Um leitor chamado Jorge nos escreveu:

Gostaria de entender a passagem do livro mensagens escolhidas pag. 343-344, onde Ellen G. W. fala de casamento entre pessoas de cor diferente. estaria ela pregando racismo e preconceito? Tenho uma amiga que ao ler esta passagem ficou chocada e se decepcionou coma mensagem de Ellen G. W. falando que ela é uma profetisa falsa.
Aguardo respostas claras pra eu passar para minha amiga.

casal interracial

RESPOSTAS:

Olá Jorge, os conselhos de Ellen White contra o casamento entre pessoas negras e brancas foram dados dentro do contexto dos EUA no século 19. As pessoas que se envolvessem neste tipo de união poderiam ser assassinadas. Seus filhos seriam discriminados. Até a decada de 1960 este tipo de união era bem difícil nos EUA. Durante um bom tempo, os negros não pegavam o mesmo ônibus que brancos, nem iam ao mesmo teatro ou cinema.

A religião adventista não foi criada para ‘transformar a sociedade’ mas para preparar um povo pacífico para a volta de Jesus. Se os adventistas passassem a se envolver em polêmicas, isso perderia o objetivo. Um exemplo bíblico é o APÓSTOLO PAULO. Ele nunca condenou a escravidão, mas exigiu que os escravos fossem obedientes a seus donos:

(Colossenses 3:22) – Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

(I Timóteo 6:1) – TODOS os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

(Tito 2:9) – Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo,

Pedro avisa que até os maus senhores deveriam ser obedecidos:

(I Pedro 2:18) – Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos SENHORES, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.

O Novo Testamento nunca contesta a escravidão. Isso ocorre porque o Cristianismo não foi criado para fazer uma revolução social contra a escravidão. Por isso os escravos dariam bom testemunho de Cristo tendo uma obediência perfeita a seus senhores. Com o passar dos anos, o Espírito de amor levaria os senhores a rejeitar a escravidão. O cristianismo deseja MUDAR CORAÇÕES, por isso a mudança não começa por revoluções sociais, mas por dentro do ser humano.

Com o passar dos anos a discriminação nos Estados Unidos foi diminuindo e os conselhos de Ellen White perderam o sentido. Lembre-se que os conselhos de Paulo também perderam o sentido, devendo ser aplicados atualmente apenas entre trabalhadores assalariados e seus patrões.

Se Paulo tivesse escrito contra a escravidão; causaria grandes problemas para o cristianismo nascente. Os cristãos seria vistos como desordeiros e ‘terroristas’ e não como santos. Da mesma maneira o adventismo do século 19. Ao invés dos adventistas serem conhecidos como guardadores do sábado e os fundadores da Kellogs (alimentos saudáveis) seriam tidos como desordeiros. Ellen White poderia ter causado a morte de muitos casais interraciais [por assassinato] incentivando este tipo de união.

Espero que tenha respondido as dúvidas. Agora que a explicação foi dada, podemos ler os textos de Ellen White com outros olhos. Repare que a própria autora dá a explicação de sua posição [em negrito]:

Conselho Quanto ao Casamento de Brancos com Negros

Somos uma irmandade. Não importa qual o ganho ou a perda, temos de agir nobre e corajosamente à vista de Deus e de nosso Salvador. Que nós, como cristãos que aceitam o princípio de que todas as pessoas, brancas e negras, são livres e iguais, adotemos este princípio, e não sejamos covardes em face do mundo, e em face dos seres celestiais. Devemos tratar as pessoas não-brancas com o mesmíssimo respeito com que tratamos as brancas. E podemos agora, por preceito e pelo exemplo, ganhar outros para o mesmo procedimento.

Mas há uma objeção ao casamento de brancos com negros. Todos devem considerar que não têm o direito de trazer a sua prole aquilo que a coloca em desvantagem; não têm o direito de lhe dar como patrimônio hereditário uma condição que os sujeitaria a uma vida de humilhação. Os filhos desses casamentos mistos têm um sentimento de amargura para com os pais que lhes deram essa herança para toda a vida. Por essa razão, caso não houvesse outras, não deveria haver casamentos entre brancos e negros. Manuscrito 7, 1896.

