Oi, gostaria que voce me tirasse uma dúvida: poderia a light ou furnas funcionar sozinha no shabatt, pois nao ligo a energia de minha casa por considerar que eles (Light/furnas) trabalham para mim, caso eles pudessem deixar somente as máquinas funcionado nao veria problema em usufruir de seu uso. Penso para minha vida (independente das necessidades de uma cidade) que não posso usar a mão de obra alheia para o minha satisfação pois entendo que se vivessemos em um mundo que guardasse os mandamentos nenhum funcionário destas empresas trabalhariam neste dia e toda manutençao teria que ser feita antes ou pois shabatt, claro que considero todos os serviços essencias para vida necessários no dia do shabatt, porém todos deveriam usar um gerador de energia.
RESPOSTA
Não penso que seria possível uma grande hidreelétrica ou algo semelhante funcionar 24 horas sem nenhum funcionário. Se todos guardassem o sábado, mesmo assim, pontos essenciais como hospitais, fornecimento de àgua, energia elétrica e segurança pública, continuariam funcionando. O mundo seria diferente e seria feito uma organização diferenciada para que a mesma pessoa não trabalhasse todos os sábados. No antigo Israel haviam guardas vigiando Jerusalém mesmo no sábado:
(Neemias 13:19) – Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.
Dessa maneira, num mundo de pecado, certas coisas precisam ser relativizadas. Jesus ensinou que é conforme a lei fazer o bem no sábado. Então é conforme a lei o médico trabalhar no sábado.
(Mateus 12:12) – […] É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.
Não vivemos em um mundo onde todos os que guardam o sábado moram em um pais separado. (como era em Israel). E mesmo no Israel Antigo guardas eram comissionados para trabalhar no sábado. Vc faz uma interpretação rígida da lei e leva em consideraçao que os funcionários de Furnas ou Itaipu trabalham para vc, mesmo sem o saber. A meu ver, não é necessário isso. Porque eles trabalham pra milhões de pessoas e não especificamente para você. São funcionários do Estado e não estão debaixo do seu senhorio. Basta que vc não pague sua conta de luz no dia de sábado. A meu ver não quebra o mandamento ter acesso a energia elétrica estatal.
A função do shabath não é apenas o descanso, mas a adoração ao criador. Se descansa mais tendo 10 horas de sono do que guardando o sábado. Porque alguns no sábado, se cansam dando estudos bíblicos para 3 pessoas diferentes ou pregando sermões em várias igrejas. E essas coisas não quebram o mandamento. Logicamente que descanso e adoração devem estar interligados no sábado e tudo deve ser feito com sabedoria.
Jesus nos lembrou que o trabalho sacerdotal no sábado não viola o mandamento (de ensino, pregação, conforto das ovelhas):
(Mateus 12:5) – Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
No entanto, apesar de nossa explicação, vc tem o direito de fazer uma interpretação mais rígida da lei, se assim lhe aprouver. Deus respeita o livre arbítrio de suas criaturas. E no final dos tempos, quem sabe vc não receberá o louvor de Deus pelo seu esforço especial?


Deixe um comentário