Revista Oficial Católica Portuguesa – Fev. 2000

“Uma das mais importantes descobertas que tenho feito durante meus últimos vinte anos de ministério…” Por- Pastor Vance Ferrell

O relatório seguinte é espantoso. Inicialmente escrevi este documento em sua totalidade. Mas pouco depois, eu fui comunicado de que não deveria mencionar quaisquer nome ou locais (outros se não a sede). Eu concordei em fazer isto. Então me debrucei neste material e omiti o que me foi pedido. No lugar destes espaços coloquei uma linha ou fiz um comentário adicional. Contudo, ainda tenho comigo o documento original, com todos os nomes e lugares em meu ficheiro.

Eu quero que você saiba que esta informação é genuína! O indivíduo que falou com o oficial da Divisão Norte Americana é que me revelou isto. Quando ele falou comigo, ele estava verdadeiramente temeroso. Mais tarde, um forte receio se apoderou dele, pois a posição que seu grupo tomou poderá compromete-los se eu colocar o nome do oficial da igreja com quem ele falou.

Pelas 4 da tarde de Quarta feira, 7 de Abril, de 1999, eu, Pastor Vance Ferrell, recebi uma chamada telefónica da parte de um pastor de uma Congregação Adventista Independente, localizada algures nos Estados Unidos. Ele estava muito tenso e disse-me um pouco sobre uma conversação que um de seus membros recentemente teve com um alto líder de nossa denominação.

Quando eu fiz algumas perguntas para me clarificar alguns detalhes, ele disse-me que eu receberia o telefonema deste membro da igreja dele. Dentro de 15 minutos eu recebi uma chamada telefónica deste indivíduo. Estou familiarizado com este pastor, e tenho o nome e número de telefone dele e do membro que me telefonou. Durante nossa conversação, tomei nota com cuidado, e confirmei tudo. Porque o que ele me disse preocupou-o em extremo!

Testemunho:

Eu visitei a _______ por vários dias na última semana. No Sábado, 3 de Abril, (1999) Eu atendi a Igreja Adventista do Sétimo Dia de, ______, _______.

_______ _______, um oficial da Divisão Norte Americana, esteve presente e pregou o sermão das 11 horas. Entendi que ele estava visitando alguém que ele conhecia na área e que este era o porquê de sua visita na Igreja de ________ naquele dia.

Depois do sermão, Eu falei com ele no salão perto da porta. Ele aparentemente estava oferecendo seu cartão para cada família quando saiam; pelo menos fez isto para alguns que estavam por perto.

Quando apertei sua mão, ele também ofereceu seu cartão para mim. Eu tenho-o comigo à minha  frente enquanto escrevo: De um lado há o logo denominacional com a Bíblia aberta, a cruz acima, e as pequenas chamas saindo da Bíblia.

Aqui estão as palavras que estavam neste cartão de negócios:

(Eu concordei em omitir os dados do cartão que o comprometeriam)

“Oficial da Divisão Norte Americana, Endereço do Escritório,

dois números de telefone, e o compuserve Web Site.”

Ele disse que estava na direcção do trabalho Adventista para _____ _____ nos Estados Unidos e Canadá. Eu apreciei o facto de que ele estava supervisionando algum tipo de trabalho missionário dos adventistas nos Estados Unidos, e eu quis dizer-lhe sobre o trabalho missionário que nossa pequena igreja estava fazendo, pois, pensei que ele iria gostar de ouvir. Então eu mostrei-lhe o projecto  _________ missionário que estávamos fazendo.

Pondo em suas mãos o material., ele olhou rapidamente e logo disse, “Eu sei porque você está tendo este problema com a igreja, porque eles estão tentando pará-lo. A razão é que houve uma reunião de muitas igrejas.”

Ele então rapidamente fez referência a um número de diferentes igrejas denominacionais não adventistas. Ele disse rápido, não pude guardá-las todas. Mas  lembro de que ele mencionou os Baptistas, Igreja da Inglaterra, a Igreja Católica, e a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele disse algo sobre a Rainha da Inglaterra que deu sua aprovação para esta reunião, porque ela é a autoridade titular da Igreja da Inglaterra. Portanto esta reunião foi tão importante que teve de receber a aprovação dela.

