Cidades da BA, TO, RO e SC sediam grandes projetos evangelísticos que resultam em centenas de batismos. Igreja também inaugurou centros de influência comunitários e mostrou sua face social

rondonia 2013

Arena Novo Tempo, em Porto Velho:auditório com capacidade para 6 mil pessoas vai servir de local também para atendimento comunitário.

tocantins 2013

Mais de 5 mil pessoas se reuniram em frente à sede do governo estadual de Tocantins para celebrar o batismo de sete pessoas.

_________

O sudoeste da Bahia recebeu nos dias 12 a 20 de julho uma caravana missionária com o quarteto Arautos do Rei e o pastor Luís Gonçalves, evangelista adventista para a América do Sul. A equipe percorreu mais de mil quilômetros para realizar 11 apresentações em quatro cidades: Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Esforços mais intensos foram dedicados ao município de Barreiras, onde a denominação pretende reforçar sua presença, por causa da localização estratégica do município. O evento foi realizado no Estádio Geraldo Pereira, nos dias 15 a 20 de julho. Em cada sessão, estima-se que 3 mil pessoas acompanharam a programação.

Para fortalecer o adventismo em Barreiras, foi realizado ainda o programa Evangelismo-Escola. A capacitação visa a treinar os pastores para o evangelismo público, com aulas teóricas pela manhã, e práticas na parte da tarde e da noite. Quarenta ministros da região e outros 20 de outras sedes administrativas da Igreja na Bahia e Sergipe participaram do projeto. Em Barreiras, 120 pessoas foram batizadas.

A passagem da caravana pela cidade também foi uma oportunidade para o lançamento da pedra fundamental do templo central, com capacidade para 400 pessoas, no dia 19. Outro culto de dedicação foi realizado num terreno adquirido pela Igreja na cidade. Na propriedade, localizada às margens do Rio Grande, há o projeto de construção de outro centro de influência adventista (o local oferece espaço adequado para comportar diversas estruturas vinculadas à organização).

Agenda semelhante teve o pastor Luís Gonçalves em Porto Velho, nos dias 28 de julho a 3 de agosto. Ele dirigiu uma série de pregações para 6 mil pessoas e conduziu o programa do Evangelismo-Escola para os pastores do Acre e norte de Rondônia. Eles aprenderam sobre missão urbana, pequenos grupos e administração financeira pessoal.

A semana de colheita foi precedida por um mês de ações evangelísticas na cidade. Ações realizadas por pastores, anciãos e voluntários da Missão Calebe em 500 pontos de pregação. Paralelamente ao estudo da Bíblia, foi oferecido atendimento médico voluntário à comunidade. Cerca de mil pessoas foram batizadas durante o projeto.

Foi dada também atenção especial a um grupo de imigrantes haitianos. Eles acompanharam uma série de 14 sermões pregados em crioulo, além de receber atendimento médico e odontológico gratuitos.

Dar nova ênfase no serviço comunitário é uma das metas da denominação para a cidade. Por isso, foi construído um auditório, a Arena Novo Tempo, para receber 6 mil pessoas, além de sediar um consultório médico e odontológico, quadras poliesportivas e uma escola comunitária. Todos esses atendimentos serão coordenados pela ADRA Brasil. A festa foi encerrada com a inauguração do sinal aberto digital da TV Novo Tempo. Porto Velho é a primeira cidade do país a sintonizar a emissora adventista com essa qualidade de transmissão.

Joinville, SC: os oito distritos pastorais se uniram para uma grande campanha. Foram nove pontos de pregação e 201 pessoas batizadas

A cidade mais populosa de Santa Catarina, com 530 mil habitantes, sediou um projeto evangelístico que envolveu pastores e membros dos oito distritos da cidade. De 13 a 20 de julho, nove pontos de pregação receberam adventistas afastados e simpatizantes. Com o apoio de 22 instrutores bíblicos, 201 pessoas foram preparadas para o batismo e passaram por essa experiência, no fim do programa, no Colégio Adventista de Saguaçu.

No início de agosto, a cidade de Palmas foi palco de solidariedade, amor ao próximo e fé. Durante oito dias, a população da capital de apenas 24 anos de existência testemunhou uma intensa mobilização da Igreja Adventista. As ações são uma resposta à ênfase renovada da denominação para o evangelismo urbano. O projeto “Palmas, um lugar de esperança” promoveu visita a hospital e maternidade, doações de sangue, plantio de árvores, feiras de saúde e campanhas contra a violência doméstica.

Outra iniciativa que fez parte da agenda social foi a revitalização de uma praça no bairro Aureny IV, região carente da cidade. Para a estudante Andressa Telles, moradora local, o novo espaço é um presente para a comunidade. “Antes aqui era muito ruim, a praça estava muito destruída. Mas agora podemos vir pra cá brincar. Ficou muito legal”, comemora.

Voluntários também colocaram a mão na massa no bairro Taquari, outra região desfavorecida. Lá, participantes do projeto Missão Calebe estenderam suas atividades até o início de agosto e pintaram uma creche que atende mais de cem crianças.

“Essa ajuda chegou na hora certa porque não tínhamos dinheiro para pintar a creche. Na verdade, desde que esse espaço passou a funcionar, há nove anos, nunca tinha recebido uma nova pintura”, conta Romagna Arcanjo, diretora da instituição que é integralmente mantida por doações.

De cara nova também ficou a casa do casal Júnior e Elane Messias. Em cinco dias, a dona de casa, o esposo e os três filhos viram o local de apenas três cômodos e um banheiro precário passar por uma reforma completa. “É emocionante ganhar um banheiro novo, ser privilegiada de receber esse benefício. Só Deus para recompensar todos os que me deram um presente desses”, Elane agradece emocionada.

Para o pastor Salomão Sarmento, líder da igreja em todo o Estado, “Palmas, Lugar de Esperança”, nasceu no coração de Deus. “Para que esse projeto fosse realizado, muitas orações foram feitas, muitas conversas, reuniões. A partir daí as coisas foram se iluminando cada vez mais. Isso aqui não foi um plano de seres humanos, foi um plano de Jesus Cristo.”

Tantas ações chamaram a atenção de autoridades da cidade! Na Assembleia Legislativa, líderes adventistas foram homenageados pelo serviço oferecido à população. O governador de Tocantins, Siqueira Campos, também elogiou, emocionado, o trabalho da igreja.
“Tive a alegria de receber os dirigentes da Igreja Adventista. E, em cada uma das manifestações promovidas, esses líderes foram maravilhosos, foram verdadeiros missionários. Esses rapazes e moças me deram uma alegria enorme”, destaca.

A praça situada em frente à sede do governo estadual foi cedida pelo próprio governador para a celebração final do projeto. No dia 10 de agosto, mais de 5 mil pessoas lotaram o local para acompanhar um culto evangelística e testemunhar o batismo de sete pessoas.

Líderes da Igreja Adventista de toda a região Centro-Oeste estiveram presentes, além do quarteto Arautos do Rei e os pastores Luís Gonçalves e Ivan Saraiva. A movimentação também chamou a atenção da mídia secular. Somente na principal emissora de televisão da cidade, o projeto foi assunto por seis inserções e contou, inclusive, com participação ao vivo de pastores e do quarteto Arautos do Rei. [ Com reportagem de Leonardo Leite Torres, Kleber Faye, Gustavo Cidral e Liana Feitosa.]

Uma resposta para “Evangelismo em massa”.

  1. Parabéns!
    Belas reportagens,continue assim!

Deixe um comentário

Tendência