Porque eu, mediante a própria lei, MORRI para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Galatas 2:19-20.

O apóstolo Paulo, trava uma guerra teológica no livro de Gálatas contra aqueles que querem ser salvos por guardar a lei. Sabemos que a salvação está no sangue de Cristo e não em guardar a lei. Mas muitos cristãos atuais, pensam que Paulo está ensinando que a lei de Deus não valeria mais. Teria sido extinta. Esse racionício nos faria interpretar essa passagem da seguinte forma:

Cristo vive em mim e assim posso desobedecer a lei, pois ela foi extinta. E leva a perguntas: Se Cristo vive em você, devemos quebrar a lei como Cristo quebrava a lei? Cristo quebrava a lei e tinha relações homossexuais, era ladrão, assassino e fazia compras nos sábados?

Morrer para a lei significa OBEDECÊ-LA. Paulo confirma isso aqui:

(Romanos 3:31) – Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

O pensamento de Paulo não mudou da carta aos Romanos, para a carta aos Gálatas. A discussão em Gálatas não é se a lei de Deus teria sido extinta pois isso seria um absurdo, já que o mesmo Paulo declarou que ladrões e afeminados não entram no Reino:

(I Corintios 6:9) –  Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.

Onde está escrito que essas pessoas não herdam o Reino, exceto se se arrependerem de seus pecados? É na Lei de Deus que está escrito!

A Discussão em Gálatas é que não seremos salvos por justificação própria, mas pelo sangue de Cristo. Mas os cobertos pelo sangue de Cristo adoram um crime? Lógico que não! (Romanos 3:31) –  De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Senão os Salmos, (19:7) que dizem que a lei de Deus é PERFEITA, teriam mentido! E o próprio Cristo estaria desmentindo Paulo:

(Mateus 5:17) – Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

E “Cumprir” não significa deletar, cancelar ou ab-rogar. Significa exatamente isso:

(Eclesiastes 12:13) – De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

5 respostas para “O que significa morrer para a lei, nas cartas de Paulo?”.

  1. Muito bem explicado, parabéns!!

  2. Bem explicado, creio que esse artigo explica Romanos 6:14-15 também. Quem está debaixo da lei, é quem transgride a lei. Quem a obedece, não está debaixo dela…

    “Havemos de pecar por não estarmos debaixo da lei e sim da graça, de modo nenhum” (Rom.6:15)

    O que é pecado? A transgressão da lei (1º Jo.3:4)

    Paulo então está dizendo:
    “Havemos de transgredir a lei por não estarmos debaixo dela e sim da graça? de modo nenhum”

    Quem quebra a lei, está debaixo da condenação da lei, que é a morte (rom.6:23). Por isso, necessitamos de um salvador, afinal se pecarmos (quebrarmos a lei), temos Cristo para nos justificar e perdoar (1º Jo.1:9). Como comentei antes, os 10 mandamentos são como um espelho que mostra nossas falhas e nos aponta para Cristo

  3. Lei de Deus = Civil, Cerimonial e Lei MORAL
    a) CIVIL = Concernentes a vida de um cidadão israelita, suas terras, posses, obrigações, castigo sob forma de penas e etc… (extinta)
    b) Cerimonial = Referentes ao Culto, levitas, sacerdotes, templo, sacrifício, datas específicas para festas e etc… (extinta) (Hb demonstra claramente)
    c) Moral = Lei Absoluta independente do tempo e lugar (em voga) revela nossa pecaminosidade e a nossa incapacidade de obedecê-la plenamente. resumida por Jesus em dois grandes mandamentos: amar a Deus e ao próximo!

    Morremos para as duas primeiras, a única que ainda vale é a moral!

    Meu querido, vc e eu quebramos constantemente a Lei de Deus, provavelmente todos os dias da nossa vida! Em palavras, ações, pensamentos e omissões! A não ser que vc seja perfeito!!!

    Nós tentamos obedecer a lei de Deus, através do Espírito Santo concedido pela graça!
    “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.” (Gal 5:18 ARA)

    Morrer para a Lei significa deixar para trás as cerimonias que eram apenas sombras no AT do que viria, ou melhor, de Quem viria, o Cristo! (Lei cerimonial foi EXTINTA)

    Morrer para a Lei significa deixar de confiar nas obras da Lei para confiar n’Aquele que obedeceu toda a PLENITUDE da Lei. Morrer para a Lei significa, não procurar justiça própria, mas sim a que vem de Deus sem obras da Lei!

