Oi, gostaria que voce me tirasse uma dúvida: poderia a light ou furnas funcionar sozinha no shabatt, pois nao ligo a energia de minha casa por considerar que eles (Light/furnas) trabalham para mim, caso eles pudessem deixar somente as máquinas funcionado nao veria problema em usufruir de seu uso. Penso para minha vida (independente das necessidades de uma cidade) que não posso usar a mão de obra alheia para o minha satisfação pois entendo que se vivessemos em um mundo que guardasse os mandamentos nenhum funcionário destas empresas trabalhariam neste dia e toda manutençao teria que ser feita antes ou pois shabatt, claro que considero todos os serviços essencias para vida necessários no dia do shabatt, porém todos deveriam usar um gerador de energia.

RESPOSTA

Não penso que seria possível uma grande hidreelétrica ou algo semelhante funcionar 24 horas sem nenhum funcionário. Se todos guardassem o sábado, mesmo assim, pontos essenciais como hospitais, fornecimento de àgua, energia elétrica e segurança pública, continuariam funcionando. O mundo seria diferente e seria feito uma organização diferenciada para que a mesma pessoa não trabalhasse todos os sábados. No antigo Israel haviam guardas  vigiando Jerusalém mesmo no sábado:

(Neemias 13:19) – Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.

Dessa maneira, num mundo de pecado, certas coisas precisam ser relativizadas. Jesus ensinou que é conforme a lei fazer o bem no sábado. Então é conforme a lei o médico trabalhar no sábado.

(Mateus 12:12) – […] É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.

Não vivemos em um mundo onde todos os que guardam o sábado moram em um pais separado. (como era em Israel). E mesmo no Israel Antigo guardas eram comissionados para trabalhar no sábado. Vc faz uma interpretação rígida da lei e leva em consideraçao que os funcionários de Furnas ou Itaipu trabalham para vc, mesmo sem o saber. A meu ver, não é necessário isso. Porque eles trabalham pra milhões de pessoas e não especificamente para você. São funcionários do Estado e não estão debaixo do seu senhorio. Basta que vc não pague sua conta de luz no dia de sábado. A meu ver não quebra o mandamento ter acesso a energia elétrica estatal.

A função do shabath não é apenas o descanso, mas a adoração ao criador. Se descansa mais tendo 10 horas de sono do que guardando o sábado. Porque alguns no sábado, se cansam dando estudos bíblicos para 3 pessoas diferentes ou pregando sermões em várias igrejas. E essas coisas não quebram o mandamento. Logicamente que descanso e adoração devem estar interligados no sábado e tudo deve ser feito com sabedoria.

Jesus nos lembrou que o trabalho sacerdotal no sábado não viola o mandamento (de ensino, pregação, conforto das ovelhas):

(Mateus 12:5) – Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

No entanto, apesar de nossa explicação, vc tem o direito de fazer uma interpretação mais rígida da lei, se assim lhe aprouver. Deus respeita o livre arbítrio de suas criaturas. E no final dos tempos, quem sabe vc não receberá o louvor de Deus pelo seu esforço especial?

8 respostas para “Pergunta de leitor sobre a guarda do sábado”.

  1. Engraçado meu pastor aconselhou minhas esposa a trocar plantão no sábado
    Não concordei com o conselho por que não esta condizendo com a Bíblia, pois este escrito que nem o seu servo, nem o seu forasteiro… Ao trocar o plantão estou colocando outra pessoa no meu lugar não é justo é desumano. Sei que preciso ter um equilíbrio no plantão aos sábados por isso tenho uma escala de somente um plantão no sábado no mês. Por não ter concordado com autoridade do pastor perdi todos os meus cargos. Agora vejo vocês escreverem que é licito um medico trabalhar no sábado que não transgride a lei. Quem esta com a verdade meu pastor ou vocês. Gostaria muito de umas respostas de vocês. Obrigado!