Resposta a uma Pergunta

Sanatório, Califórnia, 7 de agosto de 1912

Prezado Amigo:

Em resposta a indagações quanto à conveniência de casamento entre jovens cristãos brancos e negros, direi que nos princípios de minha obra essa pergunta me foi apresentada, e o esclarecimento que me foi dado da parte do Senhor foi que esse passo não devia ser dado; pois é certo criar discussão e confusão. Tenho tido sempre o mesmo conselho a dar. Nenhuma animação deve ser dada a casamentos dessa espécie entre nosso povo. Que o irmão negro se case com uma irmã negra que seja digna, que ame a Deus e guarde os Seus mandamentos. Que a irmã branca que pensa em unir-se em casamento a um irmão negro se recuse a dar tal passo, pois o Senhor não está dirigindo nessa direção.

O tempo é demasiado precioso para ser perdido no conflito que surgirá em torno desse assunto. Não se permita que questões dessa espécie afastem nossos pastores de seu trabalho. O dar tal passo criará confusão e embaraço. Não será para o avançamento da obra ou da glória de Deus Carta 36, 1912.

O Senhor considera com compaixão as criaturas por Ele criadas, não importa a que raça pertençam. Deus “de um só fez toda raça humana para habitar sobre toda a face da Terra”. … Falando a Seus discípulos, disse o Salvador: “Vós todos sois irmãos.” Deus é nosso Pai comum, e cada um de nós é guarda de seu irmão. Review and Herald, 21 de janeiro de 1896.

Mensagens Escolhidas volume 2 p. 343-344.

.

Observação: O casamento entre brancos e negros não era fácil no século 19 e parte do século 20. O dificil seria ver seus filhos apanhando na escola, sendo discriminados. O dificil seria a esposa não poder pegar o mesmo ônibus que seu marido e nem frequentar o mesmo círculo social. Aguentar o xingamento dos vizinhos e o desdém da polícia. Ir no supermercado juntos? Humilhação na certa! O mundo era outro….tudo deve ser visto e analisado dentro do contexto de como era morar nos Estados Unidos nessa época.

Para mais: https://adventismoemfoco.com/2024/10/16/defesa-de-ellen-white-texto-escravagista-do-apostolo-paulo/

Atualizado em 2024:

https://adventismoemfoco.com/2024/12/19/o-trabalho-em-favor-dos-negros-dos-estados-unidos-por-ellen-white/

…….

SE É ASSIM EM 2024 IMAGINE EM 1880!! (MAIORIA DOS ESCRITOS DE ELLEN WHITE)

DEPOIMENTO DE BRASILEIRA nos EUA:

https://youtu.be/8m653bnHhwY?si=j-pmiVLraqcECjKU

Depoimento de americana. Não é crime racismo nos EUA

https://youtu.be/dENvU8MIgMA?si=HwpGPhyxQZT3MXpt

Leis de segregação, proibição de casamento e assassinato em caso de namoro entre brancos e negros

https://youtu.be/uPBo42d0pdo?si=thINmfpjwX7v9PJO

Não é seguro em 2025 negros andarem a noite em algumas cidades americanas

https://www.instagram.com/reel/DGa0PPwxRkk/?igsh=MTh6eHZoMXVmaWc2aQ==

#########

########

########

#########

######

34 respostas para “Ellen White e os Conselhos contra o Casamento Interracial”.

  1. Sim, vivia-se a escravatura e tudo que fosse preto era relegado para a humilhação, ( o livro a CABANA DO PAI DOTOMAZ é esclarecedor e já nesse tempo havia correntes de opinião para lutar contra o racismo) mas a visionária não teria tido a visão de que esteva a defender o racismo? Deus não lhe teria demonstrado que não era aquela melhor maneira de defender os negros, evitando o casamento entre branco/preto? Parece-me pouco consistente a explicação.

  2. Maria, faça suas mesmas perguntas em relação ao apóstolo Paulo. Ele tem declarações que nada defendem o fim da escravidão, mas parecem favorecer sua continuação [embora esta também não tenha sido a intenção]. A questão é que é muito fácil tirar tudo fora do contexto. E nem um livro de explicações pode consertar algo tirado fora do contexto.

