Como vimos no post anterior, a Bíblia declara que são 5 as verdades absolutas: Deus o Pai, Jesus, o Espírito Santo, a Bíblia Sagrada e a Lei de Deus (especialmente os 10 mandamentos).
Bem, das dezenas de Igrejas mundiais, apenas 4 se dizem verdadeiras:
1- Igreja Católica Apostólica Romana
2- Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)
3- Testemunhas de Jeová
4- Igreja Adventista do Sétimo Dia
Vamos analisar se cada uma dessas Igrejas obedecem os 5 PILARES BÍBLICOS DA VERDADE:
Igreja Católica Apostólica Romana

Crê:
1- Deus Pai ————- Sim
2- Jesus Cristo — Sim, apesar de ter lhe tirado o sacerdócio único. (compartilha a intercessão com Maria ‘santíssima’ e os demais santos).
3- O Espírito Santo ——- Sim
4- Os 10 mandamentos —- Não. Não acredita no segundo e quarto mandamentos. (ver Êxodo 20:4-11)
5- A Bíblia Sagrada —— Sim, mas a tradição dos ‘Pais da Igreja’, dos filósofos e concílios é superior a Bíblia servindo como intérprete das escrituras. Apenas a Igreja tem o direito da interpretação das escrituras. Dessa maneira, os ensinamentos bíblicos são distorcidos pela Tradição dos Filósofos e Cartas Papais.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)

Crê:
1- Deus Pai —Não
2- Jesus Cristo ——-Não
3- O Espírito Santo —-Não
A doutrina Mórmon sobre a divindade difere de todas as outras Igrejas. Eles não acreditam na Divindade como apresentada na Bíblia, mas à luz de doutrinas parecidas com as espíritas e orientais. Um de seus ensinamentos é que: “Um dia nós seremos como Deus é, criaremos mundos e pessoas, seremos Deuses, se permanecermos fiéis e alcançarmos a exaltação”. O Deus bíblico não pode ser alcançado em poder, sabedoria e eternidade por suas criaturas. Um outro exemplo é que Joseph Smith afirma ter visto pessoalmente o Pai (coisa que biblicamente é impossível. Seres humanos pecadores jamais viram o Pai – João 1:18). Por essa razão preferimos colocar que eles não creem no mesmo Pai-Filho-Espírito das Escrituras.
4- Os 10 mandamentos Não. Não no quarto mandamento. (ver Êxodo 20:8-11).
5- A Bíblia Sagrada——Sim, mas reconhece o americano Joseph Smith Junior (1805-1844) como um Profeta verdadeiro. O Livro de Mórmon, supostamente traduzido por Smith de antigas placas de ouro (com ajuda de um anjo), é considerado tão sagrado quanto a Bíblia. Foram impressas mais de 120 milhões de cópias em 72 línguas.
As Testemunhas de Jeová

Creem:
1- Deus Pai ———– Sim
2- Jesus Cristo —– Não, Jesus é um deus subordinado a Jeová.
3- O Espírito Santo ——- Não, o Espírito não é uma pessoa.
4- Os 10 mandamentos — Não, renegam o quarto mandamento. (ver Êxodo 20:4-11)
5- A Bíblia Sagrada ——- Sim, mas possui uma tradução própria das escrituras (Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras). Esta tradução rebaixa a divindade de Cristo. Os seus estudos teológicos também não podem ser contestados pela Bíblia, sendo considerados [na prática, não necessariamente na teoria] equiparados a ela. Eles são publicados na Revista Sentinela e na Revista Despertai.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia

Crê:
1- Deus Pai —— Sim
2- Jesus Cristo ——— Sim
3- O Espírito Santo —— Sim
4- Os 10 mandamentos —– Sim
5- A Bíblia Sagrada ——- Sim, mas reconhece a americana Ellen G. White (1827-1915) como Profeta verdadeira. A Bíblia continua sendo a autoridade máxima e não Ellen White (embora acreditem que Ellen White em nada contraria a Bíblia). Os estudos bíblicos da Igreja utilizam apenas a Bíblia como fonte de autoridade e apenas informam o estudante da existência de Ellen G. White, no estudo destinado ao ‘dom de profecia’.
Conforme foi visto, apenas 1 Igreja acredita em todos os 5 pilares da verdade!
Assim, qual destas é a Igreja Verdadeira?
(Apocalipse 14:12) – Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Revisado e Atualizado em 25/07/2009.

Deixe um comentário