Esteve na Associação Norte Catarinense nesta quinta-feira o pastor Giovan Monteiro. A visita era para o amigo pastor Lélis Silva, líder Jovem do campo. Pastor Monteiro, a esposa e os três filhos partem de Joinville rumo ao Rio de Janeiro, ondem farão uma série de exames médicos no Hospital Adventista Silvestre. A preparação é uma das etapas antes de a família partir para o Sudão, país que será seu novo lar por no mínimo três anos, com a possibilidade de extender a permanência por cinco anos.

Cartum, a capital do país muçulmano, é a cidade em que os missionários irão morar. “O objetivo é estabelecer centros de influência, como ONGs, para mostrar o cristianismo prático e estabelecer presença adventista na região a fim de criar abertura para a pregação do evangelho”, explica o Pr. Monteiro.

Aos 46 anos, ele vai realizar um sonho que já achava quase impossível. “Tinha certeza que não ia ser escolhido”, afirma, alegando que o fator da idade, filhos pequenos e a falta de domínio total em outro idioma seriam fatores determinantes para sua reprovação.

Monteiro participou de um teste seletivo desde novembro de 2011, quando a Divisão Sul Americana da Igreja Adventista anunciou que iria enviar quatro missionários para países de uma nova União, a do Grande Oriente Médio, localizada na chamada Janela 10/40, região do mundo com a menor presença de cristãos. “Só sabia que era um país árabe, não tinha mais nenhuma informação”, conta o pastor. Após eliminações nos campos e nas uniões, chegaram à DSA oito currículos. Um deles de Monteiro. Ele foi um dos quatro eleitos. Os outros irão para Iêmem, Egito e Chipre.

O missionário se preocupa com o crescimento dos filhos num país desconhecido e sem presença cristã. Porém, ele crê que este é o momento certo para o desafio. “Não sei se teria outra oportunidade. Eles terão contato com uma outra cultura e aprenderão outro idioma (árabe). Além disso, nessa fase da vida eles se adaptam muito rápido a novos ambientes, melhor do que os adultos”, diz o pai de Vitor, 11 anos, Arthur, 9, e Gabriela, 5. Antes do Sudão, Pr. Monteiro, os filhos e a esposa, Claudia, vão para um Instituto de Missões na Tailândia, onde ficarão pouco mais de um mês se preparando para a missão.

Pastor Giovan Monteiro é natural de Minas Gerais, com 14 anos de ministério e formado também em Direito. Antes de aceitar o desafio, estava trabalhando no distrito de Floresta, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Fonte: USB

Deixe um comentário

Tendência