Existem 3 correntes de interpretação das profecias da Bíblia. A primeira com menos seguidores é o Preterismo.  Ela é mais pregada em meios não cristãos, e ensina que todas as profecias já se cumpriram com a destruição de Jerusalém no ano 70 e o Apocalipse é mero livro de crítica do Império Romano sem significado atual.

A segunda é o Dispencionalismo ou Futurismo, inventada pela Igreja Católica na Contra-Reforma e tornada popular com a serie de livros evangélicos de ficção DEIXADOS PARA TRÁS: nessa linha tudo se cumprirá durante um período de 7 anos no futuro. Nesse raciocínio a Igreja não será perseguida, mas será levada para o Céu no inicio dos 7 anos. Os que forem DEIXADOS PARA TRÁS é que enfrentarão as calamidades, a marca da besta e o anticristo.

A terceira linha defendida pelos primeiros protestantes e os adventistas é a linha HISTORICISTA: a profecia se cumpre ao longo da história. Nessa linha do tempo, 90% delas já se cumpriram nos séculos 1 a 20, faltando apenas a implantação da marca da besta.

A Linha Preterista (do passado) já cegou seus seguidores. Na prática, eles nem creem que Jesus Cristo voltará. A Linha Futurista é a mais importante no conceito de enganação do povo evangélico. Como eles creem que tudo ocorrerá no futuro, sendo o ponta pé inicial o arrebatamento secreto dos salvos (que sumiriam instantaneamente da Terra), eles não acreditarão que a marca da besta foi aprovada (O descanso dominical obrigatório) pois na sua linha de raciocínio a Igreja não passará pela perseguição, mas será levada antes. Quando a perseguição começar, e eles  verem que não foram levados para o Céu, infelismente não estarão preparados para a mesma, sendo pegos em uma terrível surpresa.

A enganação dos sacerdotes do tempo de Jesus se deu de maneira semelhante. Eles interpretaram as profecias da segunda vinda do messias, como ocorrendo junto com a primeira vinda. Então esperavam um MESSIAS-REI, estabelecendo Israel como o Centro das nações. Quando Jesus apareceu, sem exército sem se filiar aos sacerdotes, não creram. Os mais desavisados continuam esperando o Messias -Rei até hoje. O mesmo se dará com o mundo cristão atual.

4 respostas para “Como o Preterismo e o Dispencionalismo (Futurismo) Cegará o mundo nos Eventos Finais”.

  1. Eu não entendo… porq então pessoas acabam encontrando jesus nessas igrejas( Preterismo e o Dispencionalismo) e tendo suas vidas transformadas com o sangue de Cristo… Já que elas poderão ser enganadas futuramente?

  2. Será mesmo que elas encontraram Jesus, O Senhor do Sábado? Talvez alguns encontraram, outros encontraram um Jesus bem parecido com o da Bíblia, mas a maioria talvez esteja na Igreja apenas por causa das promessas de prosperidade, curas e vida social movimentada. Se essas multidões tivessem encontrado Jesus estariamos vendo um povo diferenciado vivendo dentro do Brasil (como os Ciganos). Mas onde estão esses cristãos que nem conseguem impedir que as leis gays sejam votadas no congresso? Como Jesus disse o caminho é ESTREITO. Não existem multidões O seguindo.

  3. Não concordo. Existe sim muitos cristão salvos em outras igrejas. Muitos são tirados das drogas, prostituição, vicios, etc… negar que eles foram lavados pelo sangue de cristo ou ter duvidas se encontraram mesmo cristo é achar que a salvação só esta na adventista quando na verdade não é assim. Existem mais evangelicos sinceros fora do que próprios adventistas que alguns estão até pronto a destruir irmãos dentro da igreja. tenho notado isso.Da mesma forma que existem mutios falsos doutores do outro lado fora o adventismo. Mas isso não vem ao caso. Joio e trigo existe no adventismo como tbm em outras denominações.

  4. Temos uma página sobre isso: os irmãos salvos em outras igrejas:
    https://adventismoemfoco.wordpress.com/os-filhos-de-deus-nas-outras-igrejas/

Deixe um comentário

Tendência