A Leitora Karina nos escreveu:

Se Romanos 7:4 nos ensina que o crente em Cristo está morto para a lei, por que a doutrina adventista apresenta aos seus ‘crentes” como estando vivos para a lei? Como explicam essa contradição com a palavra de Deus?

O tema principal do adventismo é guardar a lei, especialmente a lei do sábado. Agora, no Novo Testamento encontramos que 50 vezes se faz menção de se pregar o Evangelho, 17 vezes para se pregar a Palavra, 23 vezes para se pregar a Cristo e 8 vezes para se pregar o Reino. Nem uma vez somente se fala de pregar a lei do sábado, como vocês tanto defendem. Como explicam isso?

O sábado judaico é parte da lei, portanto, colocar-se debaixo da obrigatoriedade de se guardar o sábado como os judeus é pôr-se debaixo da lei. Em Gálatas 3:10 nos é dito que todos os que estão debaixo da lei estão debaixo de maldição. Como vocês podem desejar tanto a maldição de Deus?

Gálatas 5:4 nos diz que “separados estão de Cristo” os que voltam a se colocar debaixo da OBRIGATORIEDADE de se guardar a lei como os judeus e que “da graça tendes caído”. Como explicam isso? Ou rejeitam o claro ensino das Escrituras Sagradas?

Os dez mandamentos gravados em “letras de pedra” são um ministério de morte, segundo II Coríntios 3:7. Este ministério de morte haveria de perecer (II Coríntios 3:11). Porém, não é certo que os senhores adventistas, ao citar os mandamentos, quase sempre deixam fora estas palavras introdutórias? Seria por que este texto demonstra que os mandamentos foram dados somente a Israel (por mais que manifestem a nós gentios a santidade de Deus), e deixam a entender que a doutrina adventista está errada?

Já observaram que os dez mandamentos começam com: “Eu Sou o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.” (Êxodo 20:2)? Não vêem que novamente estamos frente a uma manifestação clara de que se trata das ordenanças dadas especificamente a Israel?

Os dez mandamentos se repetem em Deuteronômio 5 e ali se encontram as seguintes palavras: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” (Deuteronômio 5:15) Novamente vemos claramente que a ordenança do sábado foi dada a um povo que havia saído do Egito. Não vêem que isto não se enquadra com a doutrina adventista que afirma que os cristãos gentios do Novo Testamento estão obrigados a guardar o sábado dado a Israel?

Os ensinos adventistas ensinam que há duas leis: (1) os dez mandamentos, que eles chamam de a lei de Deus, e (2) a lei cerimonial, que eles chamam de a lei de Moisés. Poderiam dar-me, por favor, um só capitulo e versículo (no Antigo ou no Novo Testamento) onde é feita esta distinção?

Observemos Neemias 8:1-3; 8:14; 9:3. Ao se falar de um único livro que se lia, aquelas passagens chamam (1) a lei de Moisés, (2) a lei de Deus, (3) o livro da lei, (4) a lei de Jeová seu Deus. As palavras se mesclam indiferentemente por tratar-se de um só livro, uma lei somente. Ou vocês desprezam mais esta verdade bíblica?

No Novo Testamento se encontra a palavra sábado 70 vezes. Vocês admitem que em todos os casos, menos em um, se faz referência ao dia de sábado conforme o cerimonial judaico, sem qualquer problema. Porém, neste caso único, a saber, o texto de Colossenses 2:16, onde a palavra é a mesma dos textos no grego, querem nos fazer crer que ela tem outro sentido. Por quê? Não será por que vocês têm consciência de que Colossenses 2:16,17 faz cair por terra seus argumentos doutrinários de que os cristãos estão obrigados a guardar a lei cerimonial mosaica, onde está incluído o sábado que vocês defendem como tábua de salvação?

Por que vocês comem comidas preparadas em fogo aceso durante o sábado judaico? Não sabem que assim infringem a lei em que baseiam sua salvação eterna? ( Êxodo 16:23-30 e 35: 1-3)

Por que vocês não cumprem toda a lei do sábado oferecendo os sacrifícios que a lei levítica exige? Eles são parte essencial da lei do sábado, de acordo com Números 28:9,10. Mas vocês não respeitam o decreto e infringem a lei do sábado desobedecendo às exigências da guarda do sábado.

