por que buscar Santo Antônio para casamentos se Cristo é quem criou homem e mulher e melhor conhecedor que Ele das afeições humanas não existe? Por que buscar São Brás para a cura da garganta ou Santa Luzia para a cura dos olhos se quem criou planetas pode fazer isso e muito mais! Quem cuida de coisas tão maiores que isso pode cuidar das pequeninas como uma visão, uma garganta ou um caso amoroso!
Então pra quem conhece a identidade de Cristo (como Deus O Filho da divindade trina) percebe como é fraco e pobre essa idolatria a Santa Luzia, São Brás ou São Jorge e como é inaceitável.
No catolicismo a adoração devida a Cristo é dividida entre muitos santos e santas e existem até “rezas’ para anjos. Dessa maneira Ele não recebe no final da conta a importância que deve.
Os deuses gregos se tornaram os santos do catolicismo. Um santo para cada problema da vida. Um santo para as dores de garganta (são Brás) uma para os olhos (santa Luzia) um para as causas urgentes (Expedito), um para casamento (Antônio). É sem fim a lista. Interessante notar que os veneradores dos santos não tem Jesus como potência: Criador do Universo. Eles focam muito que Jesus nasceu de Maria, focam bastante na sua humanidade. Assim a divindade é esvaziada e Cristo se torna um sub deus: um homem submetido emocionalmente a sua mãe não um Criador Poderoso, onisciente e que não pode ser aconselhado por ninguém pois é A Sabedoria.
Na teologia católica popular Maria aconselha seu Filho a tomar decisões. E isso ocorre também por causa das rezas do mundo inteiro que Ela recebe. Imagine um engenheiro chefe de um prédio recebendo conselhos de como construir um prédio de quem nunca estudou! É um exemplo pobre mais significa isso: ninguém pode aconselhar Cristo a nada pois ele criou tudo que existe! Como dizem na linguagem popular brasileira: “ninguém pode ensinar a missa ao padre!”. É até desonroso chegar a alguém que sabe de algo e supor que ele não sabe! Bem infelizmente é isso que o povão faz com Cristo. Foram diminuindo Jesus até o ponto que não sabem mais o significado do que é ser Filho de Deus. Então nós devemos ensiná-los.

Deixe um comentário