Conforme a Wikipedia, o nome nativo para o país é Hayk. Na Idade Média foi aumentado para Hayastan, pela adição do sufixo -stan que significa terra. O nome é tradicionalmente derivado de Hayk (Հայկ), o lendário patriarca dos armênios e trineto de Noé, que segundo Moisés de Khoren foi quem defendeu seu povo do rei babilônio Bel estabeleceu seu povo na região das montanhas do Ararat. Conforme a história do país, isso se deu por volta de 11 de Agosto de 2492 a.C.

Conforme a Bíblia, o Dilúvio se deu por volta de 2600 AC. Então a história da Armênia é cronologicamente coerente.

Em 301, a Arménia se tornou o primeiro país oficialmente cristão do mundo, tomando-o como religião oficial de Estado, quando um número de comunidades cristãs começaram a se estabelecer na região desde o ano 40. Havia várias comunidades pagãs antes do cristianismo, mas elas foram convertidas por influências de missionários cristãos. Tiridates III (ou Trdat, Dedrad. Em arménio: Տրդատ Գ), juntamente com Gregório, o Iluminador (em arménio: Գրիգոր Լուսաւորիչ) foram os primeiros reguladores oficiais do cristianismo ao povo, conduzindo a conversão oficial do país dez anos antes de Roma emitir sua tolerância aos cristãos por Galério.

Gregório o Iluminador, convenceu a Armênia a ser um país cristão.

Entre 1915 e 1923 sofreu o que os historiadores consideram o primeiro genocídio do século XX, perpetrado pelo Império Otomano e negado até hoje pela República da Turquia. As mortes são estimadas em 1,5 milhão de arménios.

VEJA TAMBÉM A HISTÓRIA DA CHINA CONFORME A BÍBLIA

Deixe um comentário

Tendência