Suponhamos que o mandamento do sábado cerimonial judaico foi dado a Adão no dia da criação. Então, como é que ele poderia ter alguma referência para a data em questão? Adão foi criado no sexto dia, o sétimo dia a que se faz referência no Gênesis se tornaria então o segundo dia de sua existência. Adão, que teria de trabalhar seis dias e logo descansar no sétimo, ficaria confuso, pois faltariam cinco dias em seu cálculo. O sábado cerimonial de Adão não seria o sétimo dia porque trabalharia apenas um único dia. O sábado de Adão, pela lógica, seria um sábado no segundo dia. Que confusão haveria então antes mesmo do pecado entrar no mundo, não é mesmo? (I Coríntios 15:33)

Aguardo respostas, meus agradecimentos!

RESPOSTAS:

Olá Karina. Em primeiro lugar gostaria de te dizer que todas as igrejas protestantes ensinam os mandamentos de Deus. Os 10 mandamentos são ensinados para as crianças. Todas as igrejas também ensinam que matar, roubar, adulterar é pecado. Na Igreja Católica também existe a violação do domingo pois existe o mandamento “Guardar Domingos e Festas”. O Papa João Paulo II publicou uma carta grande sobre este mandamento católico. Você pode ler aqui.

Não é verdade então que a vida cristã nos isenta de obedecer a Deus. Nós entendemos que estar morto para a lei, significa parar de quebrá-la. Você apenas não receberá a multa de trânsito, se seguir rigorosamente as leis de trânsito. Os escritos de Paulo são muito distorcidos nesta questão, mas ele falou algumas coisas claras sobre isso. Existe um versículo que ele afirma que os crentes não anulam a lei pela fé:

(Romanos 3:31) – Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

O Apóstolo Paulo também ensina em outro versículo que os justos obedecem a lei:

(Romanos 2:13) – Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

Então Karina, entendemos que quando Paulo diz que devemos estar mortos para a lei, é que devemos possui uma obediência tão perfeita, que ela não nos condena mais. No entanto isso só é possivel pelo poder do Espírito Santo e pela graça de Cristo. Ninguem consegue fazer isso por esforço pessoal ou mérito próprio.

A Bíblia também afirma que os santos são aqueles que guardam os mandamentos de Deus:

(Apocalipse 14:12) – Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Gostaria de te dizer que o tema principal do adventismo não é guardar a lei, mas amar a Cristo. Pois apenas quem ama o SENHOR Jesus o obedece:

(João 14:15) – Se me amais, guardai os meus mandamentos.

O Novo Testamento se refere mais de 50 vezes ao sábado. Sabia disso? Não existem mais do que 9 referências ao primeiro dia da semana e cerca de 5 à sexta feira, mas mais de 50 do sábado! Vejamos algumas:

(Lucas 23:56) – E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.

(Atos 16:13) – E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

(Atos 17:2) – E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,

(Atos 18:3-4) – E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

Sua questão sobre Gálatas é muito simples:

Toda a resposta sobre Gálatas já foi dada a um outro leitor. Clique aqui e leia!

O resumo da explicação é o seguinte: O livro inteiro de Gálatas ressalta que a salvação não é pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo. Isso é uma grande verdade! Mas a Bíblia afirma que os salvos em Cristo não matam, não mentem, não adulteram, eles confirmam a lei (Romanos 3:31). Quem diz estar salvo não pode quebrar a lei, mas deve andar como Jesus andou e Jesus não andou pecando!

A salvação não pode ser comprada por guardar a lei. Este pecado (de achar que podemos comprar a salvação) se chama LEGALISMO. Por outro lado, se eu creio que Jesus me salvou, como posso quebrar a lei? (Adulterar, viver na esbórnia?) Não seria considerado falso crente por todos?

Os que vivem no Espírito Santo, não quebram a lei! As vezes podem pecar, mas sempre pedem perdão a Jesus!

É verdade que tentar guardar a lei por mérito próprio é um ministério de morte! Mas você sabia que o TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO é escrever a Lei de Deus no nosso coração? Pelo poder dele nos tornamos capazes de obedecer por amor. Maria Madalena quebrava o mandamento “Não adulterarás”, mas pela graça de Cristo se converteu! Não é maravilhoso?

Vamos ver a seguir o texto bíblico que fala da lei escrita em nossos corações:

(Hebreus 8:8-10) – Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

(Hebreus 10:15-16) – E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos;

A explicação bíblica é perfeita, porque como disse Paulo, aquele que só ouve a lei não é justo (Romanos 2:13).

