Elbert Kuhn, à esquerda, assistente do presidente da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista aceita um certificado do Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, reconhecendo o programa de doação de sangue da IASD na região.

Um programa adventista do sétimo dia de doação de sangue ativo em oito países da América do Sul foi reconhecido pelo Ministério da Saúde do Brasil na semana passada por promover a doação de sangue no país.

Elbert Kuhn, assistente do presidente da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, representou o programa e recebeu o certificado numa cerimônia no Dia Mundial do Doador, 14 de junho, na Fundação Hemocentro de Brasilia.

O programa “Vida por Vidas” contribui para cerca de 3.500 mil bolsas de sangue doados anualmente no Brasil, afirmou Alexandre Padilha, ministro da saúde do país. O governo do Brasil costumava pagar às pessoas para doar sangue antes de Igrejas, clubes e outras organizações começaram a incentivar a doação regular, disse ele.

Lançado no sul do Brasil em 2006, “Vida Por Vidas” é supervisionada por jovens adventistas do Brasil.

Após ter atribuído a “Vida Por Vidas” um certificado de reconhecimento, Padilha e o coordenador geral do Brasil para sangue e seus derivados, Guilherme Genovez, enrolaram as mangas e doaram sangue. Isto marcou a primeira vez que um ministro da saúde doa sangue no país, disse um assessor.

O projeto “Vida Por Vidas” é de extrema importância por ter contribuído para o aumento do número de doadores voluntários que fornecem sangue saudável, com baixo risco de transmissão da doença”, disse Genovez. O Ministério da Saúde apóia a ênfase da Igreja sobre a “responsabilidade social envolvida no ato de doação voluntária de sangue”, acrescentou.

Entre 2003 e 2010, os transplantes de órgãos no Brasil aumentaram mais de 65 por cento, multiplicando-se a necessidade de transfusões de sangue no país. As diretrizes da Organização Mundial de Saúde sugerem que de 1,5 a 3 por cento da população de um país deve doar regularmente sangue para manter um suprimento adequado.

Fonte:  Adventist News

Deixe um comentário

Tendência