A maioria dos cristãos, principalmente os religiosos pentecostais que não foram ensinados sobre a divisão bíblica entre leis morais e cerimoniais, ficam surpresos ao descobrir que o Cristianismo possui duas leis rituais ou cerimoniais. As leis morais são eternas e permanecem para sempre (Exemplo: ‘Não matarás’). Já as leis cerimoniais são passageiras ou provisórias. Portanto estas duas leis cerimoniais do cristianismo são passageiras.
O livro da Igreja Congregacional “Os Vinte e Oito Artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo” no capítulo 24 declara:
Os ritos judaicos, divinamente instruídos pelo ministério de Moisés, eram sombras de bens vindouros e cessaram quando os mesmos bens vieram. Os ritos cristãos são somente dois: o batismo d’água e a Ceia do Senhor.”
Vamos estudá-los um a um.
1) A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor foi instituída como substituição a Ceia do Cordeiro de Páscoa. Da mesma maneira como a morte do cordeiro simbolizava a morte de Jesus, a ceia do Senhor faz o mesmo. Este rito porém, terá um fim:
(I Corintios 11:26) – Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Com a segunda vinda de Jesus (‘até que venha’), o rito da Ceia do Senhor terá um fim.
Jesus inclusive se auto impôs uma restrição. Disse que não beberia mais de suco de uva até que este rito terminasse para nós:
(Lucas 22:18) – Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
Isto possui um significado todo especial. Enquanto bebemos do suco da uva, aguardando sua vinda, Ele se abstém dessa fruta até que cumpra sua promessa de retorno.
2) O Batismo

Enquanto a Ceia substituiu a Páscoa Hebraica, o Batismo substituiu a circuncisão, sendo a comemoração da Ressurreição do Senhor:
(Colossenses 2:11-12) – No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;
– Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
(Romanos 6:1-5) – QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado [transgressão da lei], para que a graça abunde?
– De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado [quebra da lei], como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
– De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
– Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
O batismo, igualmente à Santa Ceia, não será mais necessário no mundo vindouro. Não haverão mais pecadores para serem batizados. Ninguem dirá ao próximo: “Conhece Jesus?” – pois todos o conhecerão pessoalmente:
(Hebreus 8:11) – E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Apelo a todos os evangélicos que acreditam que as santas leis de Deus foram abolidas, que estudem sobre a diferença entre a lei moral e cerimonial. E vejam que até mesmo o cristianismo possui leis cerimoniais. Jamais o “Não Matarás” ou o “Lembra-te do dia de sábado para o santificar” serão abolidos pois são leis morais que regem a vida e o descanso laboral. Mas o batismo e a santa ceia têm data pra terminar. Amén.
Observação: Vejam a guarda do sábado moral na Nova Terra em Isaías 66:22-23.
Adventismo em Foco.

Deixe um comentário