Por que o Espiríto Santo não deu seu favor favorável a guarda do sábado?
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:28-29) – Essa declaração foi feita pela igreja no concílio de Jerusalém.
Se fosse questão de perdição ou salvação a guarda do Sábado, Jesus Cristo e o Espírito Santo nos teriam dito, com muitas ênfases?

Por que em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor?
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:16-18)

Se fosse para o cristão guardar o Sábado, por que será que Jesus não o ordenou ? Teria ele cometido tamanha lapso de memória ? Que tipo de Mestre seria esse que iria exigir de seus discípulos a guarda de um preceito, sem nunca tê-lo ensinado ?

Por que Paulo chamou a guarda de dias de rudimento pobre e fraco?
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. (Gálatas 4:9-11)

Por que Paulo julgou todos os dias iguais (Romanos 14:5)?

Por que a bíblia diz estais:, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. (Gálatas 5:1-4)?

Por que a bíblia diz?

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. (Isaías 1:13-14)
Por que a bíblia diz?

O SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. (Lamentações de Jeremias 2:6b)

Será porque Deus se aborreceu com a guarda do sábado ao ponto de…

E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. (Oséias 2:11)

Que se cumpriu em Jesus

Colossenses 2:16?

RESPOSTAS:

Por que o Espiríto Santo não deu seu favor favorável a guarda do sábado?

Pelo mesmo motivo que não deu ser favor contra a pedofilia, a idolatria, o assassinato, o roubo e centenas de pecados na passagem de Atos 15:28! O objetivo não era detalhar cada ponto da lei de Deus. O resto seria explicado aos conversos (Atos 15:21) –  Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Lembrando que não existia igreja nesta época. O escritor se refere imediatamente ao culto de sábado em que frequentavam hebreus e cristãos.

Por que em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor?

Pelo mesmo motivo que não existe mandamento contra a zoofilia (Êxodo 22:19: Todo aquele que se deitar com animal, certamente morrerá). Aquilo que é óbvio não precisa ser dito.

É óbvio que todos guardavam o sábado. As ameaças do antigo testamento já eram bem conhecidas. Vejamos todos guardando o sábado:

PAULO

(Atos 17:2) – E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,

O MESSIAS

(Lucas 4:16) – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

MULHERES

(Lucas 23:56) – E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.

PAULO (trabalho de fazer tendas, menos no sábado)

(Atos 18:3) – E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
(Atos 18:4) – E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

Se fosse para o cristão guardar o Sábado, por que será que Jesus não o ordenou ? Teria ele cometido tamanha lapso de memória ? Que tipo de Mestre seria esse que iria exigir de seus discípulos a guarda de um preceito, sem nunca tê-lo ensinado ?

Jesus confirmou o sábado em sua vida. Estava todos os sábados na Sinagoga (Lucas 4:16). Seus discípulos assim o guardaram (Lucas 23:56). Ele confirmou a validade do sábado dizendo que devíamos orar para evitar quebrá-lo:

(Mateus 24:20) – E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;

Você ora para que a perseguição dos cristãos não ocorra no inverno e nem no sábado?

Por que Paulo chamou a guarda de dias de rudimento pobre e fraco? Por que Paulo julgou todos os dias iguais (Romanos 14:5)?

Para respostas destas questões recomendo o Livro Assim Diz o Senhor!

Sobre Colossenses e a questão Lei-Graça nos escritos de Paulo recomendo as respostas já dadas exaustivamente neste blog:

Artigo 1

Artigo 2

Artigo 3

Artigo 4

Ensino de várias igrejas sobre as leis cerimoniais e o sábado moral eterno.

4 respostas para “Novas Perguntas sobre o Sábado!”.