    Satanás envenenou a mente de anjos de maneira muito fácil e nada do que Deus disse, fez eles voltarem para trás em sua rebelião. Foi necessário Jesus morrer para mostrar ao Universo a desgraça que é o reino satãnico na Terra. Tudo o que Ellen White disse pode ser facilmente tirado fora do contexto. Mas as pessoas não se perderão porque não escutaram ela, mas porque não escutaram Jesus, o Senhor do Sábado e Moisés, aquele que recebeu a Lei.

    O que eu quero dizer é que os criticos de Ellen White não são os que obedecem a Deus, mas os que violam a lei, os murmuradores e impenitentes. São justamente as pessoas que não resistem aos ensinos de Moisés e dos profetas. Estão em desacordo com a Bíblia.

    (Lucas 16:31) – Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, [que eram guardadores do sábado] tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

    Quer dizer, se um adventista ressuscitar um morto, isso não levará os presentes a guardarem o sábado, pois eles já não escutam Moisés e os profetas que mandam guardar o sábado. O mesmo aconteceu com os fariseus. Eles viram Jesus ressuscitando Lázaro e não O aceitaram mesmo assim. Porque em seus coraçoes já almejavam matá-lo quebrando os ensinamentos dos profetas que dizem: “Não matarás”.
    A maioria dos sacerdotes não rejeitaram Jesus da noite pro dia. Eles rejeitaram antes Isaías 53 (a morte do messias) e todos aqueles ensinamentos sobre Ele.
    Quando alguem rejeita Ellen White e o movimento adventista não rejeita da noite pro dia. Mas porque ignorou ensinamentos bíblicos [por relutância ou mero desconhecimento] por um longo tempo. Algumas pessoas nem precisaram de um estudo biblico para se convencer da verdade. Leram Moisés e os profetas e estes indicaram a Igreja Adventista. Leia Exodo 20. Estão lá os princípios adventistas. Vc tem em casa uma Bíblia que é adventista e nem sabe disso!!

  3. Avatar de manoel a. mariano
    manoel a. mariano

    Muitos se esquivam quando o assunto é polêmico. O jugo desigual é pouco compreendido e difundido (explicado) por muitos. Me parece claro o que Ellen White diz sobre o assunto. O casamento entre um branco e um negro, por exemplo, gera um jugo desigual, não resta dúvida. Ellen white aborda com clareza o aspecto social (que vale para os nossos dias também). Agora, vejo que existe outro aspecto, o psicologico, que deve ser salientado. Neste aspecto, do ponto de vista que envolve o emocional (racional), não creio (minha opinião), que possa existir entre um branco e um negra ou vice versa, uma relação harmoniosa (afetiva – no melhor sentido da palavra) sem que apareça o conflito (emocional, social, cultural, etc.). Me parece que um dos motivos que levam um relacionamento entre “diferentes” seria algo relacionado às “taras sexuais”, ou seja, a busca por prazer pelo “novo” (emocional). Conheço amigos brancos que exteriorizam sua “preferencia” por negras, deixando claro, que elas são mais excitantes sexualmente. Da mesma forma, mulheres dizem o mesmo com relação às suas prefencias com relação a procura por parceiros negros…Sei que o assunto é polêmico, mas precisamos abordá-lo sobre todos os aspectos que o envolve: emocional, social, espiritual, etc. Não creio que Deus aprove uma união que se caracterize pelo jugo desigual. Não sou racista!!!

  4. manoel, foi brilhante! em sua dissertação!

    e tem mais os filhos,
    to meio sem palavras!

    mais enfim os filhos, podem se sentir, desconfortavel com a situação!