Cara amiga, você foi ensinada errada sobre os escritos de Paulo. Ele ensina que a salvaçaõ não é pela lei, mas os que ESTÃO NA GRAÇA, obedecem a Deus!

Gostaria de ver o que as igrejas ensinam sobre a lei? Ela dizem que os crentes a devem obedecer!

Recomendo os seguintes artigos que mostram que estas igrejas confirmam a validade da lei de Deus:

1- Igreja Católica

2- Igreja Batista

3- Igreja Presbiteriana

4- Igreja Luterana

5- Igreja Anglicana

6- Igreja Metodista

Você supõe que o sábado foi dado a Israel. Não minha irmã! O Sábado foi dado a humanidade! Jesus confirmou isso!

(Marcos 2:27) –  E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

O Sábado foi feito para o HOMEM e não para io judeu. Ele foi dado na criação do mundo. Vejamos a prova:

(Gênesis 2:1-3) – ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

O profeta Isaías confirma que o sábado foi dado a todos os povos:

(Isaías 56:2) – Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal. (Isaías 56:6) – E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, (Isaías 56:7) – Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

Sua próxima pergunta é a seguinte:

Os ensinos adventistas ensinam que há duas leis: (1) os dez mandamentos, que eles chamam de a lei de Deus, e (2) a lei cerimonial, que eles chamam de a lei de Moisés. Poderiam dar-me, por favor, um só capitulo e versículo (no Antigo ou no Novo Testamento) onde é feita esta distinção?

Cara amiga, não são somente os 10 mandamentos que fazem parte da lei moral de Deus. Na sua Igreja casam homens com homens e mulheres com mulheres? Claro que não porque a lei de Deus proíbe isso!

(Levítico 18:22) –  Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;

Os 10 mandamentos são um resumo da LEI MORAL. Vamos ver Paulo confirmando a Lei Moral?

(I Corintios 6:9-10) – Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,  nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Todos estes violam a lei de Deus, por isso não entrarão no Reino! Veja que Paulo fala dos efeminados e sodomitas, uma clara referência a Levítico 18:22!

A Bíblia fala que além da Lei Moral, havia uma lei de RITOS. Ela prescrevia sacríficios de cordeiros, por isso é chamada de LEI CERIMONIAL OU RITUAL. O Cristianismo também possui 2 leis cerimoniais: O BATISMO E A CEIA DO SENHOR. O Batismo é um substituto a circuncisão e a Ceia do Senhor é um substituto a Páscoa, em que os hebreus comiam o cordeiro!

A Lei Moral resumida nos 10 mandamentos foi colocada dentro da arca da aliança! Veja o versículo:

Deut 10:5 … e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.

As Leis de RITOS foram escritas num livro e colocadas ao lado da arca da aliança, mostrando que seria passageira!

D 31:24 E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, Tomai este livro da lei, e ponde ao lado da arca da aliança.

Os Sacrifícios de animais e a Circuncisão foram passageiros. O Batismo também o é. Quando Jesus voltar ninguem vai ser batizado mais. Mas o mandamento “Não Matar” é ETERNO, dura para sempre. Por isso é MORAL e foi posto dentro da Arca.

A Bíblia faz uma distinção da lei moral colocando-a dentro da arca, e da lei de ritos, colocando-a do lado da arca da aliança. (Embora no livro de ritos também existissem leis morais).

A questão de Colossenses também foi respondida neste artigo. Paulo guardava as leis de Deus e as festas judias como você poderá ver no artigo recomendado. A Carta de Colossenses foi escrita a uma comunidade que cultuava anjos e havia certo sincretismo religioso. Paulo não está falando contra um dos 10 mandamentos, senão você (que é mulher) poderia se casar com uma mulher sem problema nenhum! Com a lei moral abolida tudo seria possível. Também não seria errado exigir que todos trabalhassem 7 dias por semana. Mas Deus o proibiu na criação (Gênesis 2:3), tornando santo o dia sétimo.

O Livro DO SÁBADO PARA O DOMINGO também poderá te ajudar nesta questão!

Sobre o Sábado no Éden, vc deve entender que na sexta Adão e Eva foram criados como um “casal”. O Casamento entrou antes do pecado. E no dia seguinte lhes foi dado o dia santo. Jesus confirma que o dia santo foi dado para o homem e não só para o judeu. Adão e Eva viviam num paraíso. O Sábado seria muito diferente do sábado que temos hoje. Seria principalmente o Dia de se encontrar com Deus. Mas a Bíblia nos garante que o sábado voltará a ser o que era, quando iremos toda semana ver Deus pessoalmente.