  2. Vamos mandar os médicos, os policiais, os vigilantes, os motoristas, os enfermeiros, os bombeiros, os funcionarios de hidroeletricas para casa no sabado, tudo estará resolvido.

  3. Olá Givanildo.
    Cremos que o sábado foi instituido na semana da criação (Gen2:1-3) como memorial da criação. Dia que o próprio Deus abençoou e santificou. Cremos também que somos justificados pela graça (Ef.2:8). Porém também cremos que aquele que está debaixo da graça deve viver uma vida de obediência a Deus e guardar os mandamentos de Deus entra nesse processo (1º João 2:4 e 5:2). Deus deve ser adorado todos os dias, mas há um dia que o próprio Deus separou dos demais para fins santos e este dia chama-se sábado. Nesse dia o foco principal não deve ser nossos trabalhos seculares ou nossa faculdade, mas sim as obras santas, ou seja, visitar doentes, dar estudos bíblicos, levar salvação e cura, assim como Jesus.

    As atividades que vc citou como medicos e enfermeiros, não afronta o sábado (Mateus 12:12).

    “Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também “( Joao 5:17).

    Ao lermos o contexto observamos que o ponto cental da discussão é o fato de Jesus ter curado um paralítico no sábado. Isso era uma afronta aos rabinos! eles criaram diversas leis baseadas em tradições de homens que nunca Jesus aprovou, pelo contrário repreendia tais práticas (Mateus 15:3,9). Ao curar aos sábados Jesus não quebrava o mandamento, pelo contrário, sempre andou conforme o mandamento do Pai (João 15:10)

    E por fim em relação a policiais por exemplo, lembre-se que havia sentinelas em Israel até nos sábados (como o artigo acima mostrou)

    Se você ler o mandamento do sábado (Êxodo 20:8-11) perceberá que ele enaltece Deus como Criador e Senhor de todas as coisas!

    “…Por que em seis dias fez o Senhor os céus e a terra o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou, por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou” (êxodo 20:11)

    .Se todos guardassem o sábado Deus certamente iria prover todas as coisas, afinal Ele é ou não Deus?

    Um abraço

  4. Boa tarde irmãos, Sou adventista do sétimo dia(eu fazia perguntas aqui antes de me batizar), estou com dúvidas com relação ao sábado, hoje moro com meus parentes, e deles dependo financeiramente, eles não são adventistas, são católicos, meu tio e minha tia, aqui trabalha uma empregada domestica, e ela trabalha aos sábados, ela é quem faz a comida (café da manhã, almoço e jantar) eu me senti um hipócrita dizer que guardo os sábados e comer do trabalho dela, então parei de comer as coisas dos frutos do seu trabalho. Meu amigo, também estar da mesma forma é adventista mas come do trabalho da empregada contratada pelos seus parentes, será que estou sendo legalista, me desviando para esquerda ou para a direita?

    Já outra coisa, não é bem sobre o sábado, mas aproveitando o ensejo eu sou bom com desenhos, e escultura, é errado fazê-los? porque eu entendo que o mandamento de Êxodo 20:4-5

    ” Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
    Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus,[…]”

    Bem aqui são vários mandamentos como complementos um do outro? por exemplo,
    1 não farás para ti imagem esculpida nem imagem alguma do que há em cima do céu nem embaixo da terra nem nas águas debaixo da terra. (não fazer imagem de jeito nenhum)

    no sentido de que não se deve adorar mas pode fazer? ou no sentido de que não se deve fazer, para as pessoas não adorar-las?