  5. Creio que o senhor manoel foi infeliz em sua dissertação,. Acredito que temos que possuir e prepara o nosso espirito de justiça, longe do que manda esse mundo corruptivel, brancos de um lado e negros (menos favorecidos) de outro. Sou branco vindo de uma familia materna descendentes europeus, sou casado com uma “Mulher de Cor” vivo no que o Senhor diz nao acreditar, UMA RELÇAO HARMONIOSA, não casei com ela por ser Negra sexy, por “tara sexual” mas por algo que esta além desta ignorancia que o senhor acredita – O AMOR. Fico decepcionado em saber que ainda existe pessaos em querer cultivar o Preconceitol. Outra Meu Pai é negro Afrodescente e nem por isso sofri algum tipo de discriminação á nao ser por este texto o qual infelizmente que acabei de ler. O carater, a dignidade, a fé não está ligada a cor, ao nível social ou intelectual. Isso nao é um comentario baseado diretamente em textos biblicos mas num conjunto de lógico o qual obtive e aprendi ao longos desses anos na fé!! Um abraço a todos

  6. Avatar de Ana Hevilla Viana
    Ana Hevilla Viana

    Fiquei confusa em relação ao que diz Ellen White, e se todas as pessoas seguissem seus conselhos? O mundo até hoje viveria esse preconceito? E até hoje existiriam as paredes que separavam os brancos dos negros.? A violência permaneceria? Jesus quando esteve na terra não deixou de pregar a verdade, mesmo sabendo que seria morto por isso. Não seria o caso de Ellem White aconselhar as pessoas a enfretarem o preconceito? Ja que acredito que Deus não se alegrava com tamanha crueldade da época.

  7. Paulo não aconselhou que os escravos do Império Romano se rebelassem, mas servissem seus senhores com zelo. Isso tem haver com testemunho cristão. Se envolver em lutas sociais leva à derramamento de sangue. Deus a tempo certo condenará os senhores de escravos maldosos e os racistas.

  8. Manuel diz: “não creio (minha opinião)——– nao!! deve ser a minha, Luiz Claudio..afh!!——-, que possa existir entre um branco e um negra ou vice versa, uma relação harmoniosa (afetiva – no melhor sentido da palavra) sem que apareça o conflito (emocional, social, cultural, etc.).”

    Você simplesmente tocou o ápice do preconceito, do fanatismo e da alienação com os seus infelizes comentários. Dentre algumas poucas opiniões coesas e inteligentes, entre elas a do Silva, a sua foi realmente digna de pena e lástima. Pior ainda é ver um texto, tão carregado de pobreza intelectual e espiritual, ser apoiado por outro simplista de pensamento e sem opinião crítica, o Gustavo, que so pela falta de trato com as palavras não me surpreendeu seu posicionamento.
    Tamanha foi minha decepção ao ler seu texto, tenho sangue negro nas veias, como praticamente todo brasileiro. E isso veio provar a mim, mais uma vez, que a mentalidade estreita, como a sua, associada a uma religiao, pura em seus principios e verdadeira, é um grande perigo para a alma. Pese, pondere cada palavra que disse.
    Sou pardo, como dizem (não sou negro propriamente dito para muitos, mas me considero como um) e minha namorada é branca. Não namoro ela por ter “uma tara” por mulheres “branquinhas”, cara, e sim por termos um afeto, respeito e um carinho intenso pelo outro. Na verdade, dou essa resposta a voce, mais por piedade intelectual, para que aprenda a ser mais honesto com uma faculdade tao bela que Deus te permitiu: PENSAR. Cada palavra sua pode ferir as pessoas, certifique-se disso antes de sair falando qualquer pensamento vazio, injusto e desconexo que lhe passar pela cabeça. Que deus tenha piedade de voce e lhe de, e a mim tambem, mais um pouco de inteligencia.

  9. É um absurdo o comentário racista feito pelo Sr Manuel Mariano, é ridículo, leviano, bizarro e completamente irresponsável, qualquer relacionamento matrimonial inter-racial, ou não, tem certamente seus altos e baixo, mas daí, dizer que a felicidade de uma família está diretamente ligada a cor da pele do casal é o cumulo do absurdo. Suas palavras expressam uma discriminação injusta e precipitada, fazendo uso de conceitos concebidos de maneira prévia, causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do assunto abordado.
    Não posso deixar de elogiar as palavras muito bem colocadas do Sr Costa, que o grandioso Deus sempre o guarde e o proteja ao senhor e toda vossa família, que nossas mentes sempre estejam voltadas para tudo que santo e justo, que Deus nos abençoe a todos. Amém!

