"Volte para a Igreja no Domingo"
A propagação NO OCIDENTE do conceito da sexta feira islâmica enfraqueceu TEMPORARIAMENTE a força do domingo católico na mente de muitos.
Até o final do século 20 as noções de islamismo eram raras no extremo ocidente (américas). O 11 de setembro de 2001 veio mudar tudo. Surgiram novelas e filmes sobre o assunto. Até o desenho os simpsons ganhou uma família islâmica!
Até a metade do século 20 os guardadores do sábado sofriam severa oposição no ocidente. “O Domingo é santo” se ouvia de circulos católicos e alguns protestantes. Na segunda metade do século, o secularismo e o mundanismo alteraram a percepção de muitos que simplesmente não se importavam mais com estas questões. Por fim, no início do século 21 o ocidente foi inundado de conceitos sobre o islamismo. E os católicos descobriram que não existia apenas adventistas que se opunham ao seu dia santo. Havia 1 bilhão de muçulmanos. É bem verdade que são poucos os países islâmicos em que a sexta feira é guardada rigidamente, mas …. o que queremos destacar neste artigo é que as pessoas ocidentais tomaram consciencia que existem 3 dias de descanso semanal no mundo: sexta, sábado [restrito a Israel e religiões] e domingo.
Com o fim do autoritarismo iraquiano e afegão a lei da sexta feira tende-se a ser relativizada em muitos lugares e dar lugar ao domingo ocidental. Mas por ora o domingo ocidental sofreu uma derrota MORAL esmagadora. Além dos dominicais descobrirem que existe a sexta feira do islã, também tem que suportar a grande maioria dos SHOPPINGS simplesmente lotados no “dia da família”.


Deixe um comentário