
Ellen White, a visionária, explicou no século 19 que as profecias do capítulo 11 de Daniel estavam quase completamente cumpridas. Na verdade estavam cumpridas até o versículo 39. O versículo 40 começa falando do TEMPO DO FIM, um período posterior a Revolução Francesa, em que surge um novo poder militar longe do “Mar Grande e seus 4 animais (Daniel 7)”. Este poder são os Estados Unidos.
Espiritualmente, o Rei do Norte, (após o versículo 40), é o Papado e o protestantismo apostatado. Militarmente é a OTAN, comandada pelos Estados Unidos. Se trata dos dias em que os EUA usam suas forças armadas para impor seus interesses econômicos e crenças religiosas. Grande Parte dos evangélicos americanos creem no FUTURISMO/DISPENCIONALISMO, uma corrente de teorias em que está inserido, na sua maioria, o arrebatamento secreto da Igreja. Os Estados Unidos creem que devem proteger Israel, não por mera questão humanitária ou do direito do povo judeu de ser uma nação independente, mas porque crê que a terra santa foi dada a Israel para sempre, independente dos julgamentos passados de Deus sobre este povo. E que a volta dos judeus para sua Terra é um sinal da Guerra do Armagedom, em que muitas nações invadirão Israel.
Os americanos invadiram o Iraque, espiritualmente baseados nesta premissa. E doam grandes quantidades de dinheiro a Israel e ao Egito, não apenas porque querem ganhar dinheiro ou manter a paz no Oriente Médio, mas porque espiritualmente creem que a nação de Israel faz parte dos eventos finais profetizados.
Embora o capítulo 11 possa ser interpretado de maneira simbólica, a regra na Igreja Adventista do Sétimo dia é interpretá-lo de maneira literal e militar até o versículo 39. Mas quando ultrapassa o versículo 40 e até aproximadamente o versículo 45, o fazem de maneira espiritual considerando que Israel é a Igreja, o Egito as ideologias que fracassarão frente ao domínio religioso do Papado e Edom e Moabe os convertidos de Babilônia. É interessante, mas não fiel a lógica do capítulo e da sua interpretação literal.
Conclusão Parcial: Se os 39 primeiros versos são LITERAIS, os últimos 5 também são literais.
Não estamos aqui defendendo o futurismo. Obviamente o dispencionalismo e o arrebatamento secreto são falsidades que surgiram quando os EUA abandonaram o ”ESTÁ ESCRITO”. Por causa dessas falsidades, o povo evangélico será pego de surpresa com a MARCA DA BESTA, AS 7 PRAGAS e a PERSEGUIÇÃO no geral. Afinal, eles acham que não verão nada disso, sendo arrebatados antes da CRISE FINAL.
Mas a crença americana equivocada levará ao cumprimento literal de Daniel 11:40-45, ou seja, à invasão do Egito e a Guerra em Israel como um evento emendado com a marca da Besta e a segunda vinda.
Todos os Reis do Norte estiveram envolvidos com os problemas no Oriente Médio e com os Estados Unidos não foi diferente.
O versículo 45 especialmente trata quando os 4 anjos libertaram os 4 ventos e a guerra voltou com toda a força. É posterior a proclamação final do evangelho e a marca da Besta e durante as 7 Pragas:
Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.
Daniel 11:44.



Deixe um comentário