tristeza e masturbação

Confira abaixo uma coleção de citações dos Testemunhos inspirados sobre a masturbação, uma prática mundana de ambos os sexos e que Deus revelou muita informação importante sobre ela.

Os textos foram copiados sem nenhuma adição ou comentário.

Fontes: Ellen G. White, Conselhos Para a Igreja, 109 a 114; Testemunhos Seletos, vol. 1, 256 a 263; Orientação da Criança, 444 a 446.

Jovens e crianças de ambos os sexos se entregam à masturbação, e praticam este repulsivo vício, destruidor da alma e do corpo. Muitos professos cristãos acham-se tão embotados pela mesma prática, que suas sensibilidades morais não podem ser despertadas para compreender que isto é pecado, e que se nisto continuam, os seguros resultados serão completa ruína do corpo e da mente. O homem, o ser mais nobre da Terra, formado à imagem de Deus, transforma-se em animal! Faz-se grosseiro e corrupto. Todo cristão terá de aprender a refrear as paixões, e a ser regido por princípios. A menos que assim faça, é indigno do nome de cristão.

Alguns que fazem alta profissão de fé, não compreendem o pecado da masturbação e seus seguros resultados. O hábito longamente arraigado lhes tem cegado o entendimento. Eles não avaliam a excessiva malignidade deste degradante pecado que lhes enerva o organismo e destrói a energia nervosa do cérebro. Os princípios morais são demasiado fracos quando em luta com um hábito arraigado. Solenes mensagens vindas do Céu não podem impressionar fortemente o coração não fortalecido contra a condescendência com esse degradante vício. Os sensitivos nervos do cérebro perderam o saudável tono devido à estimulação doentia para satisfazer um desejo não natural de satisfação sensual.

Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente. Em atenção a isto, como é importante que pastores e povo que professam piedade se apresentem limpos e imaculados quanto a tal vício degradante da alma!

Minha alma se tem curvado em angústia, ao ser mostrada a débil condição do professo povo de Deus. A iniqüidade é abundante e o amor de muitos esfria. Não há senão poucos professos cristãos que consideram esse assunto em seu devido aspecto, e que mantêm sobre si mesmos o justo governo quando a opinião pública e o costume os não condena.

Quão poucos refreiam suas paixões por se sentirem sob obrigação moral de fazê-lo, e porque o temor de Deus está diante de seus olhos! As faculdades mais elevadas do homem são escravizadas pelo apetite e por paixões corruptas.

A ociosidade leva à condescendência com hábitos corruptos. O trabalho não cansa e consome a quinta parte do que o faz o pernicioso hábito da masturbação. Se o trabalho simples e bem regulado aborrece vossos filhos, estai certos, pais, de que há alguma coisa mais que lhes está enervando o organismo e produzindo uma sensação de constante cansaço. Dai trabalho físico a vossos filhos, que exija a atividade dos nervos e músculos. A fadiga resultante desse trabalho lhes diminuirá a inclinação para condescenderem com os hábitos viciosos. A ociosidade é uma maldição. Produz hábitos licenciosos.

Geralmente os pais não suspeitam que os filhos compreendem algo a respeito do vício. Em muitíssimos casos, os pais são os verdadeiros pecadores. Têm abusado dos privilégios matrimoniais e, pela condescendência, fortalecido suas paixões sensuais. E ao se fortalecerem estas, têm-se enfraquecido as faculdades morais e intelectuais. O espiritual tem sido superado pelo animalesco. Nascem crianças com tendências animais grandemente desenvolvidas, tendo-lhes sido transmitido o próprio retrato do caráter dos pais. … Os filhos nascidos desses pais quase que invariavelmente se inclinam aos repulsivos hábitos da masturbação. … Os pecados dos pais serão visitados sobre seus filhos, pois os pais lhes têm dado o estigma das próprias tendências licenciosas.