Dia a Palavra do Senhor:

(Isaías 66:22) – Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
(Isaías 66:23) – E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

A Festa da Lua Nova também será muito importante na Nova Terra. Ela acompanha a arvore da vida, que dá seu fruto de mês a mês (lua nova):

(Apocalipse 22:2) – No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

Amada, estude as doutrinas das igrejas protestantes nos links indicados. Elas confirmam a lei moral e colocam a transgressão do domingo como pecado grave. Pouco diferem da Igreja Adventista nesta questão. Deus te abençoe e que Ele te guie no caminho da obediência:

(Apocalipse 22:14) – Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

(Apocalipse 22:15) – Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Observação: Apocalipse 22:15 fala dos que quebram o sexto mandamento, (homicidas) sétimo, (prostituição) segundo (idolatria) e nono (mentira).

Amiga, seu problema é grave, porque para rejeitar o sábado, rejeitas toda a lei moral. Acreditas que a lei moral foi dada somente a Israel? 400 anos antes da lei ser escrita, José já sabia que era pecado o adultério:

(Gênesis 39:9) –  Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

Reveja suas posições amada. Estude os escritos das igrejas protestantes (links acima). Eles são a verdade.

7 respostas para “Dúvidas sobre a Lei, o Sábado e o Adventismo”.

  1. Avatar de rafael valverde
    rafael valverde

    É UM ORGULHO SER ADVENTISTA , E TRANSBORDA EM UM CONHECIMENTO TAM PROFUNDO E TAM FACIO DE ENTENDER , O CUMPRIMENTO DA LEI É O AMOR E NÃO O SACRIFICIO DEUS É AMOR ELE É JUSTIÇA COMO DIZ A NOSSA CANÇÃO DO HINARIO ,UM SHOW DE CONHECIMENTO NA ( KARINA ) , MUITO BOM APREDEMOS COM ISSO AI EMCIMA !
    NA VERDADE ELES NÃO QUEREM ACREDITAR NA LEI DE DEUS, POR QUE O GRANDE PROBLEMA É ACEITA O SABADO ! E ANDAM DIZENDO QUE ´NÃO EXISTE MAS LEI , SE NÃO EXISTISE SERIAMOS CRIMONOSOS E FORA DA LEI COMO O VELHO OESTE rss chau

  2. Infelizmente a maioria dos protestantes não adventistas olham o quarto mandamento como um pesar, como algo difícil de fazer… se buscarem olhar com amor, verão a verdade clara e o tamanho do presente que Deus nos deu. Irmãos, vejam que maravilha, Deus tem um encontro especial conosco neste dia, o sábado é deleitoso, dia belo, de paz e adoração. Que sacrifício há em estar na presença de Deus por um dia inteiro, esquecendo de todos os pesares desta vida?
    Irmão, o Sábado é como experimentar um pouquinho do céu, aqui mesmo nesta vida passageira!

    Que Deus abençoe o entendimento de todos que lerem estes tópicos sobre a importância de guardarmos a lei de Deus unica e exclusivamente por amor a Ele.

  3. Lembro q Cristo disse q Ele é o Senhor do sabado e lembro-me bem q Jesus disse q os mandamentos tinham se resumido em dois amar teu irmão como a si mesmo e amar teu Deus acima de todas as coisas q existem !!Quem puder ler II Coríntios 3 , onde Paulo fala sobre a superioridade da Nova alinça sobre a velha !!! então acho q devemos não profanar todos os dias pq como Cristo disse q o Pai não descança, pq eu seu filho descansaria sabendo q muitos precisam ouvir o evangelho de Cristo Jesus ?? pensem nisso todos os dias vc tem q guardar para o Senhor mas não precisa ficar sem fazer nada !!! q a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco..