  5. João, o mandamento do sábado diz que apenas controlamos “nossas filhas, filhos, servos, servas, animais e o estrangeiro que hospedamos em nossa casa”. (Êxodo 20:8-11). Não temos poder sobre nossos pais, avós e nem sobre empregados que não pagamos. Você deve ser jovem ainda, não trabalhar, então as responsabilidades da guarda do sábado são menores para você do que para quem trabalha e tem filhos e empregados. Tome cuidado para não se impor regras que Deus não pediu e não existem na Bíblia. Mas se minha familia tivesse uma empregada que trabalhasse no sábado e meu pai não adventista a pagasse, eu evitaria comer de sua refeição feita no sábado, deixando pronto a minha própria no “dia da preparação”. Cada cabeça a sua sentença, acreditando que nossas cabeças são guiadas pelo Espírito Santo. Busque mais orientações com pessoas na Igreja.

    Em relação às imagens de escultura, cremos que a ordem de Deus é não fazer deuses de pedra, prata ou ouro e não lhes render homenagem. Qualquer pessoa que receba homenagem através de imagem (Iemanjá, Santo Antonio etc) são chamados na Bíblia de ÍDOLOS. Mas é permitido fazer imagens, pinturas desde que não seja com o objetivo de adoração ou veneração ou lhe render orações e homenagens. Um exemplo são as cortinas do templo de Salomão que eram desenhadas com anjos. E as imagens de anjos que ficavam junto com a arca da aliança.

    Seria muito bonita uma igreja adventista decorada com imagens dos 12 apóstolos. Mas porque isso não é feito? Porque os católicos não entenderiam a diferença. Muitos protestantes se escandalizariam etc. E pior do que tudo: algum adventista fraco de entendimento bíblico poderia se ajoelhar perante a imagem de Pedro e dizer: “me arranja um casamento”. “Deus não me ouve, então quem sabe um desses apóstolos não me ouviria”? É por conta da ignorância do povo que as coisas lícitas não são feitas. Quando o ser humano deixa-se levar pelo sentimentalismo, ele esquece toda a doutrina. Por exemplo; os santos não foram ainda ressuscitados. somente serão ressuscitados no último dia. E apenas Deus é capaz de ouvir orações (onisciente, onipresente). Mas para quem quer se dirigir a um idólo, nenhuma explicação bíblica importa. Por causa da fraqueza humana certas coisas tem que ser evitadas.

  6. Bem, então vou continuar a não comer da comida feita pela empregada no sábado, ou mesmo pedirei a ela para preparar meu prato na sexta, e eu esquentarei no sábado. Mas em outro caso, se meus parentes, comprarem alimento no sábado, penso na mesma situação da empregada, sinto que não devo comer.
    Valeu por mais uma vez me ajudar, abraços.

  7. ….. Então, achei por acaso (se é que acaso existe) o programa pela internet “Na Mira Da Verdade” (do professor Leandro Quadros, muito bom ele, não?) e me despertou novamente a vontade (ou acendeu uma pequena chama de fé, do que restou) de me converter. …..Tenho uma pergunta baseada na primeira pergunta já feita, logo no topo acima;

    – E quanto ao pagar passagens de ônibus, metrô e taxi para ir até a igreja no dia de sábado? Não estaria sendo cúmplice do pecado do outro? (cf. 1 Tim. 5:22).

    Aproveitando:

    – Será que em Lucas 20:36 diz que os anjos não morrem? – Cômo fica a doutrina aniquilista neste ponto?

    Muito obrigado….

    Christian.

  8. Olá Christian, alguns guardadores do sábado evitam pegar ônibus, metro ou Taxi para ir para a igreja no sábado. Mas os que vivem nas capitais acabam usando meios de transporte senão não teriam como ir na Igreja. Argumentos contrários e a favor existem… mas o SENHOR julgará cada caso. Não tenho resposta.
    Lucas 20:36 diz que os anjos não morrem. De fato, os anjos que caíram estão vivos até hoje. Porém, a imortalidade dos anjos que pecaram será retirada como ensina Ezequiel:

    Você foi ungido como um querubim guar­dião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando. Ezequiel 28: 14-18. Versão em Português: Nova Versão Internacional

Deixe um comentário

Tendência