Olá! Sou adventista do sétimo dia e moro em Rondônia.
Tenho uma dúvida sobre a Páscoa. Siga o raciocínio e faça as correções se houver erros. Preciso entender plenamente a verdade.
I) No Antigo Testamento, em Nm 9:3 (e outras passagens relacionadas) ensina que a Páscoa era comemorada à tarde (Ex 12:6; Nm 9:11, etc) do dia 14 do primeiro mês (Abibe / Nisan) para o dia 15 (Nm 28:17). No dia seguinte à Páscoa, isto é, no dia 15, à tarde, iniciava a Festa dos Pães Asmos (Lv 23:6) e durava 7 dias, ou seja, iria até ao dia 21 desse mesmo mês (Ex 12:18).
II) Agora no Novo Testamento, um pouco antes da morte de Cristo, os discípulos foram, após a ordem do Mestre, preparar o local para a última Páscoa que Ele comeria. Porém, conforme Mateus 26:17 e Marcos 14:12, esse dia já era o primeiro dia dos Pães Asmos, ou seja, dia 15 de Abibe. Concluí-se, então, que eles comeram a Páscoa no dia 15 e não no dia 14, conforme ensina o Antigo Testamento.
Naquela noite, agora já sendo dia 16 (pois o sol já havia se posto e, portanto já era, biblicamente falando, o dia da preparação) como sabemos, Jesus foi aprisionado no Getsêmani (Mt 26:36 a 56). Como ele permaneceu apenas aquela noite preso e a Bíblia ensina que o dia após a morte dEle já seria o sábado (Lc 23:53 a 56), concluímos facilmente que os discípulos comeram a Páscoa com Cristo no dia anterior ao dia da preparação, ou seja, os discípulos comeram a Páscoa com Jesus na noite de quinta-feira para sexta-feira.
PRIMEIRA PERGUNTA: o dia realmente que os discípulos comeram a Páscoa foi mesmo do dia 15 para o 16 (um dia atrasado) ou há algum erro na tradução ou outro equívoco? Por favor, justifique-se caso você afirme que eles comeram a Páscoa na noite do dia 14 (pois essa afirmação, ao menos aparentemente, contraria Mt 26:17 e Mc 14:12).
SEGUNDA PERGUNTA: a sexta-feira em que Jesus Cristo morreu, então, conforme a sua resposta anterior, foi dia dia 15 ou 16 do mês de abibe?
Essa dúvida é de suma importância para mim e gostaria que seja respondida.
Obrigado!
Seu trabalho é muito importante para todos!
Deus os abençoe!
Obrigado!
Clayton Daniel.
Resposta:
Vou responder uma premissa antes:
PREMISSA À QUESTÃO:
“Conforme Mateus 26:17 e Marcos 14:12, esse dia já era o primeiro dia dos Pães Asmos, ou seja, dia 15 de Abibe. Concluí-se, então, que eles comeram a Páscoa no dia 15 e não no dia 14, conforme ensina o Antigo Testamento.”
RESPOSTA: A premissa aqui está errada, pois o Antigo Testamento não ensina que a Páscoa era comida no dia 14.
O que ocorria no dia 14 era a morte do Cordeiro Pascal – Exodo 12.6, o qual era comido somente após o Pôr do sol, no dia 15. Então, no dia 14, quinta-feira, antes do pôr do sol, os discípulos prepararam a Páscoa. Depois do pôr do sol, o que seria nossa quinta feira à noite, eles COMERAM a páscoa, no dia 15, conforme Exodo 12.8.
O cordeiro era comido junto com os pães asmos. Toda festa dos pães asmos era chamada de Páscoa, por aglutinação.
Esse “primeiro dia dos pães asmos” incluía o dia 14, de dia, e o dia 15, após o pôr do sol.
Veja que Exodo 12.6 e Lev. 23.5 dizem que o cordeiro era morto no dia 14, à tardinha, ou seja, do dia 14 para o dia 15, justamente no pôr do sol.
