Por que o Espiríto Santo não deu seu favor favorável a guarda do sábado?
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:28-29) – Essa declaração foi feita pela igreja no concílio de Jerusalém.
Se fosse questão de perdição ou salvação a guarda do Sábado, Jesus Cristo e o Espírito Santo nos teriam dito, com muitas ênfases?
Por que em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor?
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:16-18)
Se fosse para o cristão guardar o Sábado, por que será que Jesus não o ordenou ? Teria ele cometido tamanha lapso de memória ? Que tipo de Mestre seria esse que iria exigir de seus discípulos a guarda de um preceito, sem nunca tê-lo ensinado ?
Por que Paulo chamou a guarda de dias de rudimento pobre e fraco?
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. (Gálatas 4:9-11)
Por que Paulo julgou todos os dias iguais (Romanos 14:5)?
Por que a bíblia diz estais:, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. (Gálatas 5:1-4)?
Por que a bíblia diz?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. (Isaías 1:13-14)
Por que a bíblia diz?
O SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. (Lamentações de Jeremias 2:6b)
Será porque Deus se aborreceu com a guarda do sábado ao ponto de…
E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. (Oséias 2:11)
Que se cumpriu em Jesus
Colossenses 2:16?
RESPOSTAS:
Por que o Espiríto Santo não deu seu favor favorável a guarda do sábado?
Pelo mesmo motivo que não deu ser favor contra a pedofilia, a idolatria, o assassinato, o roubo e centenas de pecados na passagem de Atos 15:28! O objetivo não era detalhar cada ponto da lei de Deus. O resto seria explicado aos conversos (Atos 15:21) – Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Lembrando que não existia igreja nesta época. O escritor se refere imediatamente ao culto de sábado em que frequentavam hebreus e cristãos.
Por que em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor?
Pelo mesmo motivo que não existe mandamento contra a zoofilia (Êxodo 22:19: Todo aquele que se deitar com animal, certamente morrerá). Aquilo que é óbvio não precisa ser dito.
É óbvio que todos guardavam o sábado. As ameaças do antigo testamento já eram bem conhecidas. Vejamos todos guardando o sábado:
PAULO
(Atos 17:2) – E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,
O MESSIAS
(Lucas 4:16) – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
MULHERES
(Lucas 23:56) – E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.
PAULO (trabalho de fazer tendas, menos no sábado)
(Atos 18:3) – E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
(Atos 18:4) – E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
Se fosse para o cristão guardar o Sábado, por que será que Jesus não o ordenou ? Teria ele cometido tamanha lapso de memória ? Que tipo de Mestre seria esse que iria exigir de seus discípulos a guarda de um preceito, sem nunca tê-lo ensinado ?
Jesus confirmou o sábado em sua vida. Estava todos os sábados na Sinagoga (Lucas 4:16). Seus discípulos assim o guardaram (Lucas 23:56). Ele confirmou a validade do sábado dizendo que devíamos orar para evitar quebrá-lo:
(Mateus 24:20) – E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Você ora para que a perseguição dos cristãos não ocorra no inverno e nem no sábado?
Por que Paulo chamou a guarda de dias de rudimento pobre e fraco? Por que Paulo julgou todos os dias iguais (Romanos 14:5)?
Para respostas destas questões recomendo o Livro Assim Diz o Senhor!
Sobre Colossenses e a questão Lei-Graça nos escritos de Paulo recomendo as respostas já dadas exaustivamente neste blog:
Ensino de várias igrejas sobre as leis cerimoniais e o sábado moral eterno.

Deixe um comentário