
Entre os novos santos está a colombiana Laura de Santa Catarina de Sena (1874-1949), a primeira católica do país a ser canonizada. Madre Laura Montoya fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Beata Virgem Maria Imaculada e de Santa Catarina de Sena, uma congregação atualmente presente em 21 países da África, Europa (Espanha e Itália) e, sobretudo, América Latina.
A outra nova santa é a mexicana Maria Guadalupe García Zavala (1878-1963), que participou na criação da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres.
Além das latino-americanas, foram também canonizados hoje o italiano Antonio Primaldo, juntamente com cerca de 800 companheiros, assassinados “por ódio à fé” a 13 de agosto de 1480, na cidade de Otranto, durante uma invasão levada a cabo por tropas otomanas (turcas). Todos foram decapitados nos arredores da cidade do sul da Itália por se terem recusado a renegar à própria fé.
OBS: UM comentário ótimo foi retirado da notícia no site UOL:
Tomás de Torquemada, o facínora inquisidor espanhol, que assassinou milhares de inocentes – chamados pela igreja católica de “hereges” – foi canonizado santo, como um “prêmio” pelo conjunto da obra, acredite! Hoje, ele é santo! Por aí, dá prá ver como funcionam essas “beatificações e canonizações”! Não sou católico nem protestante, mas foi por essas e outras práticas que Martinho Lutero, indignado, se rebelou contra a igreja católica, e com razão! Respeito a todas as religiões, mas não dá prá levar a sério uma coisa dessa, pois tenho sempre na mente o tal do Torquemada! Mas existem outros “casos” absurdos de “santificações” na história da igreja católica!

Deixe um comentário