Jesus ensinou que a ressurreição dos mortos ocorre apenas no último dia da história dessa velha Terra (1). Portanto é errado venerar os mortos, mesmo aqueles que já foram levados vivos aos Céus como Enoque (2) e Elias (3), ou aqueles que já foram ressuscitados (4). É um pecado grave nos dirigirmos em oração a Maria ou qualquer pessoa que não seja Jesus Cristo.
Este ”culto de imagens” presente no catolicismo é um ”erro menor”, comparado ao que está por detrás dele: que é a usurpação da divindade por santos e anjos, colocados no lugar de Deus pelo catolicismo. (5)
A Bíblia ensina que Jesus é o único intercessor entre Deus e os Homens (6). A razão disso é clara: Ele é o Filho, plenamente divino, que pode se achegar no ombro do Pai e que pagou na cruz o preço de nossos pecados.
Quando nos dirigirmos a qualquer ”santo” estamos dizendo que Deus esqueceu de seus ensinamentos bíblicos de que levaria os cristãos aos Céus apenas na ressurreição do último dia. (7). Ou se esqueceu daquele ensinamento primário de que não temos uma alma dentro de nosso corpo, mas somos alma vivente (8).
Muito pior do que isso. Estamos dizendo a Deus que qualquer pessoa feita de barro, qualquer criatura, pode escutar orações, tornando o trabalho de Deus e o de Cristo (estes sim, oniscientes), quase dispensáveis. Será que os “santos” leem as orações no computador ou são oniscientes mesmo? (9)
Estamos dizendo também na face de Deus que a Bíblia não é importante, porque se achamos que os mortos sobem ao Céu após a morte é isso mesmo o que ocorre, e não aquelas explicações bíblicas de que é preciso haver ressurreição dos bons e depois a dos maus (10), primeira ressurreição (11), segunda ressurreição (12), uma extensão de mil anos entre elas (13) e toda uma complexidade revelada que coloca no chinelo muitas obras de ficção.
Quando nos dirigimos aos santos mortos, o que nos diferencia dos espíritas que consultam os mortos? (14) Nada, na verdade, embora os católicos jurem de pé junto que não são espíritas.
“Ah, mas Maria não morreu” – eles dizem! Não podemos encontrar isso na Bíblia. Mas mesmo que fosse verdade, que ela tivesse sido levada viva como o Profeta Elias e Enoque efetivamente foram, não devemos nos dirigir a ela, pois seria pecado, como é pecado nos dirigirmos em orações a Enoque e Elias.
“Ó Arcanjo Rafael, rogai por nós?” – é outra coisa que eles dizem. Mas a Bíblia diz que somente Jesus pode compreender plenamente nossos sentimentos pois viveu nesta Terra e morreu por nós (15). Se podemos nos dirigirmos aos anjos, porque o Filho teria que ter o trabalho de nascer, viver, sentir a humanidade e morrer pelos nossos pecados, se qualquer anjo que nunca sangrou poderia interceder por nós? (16)
Ó católicos escutem uma coisa: Só Deus e seu Filho sentado na sua Direita devem ser venerados, não homens feitos de carne.
Referências:
1- E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
João 6:39.
2- E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Gênesis 5:24.
3- E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2 Reis 2:11.
4- E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. Mateus 27:52-53.
5- …de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 2 Tessalonicenses 2:4.
6- Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5.
7- Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16-17.
8- E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7.
9- Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. João 16:30.
10- E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:29.
11- Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6.
12- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2:11.
13- Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Apocalipse 20:5.
14- Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Isaías 8:19.
15- Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:17-18.
16- Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15.


Deixe um comentário