    Morrer para a Lei significa estar debaixo da Lei do Espírito, debaixo da Benção de Deus, e não debaixo da Lei do pecado e da maldição.

    “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. (Gal 3:10 ARA)

    Por isso nos versos anteriores Paulo, resiste a Pedro face a face e o repreende diante publicamente, pois estava causando problemas se separando dos gentios para se alimentar.

    “se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” (Gal 2:14 ARA)

    Paulo luta para que os gentios da Galácia não sejam sobrecarregados com leis cerimoniais judaicas que escravizam a liberdade dos cristãos! Somos livres para AMAR!

    “como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco. (Gal 4:9-11 ARA)

    Morrer para a Lei significa deixar para trás os rudimentos fracos e pobres que escravizam!!!

    Obviamente que com isso Paulo não queria dizer que o cristãos podem pecar contra Deus, mas viver de acordo com a lei de Deus, pois quem AMA cumpre a Lei! (Rm 13-10).

    14 Porque TODA A LEI se cumpre em UM SÓ preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Gal 5:14 ARA)

    Roubar, matar, cobiçar, viver levianamente e qualquer outro pecado é falta de AMOR para com Deus ou para com o próximo!

  4. Irmão Carlos, seu posicionamento é parecido com o nosso, quando vc diz:

    “Morrer para a Lei significa estar debaixo da Lei do Espírito, debaixo da Benção de Deus, e não debaixo da Lei do pecado e da maldição.”

    “Morrer para a Lei significa deixar para trás as cerimonias que eram apenas sombras no AT do que viria, ou melhor, de Quem viria, o Cristo! (Lei cerimonial foi EXTINTA)”

    Esse também é nosso pensamento.

    Também concordo quando o irmão diz: “Nós tentamos obedecer a lei de Deus, através do Espírito Santo concedido pela graça! “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.” (Gal 5:18 ARA)”

    É verdade, o Espirito Santo nos auxila

    “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juizo” (João 16:8)

    A primeira coisa que o Espirito Santo faz é convencer do pecado. E o que é pecado? É a transgressão da lei (1º Jo.3:4), ou seja, Ele aponta para a Lei de Deus e faz o contraste com nossa natureza pecaminosa e nos convence que somos pecadores e necessitamos da graça de Deus.

    Um abraço

  5. Em nenhum momento Jesus disse que veio para mudar as leis,pelo contrário ele veio para dar sentido a ela,todos sabemos que todos os mandamentos devem ser seguidos,e que o principal deles e amar uns aos outros como a ti mesmo,o que Jesus quer dizer a nós e que devemos e estamos vivendo pela graca,pois o amor dele já nos foi dado desde o sacrifício na cruz,ele não está dizendo que não temos que seguir as leis mais,apenas ele deu sentido a elas!como …de que adianta nos honrarmos pai e mãe e odiar o nosso vizinho!de que adianta guardar um dia apenas para ele ,sendo que sabemos que todos os dias são para ele,temos que dar a ele o nosso melhor todos os dias de nossa vida,(e sabemos que Deus se agrada quando falamos do amor dele aos nosso irmaos ,sabemos tbm que o que fizermos ao nosso próximo lembre se estará fazendo a Deus )independente do dia,devemos honra_lo por isso ele diz,não julgue para não ser julgado,de que adianta eu amar alguém da minha família e virar a cara para a situação de um drogado ou um ladrão,da mesma forma que Deus ama um filho obediente a ele,ele tbm ama aquele que ainda está perdido e não o encontrou,pois ele mesmo diz em Marcos 2-17,os que tem saúde não precisam de médicos eu vim para os doentes,infelizmente as acreditam que o que salva e seguir as leis pois ele próprio diz que as leis existem sim,então se perguntam?pq é que foi dada a lei ?ela foi dada para mostrar as coisas que são contra a vontade de Deus,mas Deus é maior que a lei pois foi ele quem a criou,Deus diz viverá aquele que por meio da fé e aceito por Deus ,fé em quem?! em Jesus,aquele que ama a Deus sempre agira de acordo com a lei…🙏.

Deixe um comentário

Tendência