
O santuário tinha a porta, o pátio (pia e altar de holocausto), o lugar santo (pães da proposição, castiçais e incensário) e o santíssimo (arca da aliança).
No caso de Moisés, a porta representa o sangue nos umbrais das portas para salvar os primogênitos. O holocausto foi o Cordeiro pascoal. A pia foi o Mar Vermelho. No caso do lugar santo, teve o maná (pães), a nuvem e a coluna de fogo (incensário e castiçais). O lugar santíssimo foi o Sinai.
Agora Cristo. Ele era a porta (João 10, parábola do bom pastor). Ele foi o sacrifício/holocausto. A pia foi Seu batismo. No lugar santo, Ele é o pão que desceu do Céu (vossos pais comeram o maná no deserto e morreram); Ele é a luz do mundo (castiçais) e ora-se em nome de Jesus (incensário). Quanto á arca, representa-se que Ele cumpriu toda a Lei.


Agora vamos ao catolicismo. Daniel disse que ele iria “deitar a Verdade por terra, faria isso e prosperaria” e profanaria o santuário. Primeiro, o catolicismo disse que o papa é a porta, representante de Deus. No pátio, ensinou justificação pelas penitências e anulou o sacrifício de Jesus, além de batizar criancinhas. Profanou o altar e a pia assim.
No lugar santo, ele profanou os pães da proposição quando encerrou a Bíblia em latim e deixou as pessoas sem o pão do Céu. Instituiu a oração com intercessores além de Cristo, como Maria, e assim profanou o incensário. Não contente, profanou os castiçais quando ensinou e fez com que Cristo deixasse de ser a luz do mundo, e sim a igreja.
No santíssimo, mudou a lei! Profanou tudo!
O protestantismo iniciou o caminho de volta.
Jesus voltou a ser a porta. A pia foi purificada pelos Batistas (Igreja Batista). (batismo por imersão). Jesus voltou a ser sacrifício perfeito.
No lugar santo, os protestantes purificaram os pães quando as primeiras traduções da Bíblia começaram a acontecer com Wicliff; orava-se de novo em nome de Jesus, purificando o incensário, e purificou-se também os castiçais ao se falar do Espírito Santo. O papa profanou os castiçais (luz do mundo) quando proibiu acesso à Bíblia e os metodistas (Igreja Metodista) criaram o método de estudo bíblico.
Faltava purificar o santíssimo. Aí veio a Igreja Adventista do Sétimo Dia para purificar o que faltava. Colocou os 10 mandamentos no seu devido lugar: ajustou a relação pecado (que é a quebra da lei) e a Graça (que é o perdão de Cristo decorrente dessa quebra). Restaurou o ensino do SANTUÁRIO. Aprendeu sobre os eventos finais da história do mundo e a marca da besta e o que isso tem haver com o Santuário.
Estude mais sobre o SANTUÁRIO DA TERRA
Estude sobre o SANTUÁRIO DO CÉU
Estudos mais Avançados:
Estude sobre o bode sacrificado para Jesus e o Bode de Satanás
Estude sobre as diferenças da morte de Jesus e a morte de Satanás.
Livros sobre o tema:


(prestar atenção na compra da edição completa do Grande Conflito que tem 700 páginas).


(essa lição pode ser encontrada em sebos de livros usados, ou em bibliotecas nas igrejas adventistas)


Deixe um comentário