
Os condimentos, tão freqüentemente usados pelos mundanos, são prejudiciais à digestão. […]
Os condimentos são prejudiciais em sua natureza. A mostarda, a pimenta, as especiarias, os picles, e coisas semelhantes, irritam o estômago e tornam o sangue febril e impuro. O estado de inflamação do estômago do bêbado é muitas vezes pintado para ilustrar os efeitos das bebidas alcoólicas. Condição semelhante de inflamação é produzida pelo uso de condimentos irritantes. Dentro em pouco a comida comum não satisfaz o apetite. O organismo sente necessidade, forte desejo de alguma coisa mais estimulante.
Condimentos e especiarias usados no preparo do alimento que vai para a mesa, ajuda a digestão tanto como o chá, o café e a bebida supostamente auxiliam o trabalhador a executar sua tarefa. Desaparecendo os efeitos imediatos, a produtividade das pessoas cai abaixo do normal na mesma proporção que subiu acima do normal, nível quando estimuladas por essas substâncias. O organismo é enfraquecido. O sangue é contaminado, e a inflamação o seguro resultado.
As especiarias irritam a princípio as tenras mucosas do estômago, mas no final destroem a natural sensibilidade dessa delicada membrana. O sangue se torna febril, despertam-se as propensões animais, ao passo que as faculdades morais e intelectuais são enfraquecidas, e tornam-se servas das paixões inferiores.
Fonte: Ellen White, Conselhos sobre Regime Alimentar, 339.

Deixe um comentário