Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Romanos 13:1-2

protestos brasilia

Comentário Bíblico Adventista: Ainda sobre Romanos 13:1-2: Uma instrução desta natureza era muito necessária nos dias do Paulo, pois nesse tempo os judeus estavam muito agitados e já tinham causado rebeliões em diversas partes do Império Romano. Se os cristãos tivessem demonstrado também um espírito indócil, tivessem caído no mesmo desprestígio em que já estavam caindo os judeus. Também teriam perdido o amparo do Estado romano, que com freqüência tinha sido uma bênção para os primeiros cristãos, como Paulo podia atestá-lo por sua própria experiência (ver Atos 22: 24-30). Além disso, isto teria sido uma vergonha para a igreja cristã e sua mensagem de paz e amor fraternal. Por isso Paulo insiste em outras passagens aos crentes para que orem pelos que estão em autoridade (1 Tim. 2: 1-2) e os obedeçam (Tito 3: 1). Pedro também ordena aos cristãos a que “por causa do Senhor” submetam-se “a toda instituição [‘autoridade’, VP] humana” (1 Ped. 2: 13-17).

OBS: Ainda podemos citar as passagens de que aconselham os escravos a obedecerem seus senhores, evitando rebeliões e mal testemunhos sobre o cristianismo.

Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Efésios 6:5.

Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. 1 Timóteo 6:1.

Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. 1 Pedro 2:18.

“O governo sob que Jesus viveu era corrupto e opressivo; clamavam de todo lado os abusos – extorsões, intolerância e abusiva crueldade. Não obstante, o Salvador não tentou nenhuma reforma civil. Não atacou nenhum abuso nacional, nem condenou os inimigos da nação. Não interferiu com a autoridade nem com a administração dos que se achavam no poder. Aquele que foi o nosso exemplo, conservou-Se afastado dos governos terrestres. Não porque fosse indiferente às misérias do homem, mas porque o remédio não residia em medidas meramente humanas e externas. Para ser eficiente, a cura deve atingir o próprio homem, individualmente, e regenerar o coração” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 509).

5 respostas para “Por que Cristãos não devem se envolver em lutas sociais?”.

  1. foi por tanta obediencia que a igreja apostolica acabou se unindo ao estado

  2. Polêmico, mas esse é nosso papel.

  3. Tudo muito complicado. Nos profetas, Deus está o tempo todo condenando lideres corruptos. Ser submissos, pagar impostos, prezar pela paz sim deve ser nosso dever. Ficar calados, apoiar a corrupção como se ela não estivesse acontecendo é outra coisa. Protesto pacifico é o que os cristãos devem querer.

  4. Uma coisa é revindicar direitos de forma pacífica, outra, são as revoluções em que se afronta a autoridade, no caso do Brasil, não estou vendo revolução armada, não estou vendo baderna, agressões, estou vendo movimento pacífico por “DIREITOS” que as autoridades de forma ilegítima nos tirou.
    Seria esse tipo de movimento que Paulo afirma ser reprovado?
    Eu sinceramente não sei, é só um questionamento.
    Poderiam nos esclarecer melhor onde está o problema em revindicar pacificamente em diálogo?

  5. Depende muito, se o governo é regido por satanás…

Deixe um comentário

Tendência