“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Josué 24:15
A Partida da Vida
Nestas três belas gravuras ilustrativas da partida da vida,Satanás, príncipe das trevas, é representado como estando a jogar com o homem por sua alma.
O cenário escolhido é um vasto recinto abobadado, cujo arco é embelezado por monstros, colados aos dois pilares, onde parecem arrastar-se. Ao lado esquerdo da gravura, próximo de Satanás, acha-se um leão de fauces abertas, pronto para, na primeira oportunidade, devorar sua vítima.
A superfície superior de um túmulo está transformada em tabuleiro de xadrez, a cujo lado está sentado um homem, com a fronte apoiada na mão, e a fisionomia refletindo preocupação quanto ao próximo passo a dar.
Do outro lado, em frente, está Satanás sentado, queixo apoiado na mão, cabelos e barbas eriçados, todas as feições exprimindo astuta intenção e o desígnio de observar todo movimento, aproveitar-se de todo erro, e ganhar, se possível.
Sob o arco, ao fundo, acha-se um belo anjo, desapercebido de ambos os jogadores, mas observando com vivo interesse o desenrolar da partida.
Imagem 01 de 03

A LUTA– Lutamos “contra os príncipes das trevas deste mundo.’ Efés. 6:12.
A Partida Perdida
Aí vemos os resultados da partida perdida. Satanás saiu vitorioso. Com olhar feroz e horrível, apodera-se de sua vítima com garra fatal como da própria morte, e aponta em triunfo aos infalíveis mas repugnantes indícios da destruição — caveira e ossos. Por entre fumo e chamas ergue-se a mão da ceifeira para ferir o homem com sua seta envenenada.
Triste e desesperado, acha-se o homem sentado, rosto coberto, chorando sua derrota. Foi-se-lhe a esperança; desconhece a paz; sente a gélida garra do vitorioso inimigo. Com vivo pesar, pondera agora a perda de sua fé, sua negligência da oração, sua falta de estudo e obediência quanto ao Livro-guia. A vida, com suas oportunidades para obter a vida futura, foi desperdiçada; e agora, quando demasiado tarde para fazer emendas, vê os passos fatais que deu, e seus grandes erros.
As figuras na parede mudaram de aspecto, parecendo prestes a precipitar-se sobre o condenado e impotente homem. O leão também ficou mais feroz, e tem sede de sangue, ao passo que, a chorar, o anjo se desvia tristemente da cena.
Todo esse quadro é de inexprimível dor e pesar.
Imagem 02 de 03

A DERROTA: “Que aproveitará o homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma.” S. Mat. 8:36.
Ganha a Partida da vida
Na cena final desta alegórica representação do conflito do homem com os poderes das trevas, pintamos o feliz resultado de uma fiel vida cristã.
Satanás foi derrotado, e fugiu.
O leão adormecido, a aberta palavra de Deus, a cruz e a coroa, tudo fala de vitória.
Em vez de sentar-se desolado a prantear a derrota, o homem, com animoso aspecto e grato coração, ergue os olhos ao céu, e regozija-Se por haver enfrentado e vencido o seu inimigo mortal.
Em lugar dos horríveis monstros da Parede, querubins, tendo grinaldas prontas para colocar na fronte do vencedor, ao passo que o anjo, jubiloso, aponta ao vencedor seu inexcedível galardão.
Esta é a partida da vida que, conscientes, ou não, todos estão a jogar. O resultado, em ambos os casos, depende da maneira que cada um enfrenta e fere o combate da vida, dia após dia. Todos podem ser vitoriosos, se assim o quiserem.
“Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” Prov. 4:23
Imagem 03 de 03

A VITÓRIA: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” II Tim. 4:7
Apocalipse 22
12 – Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.
13 – Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
14 – Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas.
16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã.”
17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.
20 – Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve!” Amém. Vem, Senhor Jesus!
21 – A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém.
FONTE: ESTUDOS BIBLICOS

Deixe um comentário