Criança teve água nos pulmões e morreu a caminho do hospital em Chisinau, na Moldávia; padre é acusado de homicídio culposo.
Da BBC Imagem da TV local mostra o momento do batismo. (Foto: BBC)

Um padre da Moldávia está sendo investigado pela morte de um bebê que se afogou após ter sido submergido três vezes durante a cerimônia de batismo.
Familiares acusam o padre, Valentin Taralunga, da Igreja Católica Ortodoxa, de negligência ao prosseguir com a cerimônia apesar dos sinais de que a criança, de um ano e meio, estava se afogando na pia batismal.
Médicos da capital moldávia, Chisinau, diagnosticaram que o bebê morreu por afogamento. O padre está sendo investigado por homicídio culposo, punível com até três anos de prisão.
Ao prestar depoimento, o padre Taralunga negou as acusações e disse que obedeceu aos cânones religiosos que ensinam sobre a cerimônia de batismo.
A família repassou à polícia um vídeo amador do momento em que o religioso submerge a criança na água. O conteúdo do vídeo foi divulgado pelas TVs locais.
Entretanto, os investigadores que trabalham no caso disseram a uma delas, a Publika TV, que ainda é cedo para chegar a uma conclusão.
Na cerimônia católica ortodoxa, os padres tampam o nariz e a boca das crianças durante os curtos instantes em que elas são submergidas na água benta.
Um porta-voz da Igreja disse não recordar de semelhante episódio na história religiosa do país.
Logo após a imersão na água, o bebê é visto com dificuldades de respirar. Segundo testemunhas, minutos depois a criança começou a espumar pela boca e sangrar pelo nariz.
Levado para ser socorrido, o bebê morreu a caminho do hospital. O diagnóstico da morte foi ocorrência de água nos pulmões.
Fonte: BBC Brasil
Nota do Editor
Conquanto a forma de batismo da Igreja Católica Ortodoxa (diferente da seguida pela Igreja Católica Romana) seja a correta, a Bíblica, a idade está totalmente errada. Isso porque a Bíblia relaciona o recebimento do batismo com os seguintes atos de contrição, exercício do intelecto, fé e renúncia: a) Crer: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:16).
b) Aprendizado, Processo de Catequese ou Doutrinação Que Antecede o Batismo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado […]” (Mateus 28:19-20).
c) Arrependimento dos Pecados, Regeneração e Mudança de Vida: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o Dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).
Será que criancinhas inconscientes (bebês) sabem o que é a fé cristã, possuem um senso avaliativo da vida e do que é o pecado, podem arrepender-se, abandonar os pecados e tomar uma decisão de seguir a Jesus?
Comentando ainda sobre o batismo ocorrido no Pentecostes, lembra o seguinte: “O versículo 41 [Atos 2] contém uma descrição que não deixa margem para dúvidas quanto à necessidade duma decisão pessoal. ‘De sorte que foram batizados os que, de bom grado, receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas’.

Deixe um comentário