É consenso na Igreja Adventista do Sétimo Dia que a Mulher de Apocalipse 17 representa a Igreja Católica e os 10 reis, a Europa ou a totalidade do mundo que lhe entregará o poder na última geração.

Porém, nunca houve consenso do que seriam os 7 reis descritos em Apocalipse 17:9-11:

(Apocalipse 17:9) – Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.

A interpretação utilizada nos livros adventistas a este respeito não teve consenso. Ellen White e os pioneiros não diziam nada sobre essa passagem bíblica. Vejamos como os autores adventistas interpretam a passagem acima mencionada:

Stephen Bohr, por exemplo, crê que estes sete reis são sete impérios ou uniões de impérios que se sucederam em seqüência através da história: Babilonia, Medo-Persia, Grécia, Roma, Reinos Europeus, Papado fase 1 e Papado fase 2. [a] Antolín Diestre Gil faz uma identificação similar mas com algumas mudanças: Babilonia, Medo-Persia, Grécia, Roma, Papado, França revolucionária e Estados Unidos.[b] Outros três expositores: Loron Wade, Edgar Round e Mervyn Maxwell coincidem com a identificação que o anterior faz das primeiras cinco cabeças, mas crêem que a sexta e sétima cabeças poderiam ser, respectivamente, os Estados Unidos e a tríplice aliança,[c] ou o Comunismo e o Papado Restaurado,[d] ou o Papado com ferida de morte e o Papado recuperado.[e]
Mervyn Maxwell, o último dos expositores citados, menciona, também, a possibilidade de que a listagem comece com Egito em lugar de iniciar com Babilonia, dando como resultado a seguinte seqüência: Egito, Asiria, Babilonia, Medo-Persia, Grécia, Roma e o Papado.[f] D. Waterhouse, apóia este último ponto de vista mas crê que os dois últimos se fusionam na sexta cabeça e que a sétima se refere à segunda fase do papado.[g]
Existem outros expositores que, entendendo as sete cabeças como símbolo de totalidade e plenitude, não crêem que estas representam sete nações particulares senão que são símbolo de toda a oposição política ao povo e à causa de Deus através da história.[h]
Para terminar nossa listagem de aplicações, cabe mencionar dois pontos de vista que rompem com o esquema usado por todos os anteriores: O primeiro, exposto por Marvin Moore, assegura que as sete cabeças são uma coligação futura de religiões mundiais;[i] e o segundo, citado por Maxwell em seu livro, afirma que são “uma sucessão de sete papas do tempo do fim, como cabeças da igreja romana”.[j].
Devido à diversidade de pensamentos e à ausência de provas contundentes que aprovem ou recusem as respectivas aplicações desta profecia, a Organização da Igreja Adventista, optou por tomar a seguinte posição ao respeito:
“Em vista de que a Inspiração não indicou se deve entender-se que as sete cabeças representam sete nações particulares e não especificou nenhum momento desde o qual devem calcular-se, este Comentário considera que a evidência é insuficiente para garantir uma identificação dogmática delas… a interpretação da mensagem básica do capítulo felizmente não depende da identificação das sete cabeças”.[k]

Por causa da ausência de unanimidade, a  PROFECIA DOS 7 REIS ou a TEORIA  dos 7 Reis passou a ganhar uma espaço enorme na Internet. Se refere a idéia de que os 7 reis são os 7 últimos papas da História e não os impérios da profecia.

A explicação é bastante simples. Com a revolução francesa os papas foram destronados e somente voltaram a ser considerados REIS com a criação do Estado do Vaticano em 1929. Assim devemos contar 7 ou 8 Papas a partir de 1929 para chegarmos a última geração. Já estamos no sétimo Papa:
Como a  profecia diz que o OITAVO é um dos sete e vai para a perdição, a maioria dos defensores da Teoria passou a defender a idéia de que o Oitavo ou próximo Papa seria um demônio personificando João Paulo II. Será uma aparição sobrenatural que restauraria completamente o poder católico entre as nações:
Como muitos defensores dessa teoria se apresentam na internet como adventistas, muitos leitores de fora da denominação passaram a ver a teoria como essencialmente adventista. No entanto, esta teoria NÃO FAZ PARTE da doutrina da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo de criação recente e divulgada maciçamente via internet.
Se ela não se cumprir, o que é bem provável, prejudicará a imagem da igreja como um todo, pois mais pessoas entraram em contato com ela, do que com o ensinamento adventista tradicional.

Referências: Estudo – O últimos 7 reais

Site Worlds Last Chance

Referência das interpretações adventistas tiradas do estudo ‘os últimos 7 reis’:

[a] Profecias 2000, tema “A prostituta e suas filhas”. Conferência apresentada o 6 de março de 1999 na igreja Adventista de Palermo, Bogotá, Colômbia.

[b] O sentido da história e a palavra profética, volume 2, págs. 540-552, Clie.

[c] O futuro do Mundo Revelado no Apocalipse, pág. 210 , APIA.
[d] Toda a verdade a respeito das sete pragas postreras, pág.22 , Série Novo Milênio.
[e] Deus revela o futuro, tomo 2  , págs. 472-473 , APIA.
[f] Ide, pág. 471
[g] O dragão aquático de Apocalipse 17 . Idéia apresentada e ampliada por Stephen Bohr em seu compêndio de estudos proféticos, pág. 83
[h] Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia (CBA), tomo 7, pág. 867. ACES  (O Comentário não apóia esta aplicação, só a menciona).
[i] O Desafio do tempo final, pág. 216, APIA.
[j] Cita publicada em 1989 por Mervyn Maxwell em Deus Revela o Futuro, Tomo 2, pág. 471, APIA (O autor não apóia esta aplicação, só a menciona). Este ponto de vista foi apoiado recentemente, entre outros, pelo pastor Hugo Gambetta.
[k] Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, tomo 7, pág. 868. ACES.

5 respostas para “A Profecia dos 7 Reis não pertence a Igreja Adventista do Sétimo Dia”.

  1. […] São Malaquias e a Teoria dos 7 Reis Publicado em maio 24, 2010 por IASD No artigo sobre a profecia dos 7 Reis, vimos que ela não pertece e não foi criada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sua chance de […]

  2. […] Antes entenda que a Teoria dos 7 Reis não é doutrina oficial do adventismo. […]

  3. […] Ministério World Last Chance se tornou o principal propagador da sensacional TEORIA DOS 7 REIS que ao passar do tempo se mostrou […]

  4. Ufa! Estava procurando exatamente um post como este!

Deixe um comentário

Tendência