Uma mini série ou filme adventista estendido chamado THE RECORD KEEPER, algo como O Guardião Relator, chegará em breve com bons investimentos em efeitos especiais.

No dia primeiro de maio foi lançado o trailer legendado em português no facebook. Clique aqui para assistir. Para que servirá essa obra só Deus sabe! E não estamos querendo falar de maneira vazia, mas só Deus sabe mesmo! Afinal, Ele pode transformar coisas inconvenientes em convenientes se for conforme sua vontade. E pode transformar fracassos em sucessos espirituais. Realmente torcemos para que seja um sucesso, mas sinceramente não conseguimos ver como poderia ser! É uma cópia de X-Men ou qualquer filme de super herói. Tem até uma frase de histórias em quadrinhos no meio: “Como você chama um anjo sem nenhum poder? Humano!”
Tudo bem, sejamos bonzinhos. Podemos dizer que Hollywood é que na verdade copiou conceitos bíblicos. Uma espada flamejante já existia no Éden antes de Star Wars. Veja em Gênesis 3:24! E Jesus já foi embora voando antes do Superman existir. Veja em Atos 1:9! Só que lamentamos dizer que as pessoas não cristãs em regra não leem a Bíblia! Em regra Superman e Star Wars vieram antes do que The Record Keeper. Filmes de anjos malvados já existem. Anjos Rebeldes (The Prophecy) estrelado por Christopher Walken, já teve várias continuações. O fato é que Lúcifer conseguiu convencer parte do mundo que é um personagem de ficção. Então não sabemos como The Record Keeper pode convencer alguém que é uma “história baseada em fatos reais”, especialmente quando se utiliza de recursos ficcionais para tanto, como supor que existem seres de aparência feminina fora da TERRA. Ou supor então que a única diferença entre humanos e anjos é a força física e o poder de voo. Será que os anjos geram crianças também? Se são apenas homens e mulheres de asas porque a raça humana foi criada? Nesse sentido ela parece bem inferior!
Alguns adventistas colocaram na cabeça que podem ter sucesso espiritual copiando “as coisas do mundo”. As coisas do mundo servem apenas para entretenimento. Poucos levam essas coisas a sério. Eventualmente alguém pode se tornar adventista assistindo The Record Keeper, mas se será algo fundado na Rocha e não na areia não sabemos dizer. No ano de 2005 muitos brasileiros se tornaram adventistas após ver o filme paranaense A Última Batalha. Tomara que Deus tenha fortalecido na fé os que ficaram encantados com o filme e não tenham saído logo em seguida, quando tal euforia passou. Deus pode fazer o mesmo com os não adventistas que assistirem The Record Keeper. Infelizmente não cremos que isso possa ser um sucesso, porque se está usando um filme de X-Men para se produzir trigo! Deus, porém, pode produzir trigo do “nada”, então oremos por isso! Mas não seria muito melhor produzir trigo com a pregação do Espírito Santo, do que com recursos de Hollywood?
Que Deus abençoe esse projeto! Mas nos parece que vai ser apenas um meio de entretenimento feito de adventistas para adventistas! Que estejamos errados! Que os conselhos de Ellen White sobre o Teatro não se apliquem aqui! Que as pregações de Charles Spurgeon sobre o entretenimento na igreja também não se apliquem nesse caso específico. Mas será que Deus fará esse milagre? Ele mesmo responderá quando o filme for lançado. Se ELE dizer “não” será apenas mais uma obra fadada ao esquecimento.
_______________________
OBS: Alguns adventistas já se opõem a mistura de verdade com ficção em The Record Keeper. Na página do facebook do filme “mi mi Koga”, uma adventista, declarou: “Minha impressão é que eles querem que eu simpatize [durante o filme] com o anjo mau…. Desde quando podemos misturar verdade com ficção? … A música que eles usam é também uma batida sincopada hipnótica de vodu. Como cristãos, não devemos escutar porque afeta nosso córtex pré-frontal. Isso coloca o nosso cérebro em um padrão de estado alfa que desliga a filtragem das informações e nossas habilidades de raciocínio…Irmãos e irmãs, leia O Grande Conflito. Peça ao Espírito Santo orientação em vez de ser seduzido por tal exposição fabulosa e Cinematográfica. O filme é muito cativante, mas não é assim que funciona o inimigo? Nós devemos orar sobre isso….. devemos orar não para fazer a minha vontade mas a vontade de Deus. Nós já não somos tão viciados em cinema? Só porque adventistas do sétimo dia criaram esse filme não significa que é a coisa certa!

Outra adventista, Wendy Carter declarou: “[O problema] em questão são algumas possíveis inconsistências com a verdade. Eu apenas estou estimulando as pessoas a ter cuidado”
Um adventista TomPaul defendeu: Para Contar histórias podemos trazer enredos sem lógica ou fantásticos para dramatizar uma verdade maior. Mesmo a Bíblia faz isso, como em juízes 9: 8-15 (onde árvores exigem um rei) e, claro, a parábola do homem rico e Lázaro, de que não é uma descrição exata da vida após a morte, mas uma questão mais profunda sobre a fé e crença. O ponto crucial do grande conflito é que toda a criação, em todo o universo, esforçou-se em entender a ideia do amor de Deus e sua justiça. Pelo que eu vi até agora, parece que The Record Keeper está fazendo um trabalho excepcional.

Seth Avendano disse: Muito bom. Para aqueles que estão acusando isso de ser errado, eu entendo que apresentações dramáticas não são incentivadas pela espírito de profecia, mas neste caso, ele foi projetado para aumentar o interesse no livro O Grande Conflito. Como colportor evangelista, espero que isso irá influenciar o mundo para estar interessado em coisas “não do mundo”.


Deixe um comentário