A prática de hábitos secretos certamente destrói as forças vitais do organismo. Toda ação vital desnecessária será seguida de correspondente depressão. Entre os jovens, o capital vital, o cérebro, é tão severamente submetido a esforço, em tenra idade, que há uma deficiência e grande exaustão, que deixam o organismo exposto a enfermidades de várias espécies.

Se a prática é continuada nas idades de quinze anos e daí para cima, o organismo protesta contra o prejuízo já sofrido, e continua a sofrer, e os fará pagar a pena da transgressão de suas leis, especialmente nas idades de trinta a quarenta e cinco anos, por muitas dores no organismo e várias doenças, tais como afecções do fígado e dos pulmões, neuralgia, reumatismo, afecções da espinha, enfermidades nos rins, e tumores cancerosos. Alguns dos delicados mecanismos da natureza cedem, deixando uma tarefa mais pesada para os restantes realizarem, o que lhe desorganiza o delicado arranjo, havendo freqüentemente repentina decadência física, cujo resultado é a morte.

A masturbação destrói as boas resoluções, o esforço fervoroso, e a força de vontade para formar um bom caráter religioso. Todos os que têm qualquer verdadeiro senso do que significa ser cristão sabem que os seguidores de Cristo estão na obrigação, como discípulos Seus, de trazerem todas as suas paixões, forças físicas e faculdades mentais, em perfeita subordinação à Sua vontade. Os que são controlados por suas paixões não podem ser seguidores de Cristo.

A força moral está excessivamente enfraquecida, ao entrar em conflito com hábitos estabelecidos. Os pensamentos impuros dominam a imaginação, e a tentação é quase irresistível. Estivesse a mente acostumada a contemplar assuntos elevados, a imaginação educada a ver coisas puras e santas e seriam fortalecidas contra a tentação.

Matéria do PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas – RS Casado com Andressa, mestre em educação.

12 respostas para “Masturbação: Conselhos Divinos”.

  1. Com o devido respeito à crença adventista, acredito que hoje em dia a medicina já descartou a possibilidade de que a masturbação cause “muitas dores no organismo e várias doenças, tais como afecções do fígado e dos pulmões, neuralgia, reumatismo, afecções da espinha, enfermidades nos rins, e tumores cancerosos”.

    Convenhamos que, se isso fosse verdade, a humanidade já teria sido dizimada. Seria melhor deixar de lado essa parte médica questionável e limitar-se aos argumentos morais e religiosos contra a masturbação.

  2. Esta prática é nociva sim. Eu tive alguns problemas e até hoje sofro com as consequencias. E se não cuidar do que come, não tem como vencer esse vício também.

  3. Como é possivel que a humanidade ainda viva em tamanha escuridão? Eu me pergunto. Tenho visto as doutrinas religiosas pelo mundo inteiro deturbar tudo que foi escrito. Criar significados esdruxulos e fanatizar seus discipulos com pensamentos totalitaristas, extremistas e autosuficientes. Pra mim todo culto radical ( que impõem regras a seus fieis) é uma fonte inacreditavel de ignorancia. E o pior! Alem de serem por si só ignorantes tentam sem parar trazer mais e mais ovelhas estupidas para seu rebanho. E isso só faz a humanidade andar pra traz. E sério eu poderia escrever um livro sobre vocês… Eu tenho pena.

  4. Prefiro acreditar no que disse a mensageira do Senhor sobre os malefícios da masturbação. É bom que o amigo Gazan saiba que nem sempre a medicina concorda com os ditames divinos porque grande parte dos médicos são materialistas, licenciosos e ávidos por satisfazer seus instintos animalescos e, claro, não podem ir contra aquilo que satisfaz seu ego, suas atitudes depravadas, suas paixões carnais. Não somos nós, os adventistas, que estabelecemos este ensino, e sim Deus em Sua Palavra que é a Verdadeira Luz para os homens. Tem o amigo certeza que não está contra um claro “assim diz o Senhor?” O mundo moderno não quer de forma alguma entender que os princípios de Deus se renovam a cada manhã e são eternos como Ele mesmo. Que a palavra do Senhor seja confirmada e estabelecida a cada dia mais e mais e que todo arrogante tagarela seja envergonhado. Mas Deus é Pai e pode dar o seu perdão. É só querer. Wilson Maia e Silva.

