Desde a época de NOÉ (Gen 7:2), a Bíblia divide os animais em puros ou limpos, de que podemos se alimentar e os animais impuros ou imundos de que é proibida a alimentação. A mensagem de saúde completa se encontra na Bíblia em Levítico 11 e Deuteronômio 14. Basicamente resume que a carne de boi, carneiro e peixes com escamas e barbatanas são limpas e a carne de porco, cavalo, coelho e peixes sem escamas ou sem barbatanas não são limpas (Camarão, frutos do mar, golfinho, baleia, peixes de couro).

Porém, a mensagem de saúde, sob orientação do Espírito Santo, levou muitos cristãos a verem que a carne não existia no Jardim do Éden pois os animais eram imortais como Adão e Eva (antes do pecado). Então sob esse entendimento chegaram a conclusão de que não é o desejo de Deus para a criação que comam carnes de mortos. Isso ocorre pois no futuro os próprios animais não comerão mais carne:

(Isaías 65:25) –  O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.

Isso causou um problema na mente de muitos: Então seria pecado comer as carnes limpas?

Vamos analisar isso à luz do que Jesus disse sobre o primeiro mandamento em Marcos 12:30:

Disse Jesus: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento,e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

As Criaturas de pouco estudo e classe social que comam apenas carnes lícitas não pecam. Nem aqueles que fazem isso por necessidade. Mas aquele estudioso de alimentação e dos malefícios da carne, que por exemplo seja ateu vegetariano culto ou mesmo cristão ou budista culto, ao entrar em contato com a mensagem alimentar básica do evangelho, não irá se satisfazer, mas entenderá com maior perfeição o que Deus ensinou sobre o assassinato de animais em Isaías 66:3. Esse TEM MAIOR LUZ E MAIOR ENTENDIMENTO (como diz o maior mandamento) e não vai se contentar apenas em comer carnes limpas. Ele peca se comer carnes limpas. Pois entende a vontade de Deus com maior perfeição:

(Isaías 66:3) – Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações.

2 respostas para “Dúvida na Mensagem de saúde de Deus: É Pecado Comer Carnes Limpas?”.

  1. Amigo, o assunto é muito interessante, mas, pelo amor de Deus, arruma o que escreveste, lá, na segunda linha do texto. Nem analfabeto (estou falando sério, meu avô era analfabeto e nunca disse uma bobagem destas) diz que nós “se” alimentamos. Até quem não sabe nem escrever direito sabe e fala, naturalmente, sem querer, e não porque é certo ou errado ou porque aprendeu regras específicas, nós “nos” alimentamos. Daqui a pouco tu vais estar escrevendo eu “se” gosto, eu “se” chamo (em vez de “me” chamo) Manoel !! Um absurdo. Principalmente num texto em que procura orientar não apenas os mais humildes, mas, a todos. Agora, se nem os mais humildes (não “estudiosos” ou “cultos”), os de menos recursos, e , inclusive os que nem leem a Bíblia – que, aliás, tem um português perfeito – cometem este erro, não faz sentido, passar a lecioná-lo ou impô-lo para que, todos, passem a fazê-lo.
    Agora, sobre o tema, em si, e o aspecto que deveria merecer nossa atenção e cuidados, que é o prático, para que cumpramos a vontade de Deus, se puderes, meu ajudar, eu ficaria muito agradecido. É que acho estranho citares Isaías 66:3 como prova de que se não deve matar (ou consumir) animais. E olha que eu gosto – e não é pouco – da ideia. Mas é que esta (Isaías 66:3) é apenas uma citação. Enquanto que, em todo – e por todo – o resto do Velho Testamento, quer eu queira ou não queira, Deus manda, o tempo inteiro, que se lhe façam sacrifícios ou ofereçam-lhe animais (mortos) em holocausto. Chega a não apenas dizer que gosta do cheiro do sangue, mas, inclusive, descrever, detalhada e repetitivamente, onde, por exemplo, deve ser derramado ou borrifado o sangue de cada tipo de bicho, de que maneira e até o que deve ser feitos de suas vísceras. Na verdade, Deus mandou seus “escolhidos” matarem até seres humanos e Abraão, ao próprio filho, Isaac !!
    Não consigo entender isso !

  2. Os sacrifícios de animais em holocausto era uma parábola de Deus sobre o sacrifício de Cristo.

Deixe um comentário

Tendência