  10. Sou adventista do sétimo dia , branca , casada com um negro, tenho um casal de filhos. Um mulato e uma branca loira de cabelos cacheados.
    Nossos filhos nos amam. Não nos odeiam porque os tivemos.
    Desejei meu marido porque vi nele algo que me interessava , além da sensualidade.
    Sei de muitos brancos tarados de olhos azuis que fazem de mulheres brancas objetos sexuais, mesmo sendo elas completamente brancas.
    Sei também de filhos que odeiam os seus pais por diferentes motivos.
    Ainda estou em dúvida sobre este assunto dentro do Espírito de Profecia.
    Qual seria a aceitável revolução por Deus?
    Sem violência? Sem contrariar a autoridade?
    Bem Jesus fez isto, contrariou a autoridades sem violência.
    Vamos continuar refletindo sobre este assunto.

  11. Como foi explicado no post, os escritos de Ellen White sobre casamento interracial se aplicam apenas a situação da sociedade americana do século 19. Não tem aplicação universal e nem pra nossa época salvo algumas considerações.

  12. 1 ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

    Rom 12

  13. Anna Ludmilla,
    É certo que Jesus Cristo subvertia a ordem jurídica e social do seu tempo. Não com respeito a Torá (que Ele veio dar cumprimento e testemunho), mas aos usos e costumes da época. Quando Paulo, Pedro e outros do cristianismo primitivo optaram por priorizar a evangelização cristã em detrimento de outros temas tão relevantes a paz íntima das pessoas e da harmonia social, como a escravidão, eles exerceram seu livre direito de tomar uma decisão política que mais se ajustava às seus objetivos dentro do contexto social de sua época. Mas outras pessoas, não menos importantes e profundamente engajadas com a missão cristã, verteram e vertem o suor e o sangue de suas lutas pela causa da justiça e da paz. Se Moisés não se sentisse indignado com o cativeiro de seu povo, ele não teria criado a incrível epopéia descrita em Êxodo. O apostolado tem muitas searas, e a nenhuma delas faltará o trabalhador. E todos os trabalhadores estão justificados perante Jesus Cristo em seus justos ministérios. Não nos esqueçamos que meio milhão de americanos derão as suas vidas na guerra civil americana em defesa da liberdade e do fim da escravidão. Todos os missionários tem as suas falhas e ninguém acerta 100% daquilo que fala. Ellen White estava certamente determinada a dar uma vida melhor ao seu rebanho, mas não tem como não tirar as conclusões óbvias sobre tal assunto.

  14. Manoel, você está falando coisas das quais não entende! O problema era exatamente o que foi explicado acima: uma questão de segurança e proteção. Como seria pregado o evangelho pelos adventistas se houvesse brigas, disputas e confusões? Como poderiam famílias constituídas por negros e brancos serem testemunhas de Deus, sacerdotes reais, povo escolhido, peculiar se tivessem que viver sofrendo perseguições raciais, violência e escárnio? É tão simples entender… Jugo desigual… quanta bobagem! Que dizer de um casal de brancos onde um é cristão e o outro não? Ou de um casal adventista onde um quer ir para um lado e o outro para o lado oposto? Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?
    Falo por experiência: Sou casado com uma linda negra e jamais tivemos qualquer problema por isso. Nos damos muitíssimo bem e somos felizes. A felicidade depende de Cristo e não de pessoas! Seja fiel e você verá!!!!

  15. Racismo puro e claro, profetisa que tinha medo de denunciar o erro ao contario dos profetas bíblicos. Por fim, cegueira absoluta de um grupo que segue uma mulher mentirosa e nao as Sagradas Escrituras.

  16. O Apóstolo Paulo também seguiu os costumes de sua época: mandou os escravos obedecerem seus senhores (e não buscarem a liberdade); Pelo seu pensamento todos os livros de Paulo também seriam falsos.

  17. Sinceramente, não me importo mais com o que ela disse a esse respeito.
    O que me importa é o que fazemos com o que ela disse , ou apesar do que
    ela escreveu sobre o assunto.
    Ela é só um ser humano como outro qualquer, vai ver foi um ato falho, risos.
    Mais importante do que o que ela escreveu é o o que Jesus Cristo falou e fez.
    Ela poderia não existir.
    Mas de qualquer forma estou afastada da IASD e esse assunto deve ser importante
    para quem está envolvido e se quiser elaborar a este respeito.
    No mais estou indo embora …

  18. Paulo e Ellen White não lutaram pelo fim da escravidão. Vejamos os textos de Paulo:
    (Efésios 6:5) – Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;

    (Efésios 6:9) – E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.