  5. Nada a ver uma coisa com a outra. Pateticamente sem nexo.

  6. a masturbação é um meio depreciativo de satisfação física, temos de viver para Cristo e com Cristo. Qnt a sua visão um tanto equivocada da realidade Sr. Gazan, só tenho q lamentar, pois a IASD não é extremista e sim altamente moderada, pois a moderação e o bom-senso é q levam uma pessoa a ser reta em seu caminho e segura em suas ações. Se vc considera uma sociedade deliberadamente irracional e animalesca avançada, é porque tende a impulsos dignos de um primata, sem ofensa mas a educação, a liberdade e o respeito são virtudes essenciais para se começar a pensar em evoluir como individuo e como sociedade, e vc agride as pessoas simplesmente por não enxergarem o mundo como vc.
    Perdão, mas foi vc qm mostrou claramente uma mente ignorante, arrogante e com uma total falta de discernimento religioso, sociológico e filosófico.
    Esaú F.F.B.

  7. Em tudo, em todo assunto é colocado a palavra do Senhor, porque o Senhor disse..Porque o Senhor falou…Ora, amigos vamos sair do jardim da infância espiritual, Deus não se manifesta e nunca se manifestou diretamente aos homens, isso demonstra o egoísmo e a particularidade dos Evangélicos arraigados á letra, como se Deus o Senhor do Universo, fosse um deus particular, exclusivo dos Evangélicos. Infelizmente esta é uma verdade que ainda não foi aceita. Os textos Bíblicos hoje devem ser intrepretados, como se fossem para um povo antigo, ignorante sem ainda á Luz do Evangelho de Jesus, que é eterna. Foram inspirados aos Profetas médiunizados da época. O que realmente importa é que o sexo não é sujo, como é suja a mente seuja dos homens. Não adianta estipular regras de conduta se a mente continua no caminho da perdição. Aliás não existe perdição e sim transtornos psíquicos de que os evangélicos tanto se esquecem, por que aliás estão voltados única e exclusivamente ás palavras do senhor que criaram para si, acreditam até conhecerem a intimidade D’Ele. O sexo é amor é troca de energia, quando praticado nos alicerces do amor nos transforma nos revitaliza, tendo por base a união e continuade dos seres, a masturbação é lícita dentro da moral de cada um, antes ela do que se praticar o sexo sem rumo e promíscuo, e principalmente sem se cogitar do gostar de fato, entre duas criaturas. Abs.

  8. Caro Arigon, primeiramente gostaria de lhe dizer q em nhm momento afirmei q Deus se manifesta e se revela apenas para os evangélicos. Deus se manifesta para cada ser humano, seja ele cristão, hindu, ateu ou seja la oq professa como fé ou falta de fé. E a sua afirmação de que Deus não é um Deus pessoal e íntimo é no mínimo incoerente se você se diz um cristão. Pois como Jesus, O Deus na maior plenitude junto do Pai e do Espírito Santo, viria a Terra que é imunda, nojenta e repugnante por culpa de nossos pecados, para morrer pela redenção destes para propiciar a salvação do ser humano ?
    É deplorável ver como vc deprecia a índole dos profetas, ao compara-los com médiuns q professam uma fé satânica e mentirosa.
    E vc esta certo ao dizer q o sexo não é sujo, mas não é sujo qnd dentro do casamento, pois feito de forma indiscriminada e animalesca é uma demonstração de falta de controle e índole cristã.
    A verdadeira doença do homem é o pecado, pois este causa o sofrimento, a mentira, o roubo, a animalização do ser humano. Enquanto não soubermos verdadeiramente exercermos o controle sobre nossa carne, o que deve governar o homem é o cérebro, a razão, o discernimento e não os impulsos carnais que depreciam a humanidade.
    E antes que alguém venha com filosofia barata de que a razão não pode conviver harmoniosamente com a fé, afirmo que sem a razão a fé não consegue se firmar e se alicerçar. A idéia de que há uma divisão entre estes dois aspectos é pobre e ignorante, A fé é considerada a ignorância por muitos pois é aplicada para tentar explicar o que a pobre e insignificante ciência humana não da conta e não tem competência para faze-lo.
    Abrçs amigo.
    Esaú F.F.B.