  4. Olá Neto,

    gostaria de fazer apenas algumas observações em relação ao sábado. Os adventistas nao ficam parados simplesmente aos sábados. Apesar da palavra sábado significar descanso. Nesse dia os adventistas trabalham bastante, pois além de ir a igreja, fazem trabalhos missionários, evangelisticos, fazem estudos bíblicos, visitam doente, levam salvação e cura, assim como Jesus, por isso muitos milagres de Cristo foram aos sábados

    Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também” João 5:17

    ao lermos todo o CONTEXTO desse capitulo, observamos que os Judeus criticavam porque Jesus curou um paralitico no sábado, o que era uma afronta aos rabinos. Mas Cristo nos orienta que é licito aos sábados fazer o bem (Mat.12:12). as bases das denúncias contra Cristo é que os Rabinos achavam que Cristo quebrava o sábado, mas Cristo nunca quebrou o sábado pois sempre esteve de acordo com os mandamentos do Pai (João 15:10). Jesus quebrava as regra rabinicas, que foram criadas por homens:

    Querido Neto, naquele tempo esses Rabinos criaram centenas de regras de coisas que não se deviam fazer aos sábados, coisas absurdas que Deus nunca mandou fazer, por exemplo:

    – Não se podia andar mais de 1 km aos sábados
    – Se alguem caisse em um buraco não poderia ser salva se fosse sábado
    – Se um lenço caisse não poderiam pegá-lo porque era sábado
    – Se uma galinha botasse ovo aos sábadosm esse era quebrado porque ela tinha “trabalhado” no sábado

    enfim, uma série de abominações em relaçao a esse dia. Querido Neto, Cristo não veio anular o sábado ou qualquer dos 10 mandamentos (Mat.5:17-19, Lucas 16:17)

    Só lembrando que o que foram anuladas foram as leis de ordenanças, que tinham o caráter cerimonial(Ef.2:15). Essas leis foram escritas por Moises, em um livro e ficaram ao lado da Arca (Deut.31:24-26). Mas os 10 mandamentos foram escritos por Deus, em tábuas de pedra e ficaram dentro da Arca (Deut. 10:4-5)

    Os adventistas não trabalham em suas atividades seculares, mas trabalham bastante na obra de Deus aos sábados

    Reconheço que devemos adorar Deus todos os dias, mas há um dia que o próprio Deus separou dos demais que é o sábado, que é abençoado e santo (Gênenes 2:2-3)

    Por fim a base da lei de Deus é o amor, como vc mostrou:

    Afinal,

    Quem ama a Deus:

    Não tem outros deuses diante Dele
    Não faz imagem de escultura
    Não fala o nome de Deus em vão
    Guarda o sábado

    Quem ama o próximo

    Honra os pais
    Não mata
    Não adultera
    Não furta
    Não mente
    Não cobiça nada do próximo

    Um abraço irmão

  5. Eu gostaria de tirar uma dúvida com vocês com relação ao que está escrito sobre “o dia do descnaço do Senhor” escrito em Hb 4,7 – 9. Pois está escrito que Deus escolhe outro dia chamado de “hoje” e não mas o sabado porque os judeus, no caso aquem Deus chamou primeiramente a obedecer essa lei, não estavão fazendo da maneira correta a guarda desse dia e por isso, Deus criaria outro dia, pois aquelhe serveria para que os judeus fossem pegos em suas transgressões e tradições que hoje não servem mais. E assim, outros que creem em Deus e em Jesus, coisa que denovo o judeus não acreditam, discançaram com Deus por causa desse dia e isso pode ser obsevado em Hb 4, 6 – 7.
    Se leres todo o cáptulo 4 de Hebreus verás isso.
    Também quero saber em que parte do antigo testamento posso encoratar sobre Josué, pois ele ecitado nessa parte do evangelho de Hebreus.

    Desde já agreço a atenção de vocês.

  6. meu amigo “joaocoast” eu já havia lido essa passagem:

    Oque eu entendi dessa passagem foi, no verso 6 diz: “Visto , pois , que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas não entraram por causa da desobediência”

    Oque eu entendi foi que: Ainda resta algumas pessoas que ainda tem que entrar na igreja para conhecer a verdade antes do fim, e aqueles que já sabiam da verdade,mas saíram da igreja para o mundo mesmo sabendo de tudo oque iria acontecer, para esses não haverá mais tempo.

    E esse outro dia que esta falando no verso 7: Significa que tem um tempo determinado para aqueles que não sabem a verdade, entrarem na igreja, e aprenderem, e aceitarem a verdade,diz para eles não endurecerem o coração e aceitarem a verdade porque o tempo já se esgotou.

    Bom!! Foi isso que eu entendi,espero que eu esteja certo,mas se não estiver me desculpe.
    Fique com DEUS!! que DEUS te abençoe na aprendizagem da Bíblia!!!!!! abração!!!!!!!

Deixe um comentário

Tendência