Em breve, a figura mais rentável do cinema brasileiro atual estará novamente nas telas. Depois do sucesso de “Chico Xavier”, que em três semanas de exibição já vendeu mais de 3 milhões de ingressos, o médium será revisitado no longa “As Mães de Chico Xavier”, que está em fase de filmagem no Ceará, com a direção de Glauber Filho e Halder Gomes.

No centro da história, no entanto, não está Chico, mas três personagens femininas. “O que liga o drama dessas mulheres é a figura do médium”, explicou o codiretor Glauber Filho, numa entrevista ao UOL Cinema. Uma delas é Ruth (Via Negromonte), cujo filho tem problemas com drogas, o que abala toda a família. A outra é Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta compensar a ausência do pai junto ao filho, cuidando dele excessivamente. E, por fim, Lara (Tainá Muller, de “Cão sem Dono”), que enfrenta uma gravidez indesejada.

Segundo Glauber Filho, que assina o roteiro com Emmanuel Nogueira, o longa foi inspirado no livro “Por trás do Véu de Isis”, do jornalista Marcel Souto Maior, também autor de “As Vidas de Chico Xavier”, que serviu de base para o longa de Daniel Filho. “Não é uma adaptação da obra original, foi apenas um ponto de partida. Fizemos pesquisas sobre pessoas que receberam cartas psicografadas, e, a partir daí, criamos três histórias ficcionais, mas que poderiam ser verídicas”, conta o codiretor e corroteirista. O que amarra essas histórias é a presença de um jornalista, que tem a missão de alavancar a audiência de um programa de televisão usando a figura do médium.

Filho acredita que o interesse do público brasileiro por filmes espíritas vai além da religião. “Creio que haja uma abordagem cultural mesmo. As pessoas querem ver esses filmes não apenas pelo aspecto religioso. O mundo, atualmente, está mais espiritualizado. Questões envolvendo mitologias, seres de outro mundo, sempre foram uma procura do ser humano”.

Para o codiretor, o cinema brasileiro parece, finalmente, estar se dando conta das possibilidades de novas temáticas e como isso pode atrair o público. “Estamos encontrando uma diversidade de temas, e isso graças à coragem que alguns têm para experimentar”, comenta Filho. Ele também aponta que filmes como “Chico Xavier” podem recuperar uma parcela de público que há anos abandonou os filmes nacionais. “Estamos com a chance de resgatar uma plateia que foi perdida. Pessoas que vão ver o filme pela temática e depois acabam pegando gosto pelas produções nacionais”.

Nelson Xavier, novamente, assume o papel do médium. Mas, conforme ele mesmo disse na época do lançamento de “Chico Xavier”, só aceitou porque não seria o protagonista do filme, mas um personagem secundário. “Sempre quisemos deixar bem claro que nosso filme não é uma continuação do filme do Daniel Filho, mas uma outra abordagem sobre um universo parecido”.

OBS do Blog: Satanás tem há muito estado a preparar-se para  um esforço final a fim de enganar o mundo. O fundamento de sua obra foi posto na declaração feita a Eva no Éden: ‘Certamente não morrereis.’ ‘No dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.’ Gên. 3:4 e 5. Pouco a pouco  ele tem preparado o caminho para a sua obra-mestra de engano: o desenvolvimento do espiritismo. Até agora não logrou realizar completamente seus desígnios; mas estes  serão atingidos no fim dos últimos tempos.” – Ellen White, O Grande Conflito, pág. 561 (escrito em 1888).

2 respostas para “Filmes espíritas podem recuperar público no cinema, diz diretor de “As Mães de Chico Xavier””.

  1. Esse foi o cara.
    Se os ditos cristãos tivessem 1% do amor deste homem, com certeza o Divino já tinha aparecido pra finalizar o processo.
    Quem falar mal de um homem destes certamente é o mais podre dentre os homo sapiens.
    E se um “seguidor de Satã”, como vocês afirmam, pode amar tanto a ponto de sacrificar sua própria vida em prol de pessoas que ele nunca viu nem conheceu, então este cristianismo de vocês é uma bosta e não serve pra nada, pois só falam de leis e regras e não sabem nem o mínimo do mínimo na pratica do testemunho de amor que o líder Jesus tanto ensinou!!!

  2. Caro Wagner, Chico Xavier pode ter sido um homem extremamente caridoso, porém a salvação em Cristo vai muito além disso. É preciso crer na redenção pelo sangue de Jesus, na mortalidade da alma, ser respeitador dos 10 mandamentos e aceitar o perdão de Deus para os nossos pecados. E pelo que me consta o espiritismo não respeita pelo menos 2 dos mandamentos, acreditam na imortalidade da alma e não crêem que Jesus é Deus. E são estas coisas que criticamos e não as obras caridosas que xavier fez. Até políticos corruptos fazem caridade. :\
    E antes de usar termos tão pejorativos para falar do cristianismo, vc deveria estudar mais sobre. Pois sua religião na minha opinião é pagã e extremamente satânica sim.
    Estude mais procure a verdade. A bíblia é a verdade de Deus.

    Abrçs
    Esaú F.F.B.

Deixe um comentário

Tendência