LINK do Jornal Nacional

No Japão Não tem ceia de Natal. Nem mesa farta. O que tem é um bolinho – sem força de expressão – literalmente um bolinho de Natal. Sabe-se lá o porquê, mas aqui é tradição comer o que eles chamam de Kurisumasu Keeki (do inglês Christmas Cake), ou seja, Bolo de Natal. É caríssimo e só falta vir com uma lupa de brinde!
No dia 24 e 25 trabalha-se normalmente! Claro que no Brasil também trabalha quem está nos hospitais, aeroportos, hotéis e afins. Eu mesmo trabalhava no aeroporto e trabalhei no Natal para folgar no Carnaval. Mas aqui no Japão, eu me refiro a empregos comuns. É dizer, dias 24 e 25 são dias como outros quaisquer. Eu, por exemplo, trabalhava em uma empresa comum e vou trabalhar no dia 24 em turno dobrado, até às 21h, justamente para poder ter direito a uns dias de descanso no final do ano.
Fora as famílias brasileiras que estão inteiras aqui e as comunidades católicas, o comércio e os motéis são os que mais festejam o Natal por aqui !! Isso mesmo!! Comércio e motéis!! Explico: bom, o comércio “comemorar” uma festividade que não é do país e que grande parte da população sequer sabe o significado ou a origem, creio que não precisa explicação. Vide Halloween no Brasil ou mesmo aqui no Japão.
E quanto aos motéis, a explicação é simples. O Natal aqui no Japão tem um clima de romantismo. É quase que como um dia dos namorados! Enquanto as revistas voltadas para o público feminino fazem matéria do tipo “Como presentear seu gato na noite de Natal”, as revistas para homens, dão dicas de lugares para levar as meninas para comer…(risos)! Conclusão, o engarrafamento aqui é nos restaurantes e motéis!


Deixe um comentário