Eu claramente recordo que ele mencionou cada uma das denominações citadas como sendo representadas nesta reunião. Eu não sei onde, ou quando isto aconteceu. Gostaria de saber, mas não pude descobrir. Se alguém puder me dizer isto, seria muito importante.

______ _____ (o oficial da Divisão Norte Americana) continuou falando, e mencionou aquela reunião especial como sendo a razão de projectos missionários _____________ semelhantes ao nosso, estarem sendo barrados.

Então ele continuou a dizer que, naquela reunião, foi discutido que o Sábado era o problema, ou o obstáculo para a unidade.

Ele disse que o Papa João Paulo II chamava as igrejas para virem ao lar no ano 2000, e que o Sábado foi discutido como sendo um obstáculo para esta unidade.

Ele disse que os líderes das igrejas, representados naquela reunião, tinham concordado em se pronunciarem menos nesta questão. Ele disse que nossos lideres adventistas naquela reunião concordaram de que não fariam do assunto do Sábado algo público a se pregar.

Ele disse que o que nós estávamos fazendo, com o nosso projecto, não era bom, porque então os  líderes das outras igrejas viriam até nós e diriam, ” Porque vocês não estão praticando a vossa parte do acordo?”

Então ele começou a defender a forma que a Igreja Adventista estava cumprindo a sua parte do acordo.

Ele disse que muitas outras igrejas estavam tendo problemas por causa da questão do Sábado. Pessoas estavam questionando sobre o porquê do sétimo dia não estar sendo observado como deve ser. Isto estava acontecendo entre os Baptistas e outras (que guardam o sábado), em outros lugares ao redor do mundo.

Ele disse que nossa igreja estava indo ter com aquelas pessoas e calmamente tentando trazê-los para dentro, sem fazer disso uma questão pública do Sábado Bíblico.

Ele disse que Satanás pode usar isto (publicidade do Sábado) para causar divisão na nossa igreja, porque nossa abertura em anunciar o Sábado Bíblico ao mundo era diferente daquela usada pela Igreja Adventista.

Ele disse que ao fazermos isso iria obstruir o trabalho da igreja, porque com isto conclui-se que a Igreja Adventista não estaria seguindo o acordo.

Ele disse, “Nós sabemos o que estamos fazendo. Você deveria orar por isto. Você deveria fazer da forma que estamos fazendo.” Com isto ele quis dizer que nós deveríamos proclamar o Sábado calmamente, da forma que eles estavam fazendo.

Ele disse, “Viu você alguma vez Cristo dizer algo que ofenderia alguém?”

Eu respondi que as palavras que estávamos usando em nossas publicações eram da Bíblia e do Espírito de Profecia. E as palavras citadas do Apocalipse eram palavras de Cristo em vermelho destacadas na Bíblia.

“Nós estamos fazendo isto porque temos uma ordem e outros também estão fazendo isto,” eu disse.

Por um momento na conversa, houve outras três importantes coisas que ______ _____ (o oficial da Divisão Norte Americana) disse para mim:

Primeira:

_____ ______ disse que, depois que aquela grande reunião entre as igrejas acabou, o Papa João Paulo II publicou seu chamado para todos guardarem o Domingo.

Segunda:

Durante nossa conversação, ______ _____ declarou que, naquela reunião, foi acordado que eles deveriam chamar as igrejas para virem para casa/lar  no ano 2000; e, que no ano 2001, haveria um teste.

Terceira:

Ele disse, “Haverá um teste para ver quem na verdade vem ao lar e quem não vem.” Para isto eu respondi, “Que teste? “A Lei Dominical Nacional?” Com isto, ele somente encolheu seus ombros.

Minha esposa estava de pé comigo e ouviu toda conversação. Havia outro membro de igreja por perto que também ouviu tudo.

A primeira conversa havia acabado. Até agora, ele não parecia nervoso. Minha esposa e eu descemos as escadas para o lanche. Mais tarde, nós subimos às escadas; e, vendo-o, eu andei em sua direcção para falar-lhe novamente. Eu queria descobrir quando e onde aquela reunião tomou lugar. Mas agora sua atitude mudou. Quando me viu, ele ficou nervoso, muito alterado.

