Um leitor escreveu
A bíblia diz que no sábado NENHUM TRABALHO PODIA OCORRER . Nem você, nem nada, nem ninguém (nem mesmo seu restaurante, empregado, animal, etc.) podia trabalhar (Exo 20:8-11). Não se podia sequer apanhar gravetos (Num 15:32-36), apanhar comida do chão (Exo 16:27-28), nem sair de casa (Exo 16:29). Durante o Sabbath, o fogo (e, assim, fogão, eletricidade, freezer, ar condicionado, aquecedor, qualquer objeto (!) mesmo no Pólo Norte) não podia estar aceso sem por um segundo: Exo 35:2-3. O Sabbath descrito no Antigo Testamento NÃO ERA DIA DE ADORAÇÃO numa assembléia, mas sim de total repouso! Eu sou da Assembéia de Deus e sei que os adventistas acusam os protestantes de guardarem o domingo mas se todos os protestantes quisessem guardar o domingo deveria fazer o mesmo que os judeus faziam no sábado no Antigo Testamento. Se o dia do Sabbath tem que ser guardado, POR QUE NÃO GUARDARMOS O ANO SABÁTICO : Lev 25:1-6! E o ano de jubileu; as luas novas; a páscoa; todas as festas e sacrifícios judaicos? E a circuncisão; não usarmos tecidos mistos, nem consumirmos semente híbrida; etc.! Por que não impormos, ao menos nas nossas igrejas e famílias, as penas de morte, etc., do V.T.! Das duas, uma: guardemos TODAS as leis cerimoniais, ou não guardemos nenhuma! Então quero saber o porquê vocês vão á igreja ao sábado? (Exo 16:29). – Proibição de sair de casa. Por que usam fogo para fazer comida? (Exo 35:2-3) O sábado não deveria ser guardado como descreve o Antigo Testamento? Se levarmos em conta essas passagens bíblicas nem a Igreja Católica e nem as protestantes e nem os adventistas guardam dia nenhum. Então nesse caso: Os Adventistas também profanam o sábado? Os Católicos e Protestantes profanam o domingo? Aguardo respostas! obrigado.
RESPOSTAS:
Olá amigo. Em primeiro lugar o seu texto foi escrito considerando as ordens que foram dadas a respeito da guarda do sábado, desvinculadas do contexto histórico em que foram dadas. Quando a Bíblia fala que nenhum trabalho deveria ser feito no sábado se refere a trabalho remunerado. É o tempo para dar descanso aos empregados, como ensina as modernas leis do descanso semanal remunerado (espelhadas no princípio bíblico).
A Bíblia fala que era proibido apanhar lenha no sábado (Numeros 15:32-36) e não gravetos sem utilidade. Se refere a um serviço pesado de subsistência da familia na sociedade pré-industrial. Quando você afirma que não se podia apanhar comida do chão (Exo 16:27-28) chega a ser engraçado e até absurdo. Quem apanha uma comida que caiu no chão? Ainda serve pra comer? O contexto biblico se refere ao fato do MANÁ, o pão dos anjos que caía 6 dias da semana e não caia no sétimo. Portanto é uma ordem relativa a um milagre sobrenatural. A ordem para não sair de casa, também se deu dentro do contexto de “não sair para buscar o pão que caia do Céu”. Foi dado no deserto em um contexto específico!
A ordem de não acender fogo também estava relacionada a dificuldade para tal (apanhar lenha, se sujar todo etc). Cremos que não se aplica ao mundo atual. Você não deve se apegar a letra da lei, mas o princípio. A guarda do sábado deve ser interpretada de acordo com o contexto histórico em que vivemos.
O sábado no deserto não era um dia de adoração, mas de repouso. Com a construção dos primeiros templos e sinagogas, o mandamento foi interpretado de maneira correta. Se tornou o dia de estar na casa de Deus. Jesus mesmo deu este exemplo:
(Lucas 4:16) – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
Jesus nunca pecou em relação ao sábado (como fazem as pessoas da Assembléia de Deus) e portanto ia sempre (segundo seu costume) na Igreja no dia de sábado.
É verdade que atualmente, a maioria dos protestantes e católicos não guardam o domingo, mas as doutrinas de suas igrejas prescrevem que o domingo deve ser guardado como se fosse o sábado, sendo proibido assistir jogos de futebol, ir no cinema etc.
Um escritor da assembléia de Deus (Pr. Harold J. Brokke) diz:
- “É possível que alguém imagina que a transgressão desse quarto mandamento é menos grave do que a transgressão dos outros nove. A verdade, porém, é que quem se dispõe a transgredir o quarto mandamento já tem no coração a inclinação de transgredir um ou mais dos outros mandamentos. (…)
“Por que deve o homem guardar o sábado do Senhor? Porque é justo! Segue-se aqui o mesmo princípio de não furtar porque não é justo.” — Em “Prosperidade pela Obediência”, p. 58–59.
Num livro preparado pela “Casa Publicadora das Assembléias de Deus” (CPAD), para tirar algumas dúvidas sobre certos assuntos, intitulado “A Bíblia Responde”, nós lemos esta declaração:
- “O observador mais acurado vai perceber que o sábado não é um mandamento originado na lei mosaica (Gên. 2:3), ainda que mais tarde a ela incorporado.” — Em “A Bíblia Responde”, p. 123.
Depois dele, quem responde a esta pergunta é o teólogo assembleiano Pr. Carlo Johansson. Ele escreveu estas palavras:
- “O sábado tem a sua origem na criação, Gên. 2:1–3.” — Em “Síntese Bíblica do Velho Testamento”, p. 42. Grifos acrescentados.
Recomendo o artigo completo sobre o que sua Igreja ensina sobre esta questão:
O que a Assembléia de Deus diz sobre a Lei e o Sábado?
Em resumo, o sábado deve ser guardado conforme as situações diferenciadas da época em que vivemos e não conforme as ordens dadas durante a saída dos hebreus do Egito (que não era praticada mais nos dias do rei Salomão em que o Templo era visitado no Sábado).
Sobre porque não devemos fazer sacrificios de animais e as demais leis cerimoniais leia no ITEM 5 do artigo acima. O Sábado do 7° dia não é cerimonial (foi dado no Éden).
Vc perguntou se os católicos e os protestants violam o domingo. Muitos católicos e protestantes profanam o domingo pois violam as regras de suas próprias igrejas. Leia por exemplo a carta papal sobre a santificação do domingo. Você verá que os católicos não seguem fielmente.
Deus vos abençõe!

Deixe um comentário