Olá, boa tarde

Meu marido passou por uma situação e queria saber se o que ele fez é pecado ou não:
Ele foi almoçar na casa de uns irmãos da Igreja e, subindo a rampa que dá acesso à casa, encontrou uma manga no chão e a apanhou para comer depois do almoço, como sobremesa. Os donos da casa disseram que o que ele fez é pecado, que ele não deveria pegar aquela fruta, pois era sábado. Gostaríamos de saber se o que ele fez é errado, do ponto de vista bíblico e se também é errado apanhar uma fruta do pé no dia de sábado para comer.

RESPOSTA

Olá amiga adventista. Seu email me deixou preocupado com a situação espiritual de alguns membros de nossa Igreja, que beiram o pensamento católico, ou seja, um pensamento que ignora principios bíblicos e o conhecimento de passagens bíblicas básicas.

Em primeiro lugar não foi pecado pegar a fruta que estava caída no chão e não seria pecado nem mesmo se seu marido tivesse subido no pé para pegá-la. Os Discípulos fizeram o mesmo em dia de sábado e os fariseus os acusaram da mesma maneira que os anfitriões do seu marido o fizeram:

(Mateus 12:1-5) – NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

O trabalho que é pecado no dia de sábado é o da agricultura comercial ou de subsistência familiar. Não simplesmente colher frutas de seu quintal, muito menos aquelas que caíram no chão! Deus tenha misericórdia que alguns adventistas não entendem princípios básicos da lei. Eles não serão capazes de explicar porque os pastores adventistas violam o sábado e ficam sem culpa. Basta ler a explicação de Jesus e veremos que os sacerdotes são os únicos que violam deliberadamente o sábado e ficam sem culpa. Por que será que eles violam o sábado? Certamente porque é o dia que mais trabalham!

Caso tenha dúvidas sobre qualquer coisa no sábado acrescente a palavra LUCRO financeiro na pergunta. Seu marido não teve nenhum lucro com a colheita da fruta. Seria pecado se ele tivesse ‘rapado’ a árvore e tivesse saído para vendê-las pela cidade. Se tivesse ‘rapado’ a árvore e tivesse doado as frutas para uma família pobre não seria pecado.

Mas a expressão “lucro” não se aplicam aos pastores que trabalham no sábado, obtém o salário mensal e ficam sem culpa. Agora Deus deseja que raciocinemos a razão disso.

Deixe um comentário

Tendência