    (Colossenses 3:22) – Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

    (I Timóteo 6:1) – TODOS os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

    Os escritos de Paulo são estranhos para o mundo pós revolução francesa. Mas é fácil de entender: Se ele tivesse defendido a anarquia dos escravos, o nome de Deus seria jogando na lama através de revoluções e crimes em prol da libertação. A escravidão deveria ser derroata com o AMOR e não com a revolução sangrenta.

  19. No blog http://www.namiradaverdade.com.br no link apologia encontramos diversas refutações a respeitos de questões controversas do tipo: Ellen White era racista? Ellen White disse que é preciso guardar o sábado para ser salvo? entre outras. Quem tiver interesse leiam. Mas leiam tudo, até o fim para poder fazer um juizo de valor

    Abraços

  20. […] Ellen White e os Conselhos contra o Casamento Interracial Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Esta entrada foi publicada em Família. Adicione o link permanente aos seus favoritos. ← Animais também choram a morte de seus filhotes […]

  21. BEM,quero dizer que Moises era casado com uma coxita,que era de pele escura, quando sua irma questionou sobre isto DEUS a repreendeu.Tem mais as epocas eram diferentes se Ellen white escreveu isto numa epoca de racismo ela sabia o que estava se passando,hoje vemos que o racismo esta perdendo seu espaço,poia cada vez mais o povo comprente que e uma idiotice ter atitudes estupidas como esta o que eu sei e que DEUS criou uma unica raça o ser humano pois um dia na eternidade estarao todas as raças na precensa de DEUS foi por elas que JESUS morreu. Tem mais o que vale em um casamento entre bracos e negros indios e brancos,japoneses italianos e outros mais e o respeito e o perincipal AMOR,pois o AMOR tudo sofre,tudo, suporta,tudo cre o AMOR e por toda vida nele nao existe espaço para racismo,condiçao social, cor da pele,ou condiçao financeira. Sem AMOR tudo si torna um caos.QUE todos nos possamos deixar de lado nossas posiçoes em particular e olhar o criador do AMOR CRISTO JESUS um abraço a todos .

  22. Parece que para os administradores deste espaço, a aludida omissão Paulo, quando a escravidão, justifica comentários racistas. Ellen White era ser humano, e como tal, podia errar. Querer acobertar comentários infelizes não é inteligente da parte de quem prima pela verdade. Sobretudo, porque hoje em dia a informação pode até ser distorcida, mas quem quer ter acesso a ela (sem adornos) é só pesquisar. E ler, muita gente sabe, o suficiente para não se deixar levar por desculpas de pessoas mais preocupadas em preservar a imagem de seus ícones de fé do que defender o que é justo: que as pessoas sejam respeitadas, pois a dignidade delas não advém da cor (pena que houve e há quem desconheça isso). Outrossim, a escravidão, nos tempos de Paulo, nada tinha a ver com a cor da pele. E há uma carta de Paulo que procura igualar o escravo a seu senhor, pela fé (a carta a Filemon). Mas Ellen distinguiu pela cor, usando termos nada prudentes para embasar sua “preocupação”. E ainda que Paulo errasse ao se omitir (o que não é totalmente verdade), isso não justifica outro erro.

  23. Antes de tudo que seja da vontade de Deus…

    Aceitei Jesus na minha Vida e ler tudo isso só me fez pensar oque seria da Vontade de Deus ?
    Mais toda via aqueles que conhecem a palavra de Deus seja branco ou Negro, a salvação é para todos!! (“”o mundo trata isso como racismo””) Se for vontade de Deus um branco casar com um Negra pela fé pelo amor em Deus, vai ser abençoado e nós conhecedores da palavra nunca julgaremos. Mais um casamento pelo mundo, ou seja nosso irmão não casa pela fé, tem muitas consequências e todos sabemos nossa salvação é pela fé e devemos guardar seus mandamentos.