  1. Olá, sou adventista há pouco tempo. Tenho muitas dúvidas, mas meu coração está aberto para melhor compreender as verdades bíblicas. minha maior vontade não é ter o título de “adventista do sétimo dia”, mas sim de serva de Deus. Muito obrigada por esse espaço para nos manifestarmos.
    Bem, minha dúvida é a respeito da explicação:
    – Quando Jesus disse para orarmos para que nossa fuga não ocorra no sábado, Ele não poderia estar se referindo ao fato de que aos sábado ela seria mais difícil? Já que os portões da cidade eram fechados e haviam pessoas observando por todos os lados? Bem, eu, sinceramente, penso mais nisso. Deus é que providenciará nossa fuga com seu auxílio, por que Ele providenciaria isso justo em Seu Santo dia? Ele não nos daria uma benção, ou mostraria um caminho que desagradasse Sua Lei. Para tal nem precisaríamos orar. “Deus , me ajude a não fugir ao sábado para que eu não Lhe desagrade…”. Não faz muito sentido.
    De qualquer forma não anula a veracidade do sábado.

    2- Eu creio que devemos guardar o sábado, mas e se alguém me disser que Jesus, seus discípulo e Paulo, enfim, iam à sinagoga no sábado porque era a melhor oportunidade de pregar a vinda do reino de Deus? Afinal, todos se reuniam lá. Como eu poderia responder?
    Compreendo que é uma difícil situação reponder à tudo isso, mas por favor, se possível, responda-me.

    Muito obrigada e que Deus abençoe grandemente!

  2. Olá Carol,

    Paulo não se reunia aos sábados apenas nas sinagogas, mas em outros lugares quando possivel (Atos 16:13)

    Não apenas Judeus ouviam a palavra de Deus aos sábados (Atos 13:44-45)

    Devemos lembrar que o sábado foi um dia abençoado e santificado por Deus (Gên.2:2-3) A biblia mostra que Deus não muda (Mal.3:6).

    Leia a resposta que coloquei na pergunta 23 “Dúvidas sobre a Lei, o Sábado e o Adventismo” creio que irá ajudá-la a entender porque o sábado é tão atacado

    Um abraço, Deus a abençoe

  3. Olá a todos. Vou escrever oque está no livro de historia geral do EM, de Cláudio Vicentino. Editora Scipione.:
    “após a vitória, em 3113, Constantino, em gratidão, baixou o Edito de Milão aos seguidores de Cristo, legalizando a nova crença . Foi constantino que também CONVERTEU O DOMINGO NO DIA DE DESCANÇO,

  4. Olá a todos. Vou escrever oque está no livro de historia geral do EM, de Cláudio Vicentino. Editora Scipione 8ªed., pág. 93:
    “Após a vitória, em 3113, Constantino, em gratidão, baixou o Edito de Milão aos seguidores de Cristo, legalizando a nova crença . Foi constantino que também CONVERTEU O DOMINGO NO DIA DE DESCANÇO, fechando os tribunais e proibindo todo o trabalho […] Constantino NUNCA abandonou oculto pagão ao sol (Mitraísmo), mantendo a figura do sol em suas moedas.” (destaques meus) E do outro lado da moeda havia a iniciais de Jesus Cristo. Eu pergunto: que concordia há entre Cristo e Belial?
    Fato é que quem guarda o Domingo segue caminho de um pagão (Deus julgará cada caso, pois guardar mandamentos não salvará a ninguém. Seguir a luz que se tem, buscando sempre o conhecimento que é importante, haverá no Céu gente fiel de TODAS as Igrejas – eu creio nisto: Católicos, e protestantes sinceros; estaremos todos louvando quem “tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”, e cujo “castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

    Quando quer que se comece uma boa obra, há pessoas prontas a suscitar discussões sobre formas e detalhes de técnica, para desviar as mentes das realidades vivas. Quando parece que Deus está prestes a operar de maneira especial em benefício de Seu povo, não se empenhe este em disputas que só trarão ruína de almas. Os pontos que mais nos interessam, são: Creio eu com salvadora fé no Filho de Deus? Está minha vida em harmonia com a lei divina? Àquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não cre no Filho não verá a vida. ‘E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos’.
    (O Desejado de Todas as Nações, Ellen White)
    Eu tenho visto muita discução que não levam a nada senão a ruina de almas, vamos TODOS orar para que o Espirito Divino nos gui e não o inimigo dos cristãos. Satanás ‘colocou’ palavras na boca de um dicípulo, ele pode fazer isso conosco se não estivermos atentos à verdadeira Fonte de poder e ligados a Ele. Vigiai e orai: eis a a ordem.
    Abraços a todos.

Deixe um comentário

Tendência