Primogênito” é empregado na Bíblia com duas idéias: (1) em sentido literal: o primeiro a nascer (cf. Lc 2:7: “E ela [Maria] deu à luz o seu filho primogênito”; Hb 11:28: ”… para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”), e

(2) em sentido figurado: o mais importante, o mais preeminente (cf. Êx 4:22: “Israel [2º filho de Isaque] é meu filho, meu primogênito”; Sl 89:27: ”Fá-lo-ei [a Davi, filho mais novo de Jessé], por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da Terra”; Jr 31:9: “Efraim [2º filho de José] é meu primogênito”).

Referindo-se a Jesus esta palavra é usada sete vezes no Novo Testamento. Duas vezes, de seu nascimento através de Maria Mat. 1:25; Luc. 2:7. Cinco vezes, não do nascimento físico, mas em sentido figurado.

S. João nos diz que Cristo ê o “primogênito dos mortos” Apoc. 1:5. O primogênito dos mortos foi Abel, porém Cristo é o principal de todos os que têm morrido, o mais amado de Deus entre os mortos ressuscitados. Assim é o “primogênito” de toda a criação (Col. 1:15), não por ser o primeiro ser criado (Ele é Pai Eterno: Isaías 9:6) senão “para que em tudo tenha a preeminência” (Col. 1:18). Cristo é o principal de toda a criatura porque é “o Primogênito do Céu” (DTN, 51); e o Primogênito da Terra: “ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” (Heb. 1:6).

O Filho de Deus é o primogênito, porque é “sobre todo principado e autoridade, e poder, e dominação e sobre todo o nome que se nomeia,não só neste século, mas também no vindouro”. Efésios 1:21.

Cristo é o primogênito de Deus porque:
1º) Tem sido eleito: Mat. 3:17; I Pedro 2:4;
2º) Tem recebido a bênção do Pai: Salmo 118:26; Luc. 1:42;
3º) Será sucessor do Pai como juiz: Atos 10:42; e Rei e Senhor do
Universo: Lucas 1:32; I Tim. 6:15;
4º) Foi chamado o mais amado do Pai: Mat. 3:17; Luc. 9:35;
5º) Foi exaltado ao máximo por Deus. Fil. 2:9.

CONCLUSÃO

Na Bíblia, a palavra primogênito foi usada para DAVI e EFRAIM que não eram primogênitos. Da mesma maneira Jesus não é primogênito literal na ressurreição pois MOISÉS ressuscitou antes para a vida eterna. Mas ele é o primogênito pela importância de sua ressurreição pois não é Moisés quem criou o mundo e nem morreu para nos salvar. A ressurreição de Moisés não tem significado nenhum para a salvação. Da mesma maneira ele é o primogênito da criação por ser o personagem principal aos olhos do Pai, e não a primeira criatura de Deus.

Deixe um comentário

Tendência