  24. Se ver bem o assunto, casando negros com brancos, caso os da raça negra seja menor, com o tempo iria extinguir, não é mesmo?
    Agora se brancos casam com brancos e negros com negros, as raças são preservadas. A maneira que o criador deseja não é mesmo?
    Para os preconceituosos, os inimigos da verdade tal orientação não foi para a época de Ellen. Ficam atrás de arrumar chifre em cabeça de cavalo. Atrás de picuinhas.
    Não é de admirar, que acham defeito até nas palavras dos profetas e apóstolos!

  25. Nossa!! Eu estou pasma! Sou casada com negro, tenho filhos maravilhosos, crentes, que não tem do que se envergonhar. Deus Ele nunca fez acepção de pessoas, estou realmente muito chocada, meus filhos, tenho certeza, queriam nascer desse pai NEGRO, mas honesto, crente, trabalhador, nossa, quem se põe no lugar de Deus e diz coisa que não tem na bíblia, quanto a ser negro ou branco? Onde? me diz onde na BÌBLIA diz algo parecido com isso? Jugo desigual? Vão se informar melhor sobre o assunto e saber que meu Deus não faz acepção de ninguém.Eu sou da raça branca casa com um negro servo do Deus altíssimo e nunca tive nenhuma dificuldade muito menos meus filhos.

  26. “sigamos o exemplo de Jesus o Maior exemplo que podemos seguir…”

    os homens podem falhar em seus conselhos…

    quer saber a verdade de tudo ? receita:

    Ingredientes:

    Uma Bíblia
    Uma cadeira
    Um local silencioso e tranquilo

    Se dirija até o local juntamente com a cadeira, antes de sentar dobre os joelhos e faça uma oração; ore pedindo direção para que Deus te dê entendimento e sabedoria para compreender as escrituras, feito isto, sente-se na cadeira,MEDITE pausadamente em cada verso respeitando as pontuações, repita este processo todos os dias meditando no antigo e novo testamento.

    A medida que for meditando a palavra vai se tornando clara e tu será livre de “comer a palavra pela mão dos outros”.

  27. Ellen G. W. fala de casamento entre pessoas de cor diferente. estaria ela pregando racismo e preconceito? Certo a resposta foi que devido a perseguição no século 19, onde negros era assassinatos e que o branco correria o mesmo risco. Então posso afirma que Ellen G.W seria contra uma pessoa se converter em um país muçulmano, ela teria que negar a Cristo, para também não morrer. Os dois casos são parecidos.

  28. Tentando explicar o inexplicável. O erro de um agora justifica o racismo da outra. Já repararam que as capas das Revista Adventista nunca, jamais, em tempo algum trás uma pessoa negra em destaque na capa? Uma família negra então nem pensar… uma olhada cuidadosa nas edições dos últimos 30 anos, oito edições aparecem pessoas negras na capa no meio a muitas outras. Ooopss!!! Na edição de julho de 1988 há um negro na capa.

  29. É incrível como um assunto se torna tão controvertido e se modifica com o passar do tempo e dos comentários pessoais. Ninguém hoje seria capaz de imaginar como seria uma família mista no inicio do seculo 19 nos Estados Unidos só através da história, mas o certo é que Ellen G White não tinha como proibir o casamento entre negros e brancos, só aconselhou que quem temesse não o fizesse.
    É um erro afirmar que ela fosse racista, pois em sua história tratava a todos sem distinção. No contexto histórico da escravidão nos dias de Paulo nada tinha com a cor da pele, os escravos se faziam por divida ou por subjugação entre os despojos de guerra e pasmem a maioria era apenas servidão. Nos Estados Unidos, era tudo diferente, não foi um holocausto devido os direitos do homem e o principio da preservação da vida humana.

