Fonte: O tempo final
Acredite se quiser: pela primeira vez na história, um Papa visitará a Igreja dos Valdenses, no Piemonte, norte de Itália.
Nos dias 21 e 22 de junho deste ano, o Papa Francisco estará numa igreja valdense para se encontrar com os líderes valdenses e orarem juntos o Pai Nosso. Um alto responsável do Conselho Valdense afirmou, em antecipação dessa visita: “este é um gesto de irmandade numa nova época ecuménica”.
No passado, os valdenses eram visitados por vários enviados papais, mas em visitas hostis, com o objetivo de os eliminar; agora, parece que, renegando o passado e legado que os heróis antepassados na fé deixaram, se aprestam para também se maravilharem diante da besta.
Além de Itália, a Igreja Valdense está também presente na Argentina e no Uruguai, locais de emigração a partir do norte de Itália. No total, conta com cerca de 25.000 membros. A Igreja Valdense é membro do Conselho Mundial de Igrejas.
Para perceber melhor o quanto terá mudado, recuperamos um excerto de “O Grande Conflito”, de Ellen White, pág. 65:
“Os valdenses foram os primeiros dentre os povos da Europa a obter a tradução das Sagradas Escrituras. Centenas de anos antes da Reforma, possuíam a Bíblia em manuscrito, na língua materna. Tinham a verdade incontaminada, e isto os tornava objeto especial do ódio e perseguição. Declaravam ser a Igreja de Roma a Babilônia apóstata do Apocalipse, e com perigo de vida erguiam-se para resistir a suas corrupções. Opressos pela prolongada perseguição, alguns comprometeram sua fé, cedendo pouco a pouco em seus princípios distintivos, enquanto outros sustentavam firme a verdade. Durante séculos de trevas e apostasia, houve alguns dentre os valdenses que negavam a supremacia de Roma, rejeitavam o culto às imagens como idolatria e guardavam o verdadeiro sábado. Sob as mais atrozes tempestades da oposição conservaram a fé. Perseguidos embora pela espada dos saboianos (França) e queimados pela fogueira romana, mantiveram-se sem hesitação ao lado da Palavra de Deus e de Sua honra.”

Deixe um comentário