Deut. 16.6 é mais específico: “sacrificarás a Páscoa à tarde, ao pôr do sol”.
Não pode ser diferente, pois Cristo cumpriu toda a Lei, conforme Mat. 5.17. Os discípulos prepararam a ceia no DIA EXATO prescrito pela lei. Confira Lucas 22.7:
CHEGOU o dia dos pães asmos, EM QUE SE DEVIA imolar a páscoa.
“PRIMEIRA PERGUNTA: o dia realmente que os discípulos comeram a Páscoa foi mesmo do dia 15 para o 16 (um dia atrasado) ou há algum erro na tradução ou outro equívoco? Por favor, justifique-se caso você afirme que eles comeram a Páscoa na noite do dia 14 (pois essa afirmação, ao menos aparentemente, contraria Mt 26:17 e Mc 14:12).”
RESPOSTA: Comeram os pães asmos no exato dia designado para comerem pães asmos, ou seja, no primeiro dia dos pães asmos, dia 15, após o pôr do sol de quinta feira, situado entre o dia 14 e o dia 15 de abib.
Não houve erro de tradução. É que toda aquela quinta feira, antes e depois do pôr do sol (14 e 15 de abib) era chamada de primeiro dia dos pães asmos.
Observe que Marcos 14.12 diz que eles imolavam a páscoa no primeiro dia dos pães asmos, mas ela só era comida à noite.
Então os discípulos fizeram os preparativos no dia exato em que o Cordeiro era morto, no dia 14, antes do pôr do sol. A santa ceia foi no dia 15.
Veja que Lucas 22.7 chama de páscoa o primeiro dia dos pães asmos. Toda a festa dos pães asmos, os 7 dias, era conhecida como Páscoa, embora fosse duas coisas diferentes. A justificativa está em LUCAS 22.1:
“Aproximava-se a festa dos pães asmos, que se chama a páscoa”.
Aquele sábado, 16, era grande (João 19.31) porque seguia o sábado cerimonial do dia 15, sexta-feira. Grande por 2 razões:
1. Era um sábado em meio à festa dos pães asmos.
2. Era um sábado que seguia o sábado cerimonial.
Os sacerdotes provavelmente ainda não tinham comido a páscoa porque estavam preocupados em prender Cristo. Ademais, na época eles seguiam o calendário lunar. O dia 15 de abib coincidia com a lua cheia. O primeiro dia do mês, a neomênia, era determinado pelo primeiro traço de lua nova em Jerusalém (primeiro fio crescente de lua). Como havia muitos judeus estrangeiros que vinham para Jerusalém comemorar a páscoa, os sacerdotes esperavam um dia a mais, pois os judeus de outros lugares viam a lua nova com um dia de atraso.
Alguém pode dizer: “como os sacerdotes mataram Cristo num sábado cerimonial?”
Ocorre que eles não davam muita importância ao sábado quando um interesse político estava em jogo. Veja que Caifás e sua turma foram a Pilatos pedir a guarda romana já no dia de sábado (Mateus 27.62).
“SEGUNDA PERGUNTA: a sexta-feira em que Jesus Cristo morreu, então, conforme a sua resposta anterior, foi dia 15 ou 16 do mês de abibe?”
RESPOSTA: Cristo morreu no dia 15 de abibe, ainda na parte clara do dia. Foi sepultado um pouquinho antes do pôr do sol, quase já no dia 16 de abib, na sexta-feira. A maioria afirma que Cristo morreu no dia 14, baseados só no fato de que Caifás ainda não tinha comido a páscoa.
Ocorre que a morte de Cristo, no dia 15, é a garantia de LIBERTAÇÃO da escravidão do pecado. Cumpre uma profecia. A pão asmo era tipológico e profético. Os hebreus só saíram do Egito, com LIBERDADE, no dia 15 de abib – Veja Números 33.3.

Deixe um comentário