A CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, é uma das maiores editoras adventistas do mundo. Vende centenas de títulos diretamente aos adventistas através das lojas adventistas espalhadas pelo país. O problema é que somente os adventistas conhecem essas lojas. Lembro que em 2002 uma não adventista estava muito interessada no livro O GRANDE CONFLITO que tinha visto em minhas mãos. Foi muito dificil explicar onde ela poderia comprar. Hoje temos mais facilidades. Os livros estão na internet, mas a maioria das pessoas odeiam ler mais do que 10 páginas na rede. Podem ser comprados no próprio site da Igreja, mas novamente parece que somente os adventistas parecem conhecê-lo.

A distribuição nacional de livros adventistas foi ignorada por causa do SUCESSO DA COLPORTAGEM [venda de livros de casa em casa por estudantes ou profissionais, chamados de Colportores]. A Igreja passou a fabricar livros especiais para esse segmento que não podiam ser comprados nem mesmo nos sites da Igreja. Ou você comprava dos Colportores ou ficava sem.

A Colportagem foi um sucesso sobrenatural. Milhares de famílias brasileiras possuem um livro ou uma revista adventista em casa e as vezes nem se dão conta. Nos meus dias de Colportor visitei uma familia Testemunha de Jeová que assinava 2 revistas adventistas.  Me pareceu, que elas não prestavam atenção ao que liam e não estavam muito concientes de que as revistas eram adventistas. Haviam assinado pela qualidade da publicação.

Livro Vida de Jesus: Exemplo de edição de luxo 
feita para a colportagem

Enfim, apesar de todo o sucesso, algo faltou: os livros adventistas raramente podem ser encontrados em livrarias comuns. Isso é um erro visto que alguns livros espíritas e católicos podem ser comprados em qualquer livraria. Mas nem mesmo essas religiões lançam todos os livros nas livrarias comuns. Apenas os Best Sellers ou os feitos para o público em geral. Por isso é imperativo que pelo menos 3  livros adventistas adentrem as livrarias comuns. Seria necessário confeccionar capas mais chamativas, o que seria um recurso que alcancaria a muitos. Um exemplo de como os adventistas perdem mercado por marcar bobeira é a ficção nacional A Batalha do Apocalipse que está vendendo bem ao redor do país:

A Batalha do Apocalipse: Livro não adventista de ficção

Esse é um livro que trata dos mesmos temas que a Igreja Adventista trata em seus livros, só que de maneira ficcional. Se O GRANDE CONFLITO estivesse sendo vendido com um titulo semelhante nas livrarias comuns, estaria fazendo o mesmo sucesso. E o melhor: entre pessoas que nem sabem o que é a religião adventista. Mas infelismente esses compradores que estão ávidos para ler sobre o apocalipse, acabam comprando um livro de ficção por não ter a opção de comprar um livro baseado em fatos e tendências reais e bíblicas.

Deixe um comentário

Tendência