Os países da União Europeia decidiram adotar um embargo gradual das exportações de petróleo do Irã e o congelamento dos ativos do Banco Central em uma tentativa de forçar Teerã a parar seu programa nuclear.

O acordo foi aprovado nesta segunda-feira (23) pelos ministros de Relações Exteriores dos 27 países da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica.

O texto do acordo proíbe imediatamente os países europeus de estabelecerem novos contratos no setor do petróleo com o Irã, o segundo produtor da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) depois da Arábia Saudita. Haverá, no entanto, um período de transição para encerrar os contratos já existentes, que vale até 1º de julho de 2012.

A Austrália também irá impor um embargo petroleiro contra o Irã, seguindo o exemplo da União Europeia (UE), anunciou nesta terça-feira em Londres o ministro australiano das Relações Exteriores, Kevin Rudd.

“Não apenas aprovamos a ação tomada em Bruxelas para a Europa. Nós, é claro, vamos fazer o mesmo para a Austrália”, afirmou Rudd em uma coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo britânico, William Hague.

“A razão é muito clara. É preciso enviar uma mensagem ao povo do Irã, às elites políticas do Irã e ao governo do Irã de que sua conduta é globalmente inaceitável”, acrescentou o ministro após se reunir com Hague.

____________________

OBS: Um ataque ao regime islâmico do Irã abrirá caminho ao evangelho. Mas tambem abre caminho para a super hegemonia global americana.

Deixe um comentário

Tendência