Quando eu perguntei afim de saber mais sobre aquela reunião de altos-dignatários, líderes de várias igrejas, ele rapidamente respondeu, “Não, não, eu não lhe vou dizer! Você que descubra isto; telefone para outras igrejas e encontre se puder! Eu não vou mais entrar neste assunto!”

Então abruptamente virou-se e foi-se.

Com isto concluímos a declaração na primeira pessoa deste irmão que falou comigo no dia 7 de Abril de 1999, sobre uma conversação que ele teve com um oficial da Divisão Norte Americana no Sábado anterior (3 de Abril).

No telefone, o irmão-crente então perguntou-me se eu sabia desta reunião secreta  inter-denominacional das igrejas. Disse-lhe que os lideres de igrejas podem facilmente se reunir de maneira que seus membros nunca possam vir a saber.

O irmão ainda estava chocado pelo que o oficial lhe havia dito, e ele perguntou novamente como uma reunião desta envergadura poderia ocorrer – dos quais Protestantes, Católicos Romanos, e Líderes Adventistas pudessem estar presentes! Todo o processo parecia incrível para ele, apesar de que um oficial da divisão Norte Americana pessoalmente tivesse dito que isto tinha acontecido.

Eu respondi que, por causa de nossas ligações ecuménicas, isto poderia facilmente acontecer. Eu clarifiquei que meus recentes livros (A Igreja Adventista do Sétimo Dia/Envolvimento Ecuménicos com Vaticano, Vol. 1 e 2), documentam nossos fortes contactos com o Conselho Nacional de Igrejas desde pelo menos 1957, e como membros votantes em seus prestigiosos comités doutrinais desde 1965, e muito mais. Como resultado destes contactos ecuménicos, não somente tínhamos dado uma medalha de ouro para o papa em 1977 mas o papa tinha dado uma medalha para um de nossos líderes na mesma altura. Então houve aquela divulgação, pela Diocese da Igreja Católica Romana de Arkansas que um dos seus líderes havia discursado na Sessão de Indianápolis – porque a Conferência Geral tinha contactado o Vaticano directamente e pedido para eles enviarem um representante para este propósito (Arkansas Catholic, 29, Julho de 1999)! Tudo isto é discutido e documentado nos livros acima citados.

Portanto, as implicações desta descoberta são profundas! Nossa igreja tem se amarrado a si própria pelos acordos com outras igrejas e com o Vaticano em não pregar o Sábado Bíblico tão abertamente! Isto é espantoso!

Isto foi somente 4 dias depois da conversa com o oficial da igreja que eu falei pelo telefone com o indivíduo citado acima. A profunda expressão de uma preocupação sincera que ele expressou, bem como os detalhados aspectos da história proveu uma considerável verificação de que nós temos agora confrontado com um novo aspecto da profundidade da crise que tem tomado lugar em nossa denominação.

Impacto do Banimento de Nossa Doutrina

Olhando através da última (1999) edição do Yearbook da Igreja adventista do Sétimo Dia, eu encontrei o nome na lista do oficial da Divisão Norte Americana em um dos 20 “Serviços” subsidiados nesta divisão. No entanto, trabalhando como ele está naquele projecto-missão que afecta grandes áreas, é de se esperar que ele saiba do acordo sobre o Sábado, entre os Protestantes, Católicos, e Adventistas – então seu projecto (o qual é responsabilidade dele) será cuidadoso sobre quão evidente será proclamado o Sábado Bíblico.

Como você deve saber, a Divisão Norte Americana está localizada no prédio da Conferência Geral em Maryland. Ambas entidades tem o mesmo endereço, excepto por um número, e o mesmo número de telefone. Então eles trabalham bem juntos e partilham informações comuns.

Um pequeno conceito revelará que o acordo acima foi introduzido pela Conferência Geral em favor de nossa inteira missão e actividades mundiais, não pela Divisão norte Americana.

O facto de ter sido feita referência à rainha Elizabete (titular-cabeça da Igreja da Inglaterra) aponta para a natureza internacional deste acordo entre várias igrejas. A reunião pode ter ocorrido na Inglaterra em Lambeth Palace, a matriz oficial do Arcebispo de Canterbury. Na preparação de nossa documentação Adventistas do Sétimo Dia/ Envolvimento Ecuménico com Vaticano, Livros 1 e 2, eu percebi que Lambeth Palace e a matriz do Conselho mundial de Igrejas (Genebra, Suiça) são frequentes lugares de encontros de nossos líderes com oficiais de outras denominações. Por causa da menção específica da rainha da Inglaterra, Lambeth palace pode ter sido o local deste encontro internacional de líderes de várias crenças.