  30. Ola boa noite.gostaria de saber onde estar escrito na bliblia que pessoas que ja tiverem filhos nao poden se casar na igreja.e porque a igreja adventista nao realiza casamentos de pessoas nessas situacoes.obg

  31. Sou negra, e ja tive alguns relacionamentos com homens de outras cores. Meus filhos são lindos e abençoados com ótima educação, dentro dos melhores moldes adventistas. Certamente no século 19 era difícil o relacionamento entre negros e brancos. No entanto EXISTIA. Entendo a preocupação de EW. No entanto, o senhor Reginaldo nos lembrou do grande amor de Moises por uma mulher de cor. E da ira de Deus sobre a irmã do profeta que descriminou aquela mulher abençoada, filha de um sacerdote e mãe dos filhos daquele homem (Moises) tão amado por Deus que ele o tomou para si. Temo pelas declarações altamente racistas do senhor Manoel e Gustavo. É por causa desses tipos de “cristãos ” que muita gente está fora da igreja, decepcionada com a falta de amor, orgulho e prepotência. Sem contar na vaidade e falsa comunhão com Deus. Saibam que muitos dos que estão sendo descriminados por vocês ( adventistas que se acham salvos) vão está sentados no dia de grande ceia no céu . Cuidem para que ninguém roube a coroa de vocês. Que a essa alturas dos fatos já deve ter caído no chão e atolado na lama da hipocrisia e mornidão! É por isso que a assolação vai começar de dentro da igreja. ESQUENTA LAUDICÉIA!!! Por causa dessa tua falsidade e mornidão estas a ponto de ser vomitada da boca do grande Juiz do universo e seu Filho. O príncipe do amor e da paz!

  32. Bom dia. Olha este assunto está trazendo grande tristeza na minha família, pois algumas de minhas filhas que está super revoltada pois tenho 5 e todas casadas com brancos, só que foram eles que as procuraram e nós não fazemos acepção de pessoas pois no Brasil quem se intitula que é branco somo uma miscigenação. Só estou na igreja Adventista por Deus que me chamou mais dois irmão vieram me dizer que Deus colocou um sinal em Caim e que o sinal foi a cor negra o que a Bíblia não explica, pois pode ter sido a cor branca também pois Adão foi criado do pó da terra logo não poderia ser branco. O povo hebreu não eram nem são brancos. Deixemos de racismo pois não tenhais a fé em Cristo Jesus em acepção de pessoas diz o apostolo Paulo.Essa ideia de que os brancos são a raça pura são idéias fascistas e por isso Adolf Hitler, exterminou tantos judeus. Judeus são brancos? Claro que não. Se a cor da pele valesse tanto Deus teria nos feitos da mesma cor.

  33. CASAMENTO INTERRRACIAL entre um homem branco uma mulher negra, na minha opinião, nada tem de imoral, pecaminoso, ilegal, ; não que eu saiba. E este lance de sentimentos não tem explicação lógica.Porém tenho observado, ao longo de décadas que, e.g., a união conjugal entre um homem negro e uma mulher branca(ou vice-versa) já dá sinais de conflitos antes mesmo do enlace matrimonial.Em qualquer das famílias onde ocorre o namoro. Depois vêm os descendentes com influências genéticas dos dois lados. Por exemplo, há filhos que apresentam cabelos mais lisos ou crespos. É a natureza em seu caminhar natural.. Contudo, no mundo exterior, principalmente no Brasil, o filho de cabelos não-lisos(com pele clara ou escura) sofrerá perseguições insuportáveis por toda sua vida. SEJA POR PARTE DA POLíCIA,DOS COLEGAS DE ESCOLA OU TRABALHO, NA HORA DA ENTREVISTA DE EMPREGO, QUANDO DO NAMORO E ATÉ DENTRO DO MEIO FAMILIAR. AGORA, EM TERMOS DE BRASIL, ONDE TEMOS O RACISMO MAIS DEVASTADOR, VIOLENTO E HIPÓCRITA DO MUNDO, O TERROR EMOCIONAL E/OU FÍSICO É UMA CONSTANTE. Em suma: não tenho nada com a vida dos outros e acho um grande equívoco esta questão de valorizar mais uma cor de pele do que outra. Perante o Senhor Deus somos amados infinitamente sem quaisquer diferenciações, acredito mesmo. Mas já que vivemos num mundo que não é perfeito temos que nos”virar” ante a gritante realidade. PS: se do outro lado da telinha ha um homem branco a fim de uma mulher negra ou vice-versa……..não tenho nada com isto e que sejam felizes na sua união matrimonial. apesar do inóspito mundo exterior!

Deixe um comentário

Tendência