  9. O homem tem sua fraqueza na terra pois faz parte de sua natureza,mas se torna forte pois tem o conhecimento que os animais não tem, o caminho é estudar e escutar, ter um dialogo de comunicação, nos sabemos de quem devemos ter este conhcimento, claro que sim.
    onde o homem procura o caminho mais facil ( ou o caminho mais largo); pena que o caminho aparentimente mais facil pareca mais ter sentido par esta nosso natureza humana, mais ser humano é diferente de ser humanistico, rs!

  10. Esse texto é um total EQUIVOCO! A masturbação é saudável e muito benéfica e não destrói nenhum órgão do corpo humano. A medicina já disse milhares de vezes que a masturbação não é uma doença e não faz mal a saúde! A Adventista é uma igreja que é cheia de regras equivocadas e que não fazem o menor sentido. Nem a Adventista e nem igreja nenhuma poderá mudar a realidade de hoje, que é a que mais de 95% dos seres humanos, principalmente os homens, já se masturbaram. E não poderá também fazer os adolescentes como eu pararem de se masturbar, estou citando isso porque a adolescência é a fase em que as pessoas mais se masturbam. Eu tenho 14 anos, sou do sexo masculino, me masturbo todos os dias e nem ligo pra opinião dessas igrejas equivocadas e pra opinião dessas pessoas. Minha mãe é da Adventista e não se cansa de me convidar para fazer parte dessa igreja, mas eu não aceito, pois dentre uma das várias regras ABSURDAS dessa igreja, para ser membro da Adventista, não pode se masturbar, e eu não vou de JEITO NENHUM deixar de fazer uma coisa que eu gosto e que faz parte da minha adolescência só por causa de um “quisito/norma” equivocada (o) de uma igreja.

    Agora, eu sinto muito. Mas nenhuma igreja fará a humanidade parar de se masturbar. Milhares de pessoas vão nascer no mundo, e quando entrarem na adolescência, como eu, irão começar a se masturbar. ISSO NUNCA VAI PARAR!

  11. Primeiramente quero perguntar o porquê que as pessoas se masturbam? ué é para satisfazer as suas vontades. Vontade de fazer sexo? mas por que uma criança tem vontade de fazer isso? Não sei explicar. Quando eu era criança eu fazia isso, e nunca soube o porquê, ninguém nunca soube que eu fazia e nunca me repreenderam também, nunca ninguém me falou sobre esse assunto. Na adolescência eu tive problemas com isso, pois cada vez que eu fazia me sentia culpada depois, eu aprendi que isso fere nossos sentimentos. Sim eu sou adventista e acredito que Deus não impõe regras e não nos condena a perdição por isso. Ele está sempre pronto a nos ajuda, porque hoje eu sei que isso é um vício, e tenho a consciência que devemos fazer sexo no casamento, e se algum jovem faz desta prática ainda mais todos os dias não é só porque gosta, mas porque tornou-se escravo disso, e como vocês eu não gosto de ser escravo também. Cada vez mais eu não sinto vontade de fazer, e se você tem essa prática começa a ocupar sua mente com atividades legais, se sentir vontade vai ler um livro, correr, jogar bola, assistir um bom filme, vai ajudar as pessoas, porque a masturbação é derivação de pensamentos impuros, então peça a Deus que diminua essa vontade e aposto que logo isso deixará de ter graça pra você. :D

Deixe um comentário

Tendência