Vamos neste momento considerar o alcance e implicações do banimento doutrinal na promoção pública do Sábado Bíblico, que nossa própria Conferência Geral concordou.

A maioria dos seguintes pontos já tomaram lugar em nossas igrejas:

● Reduzir a ênfase nos esforços para o evangelismo público local e promover mais a forma Net de evangelismo. É significante que as reuniões “Net” ocorrem somente dentro dos prédios adventistas, e assim não podem estar sujeitos ao banimento.

● Apenas raramente e parcialmente deve-se mencionar a verdade do Sábado em nossas redes de rádios, (igreja-patrocinadora). Na sua maioria nos E.U.A. – VOP, FFT. Etc. pertencem à Divisão Norte Americana subsidiários e são facilmente controlados.

*Somente infrequentes menções da verdade do Sábado na revista Signes of the Times. Como você deve saber, o editor desta revista Marvin Moore é fortemente contra o conceito de que qualquer um pode vencer o pecado e obedecer à lei de Deus. Ele arranjou forma de nossas ” 27 Doutrinas Fundamentais” somente serem apresentadas uma ou duas vezes ao ano. Por isso mesmo parte de nossa verdade sobre Sábado Bíblico aparecerá em suas páginas somente raramente.

● Nenhum anúncio patrocinado pela igreja sobre o Sábado é para ser colocado nos jornais ou revistas seculares.

● Reduzir o número dos instrutores de Bíblia e evangelistas públicos pagos e suas conferências.

● Aumentar o número de mulheres pastoras. Mulheres ministras são muito menos apropriadas em iniciar esforços evangelisticos em suas igrejas ou em reuniões públicas. Elas são mais dedicadas em focar sua atenção a confortar os membros.

● Reduzir o número de sermões em pontos doutrinais apresentados em igrejas e acampamentos.

● Não publicitar nossas crenças especiais em nossa relação pública com a imprensa secular. Por exemplo, notificação pública pela Sessão da Conferência Geral deverá limitar-se a paradas, programas musicais à tarde, eleições de oficiais, visita a dignatários e outras denominações, etc.-  nunca expor nossas crenças e padrões.

● Não publicar a baixo custo edições em brochuras de nossos livros doutrinais – especialmente O Grande Conflito e outros do género (Bible Readings), e não publicar qualquer livro sobre o Sábado Bíblico ou que lhe dê tanta ênfase.

● Evitar mencionar o Sábado Bíblico, estado da morte, punição dos ímpios, verdade do Santuário, e nossos altos padrões de vida prática.  (O livro de Robert Odom sobre o estado da morte, submetido à Review & Herald no fim dos anos 80, foi rejeitado para ser publicado.)

Francamente, devido a este acordo secreto entre igrejas, estamos privando a igreja de suas crenças e padrões únicos. Ao invés da palavra de Deus, a Mensagem dos Três  Anjos, o Espírito de Profecia, as últimas advertências para a humanidade nestes últimos dias, e o chamado para pôr de parte todo o pecado e obedecer aos mandamentos de Deus; a atenção de nosso povo está sendo dirigida para as reuniões de entretenimentos, mulheres pastoras, e shows musicais. A mensagem é viver como você é, a intercessão acabou na cruz, e você não pode parar de pecar. É tempo de celebrar.

“Nós não estamos na liberdade de ensinar o que promoverá o padrão do mundo, ou o padrão da igreja, simplesmente por ser o costume praticado!”

19 Manuscript Release, 75.

“Muitos insistem que, unindo-se aos mundanos e conformando-se aos seus costumes, poderiam exercer uma  influência mais forte sobre os ímpios. Mas todos os que adoptam tal método de proceder separaram-se desta maneira  da Fonte de sua força. Tornando-se  amigos do mundo, são inimigos de Deus.”

Patriarcas e Profetas, pág. 607.

“A igreja não deve se rebaixar e tomar a posição do mundo e suas ideias, opiniões, e conceitos.” Review, 31 de Julho, 1894.

Fonte> Site Aconselho-te

Deixe um comentário

Tendência