Filme Presságio

(Observação: este artigo conta a história do filme. Se você é cristão e deseja se surpreender vendo como este filme simula as profecias da Bíblia, assista primeiro e leia o artigo depois).

O filme Presságio me deixou impressionado por algumas razões. A principal delas é que eu o assisti, alguns dias após escrever um artigo sobre o fato da ficção estar imitando as profecias bíblicas.

A segunda razão seria que este filme simula as profecias da Bíblia, mais do que qualquer outro filme já feito por Hollywood. (ou que pelo menos me vem a lembrança).

Depois de assistí-lo eu fiquei pensando qual seria o melhor nome para este artigo. Qual seria a melhor designação para uma obra que não tem nada de original, mas faz uma interpretação de profecias escritas na bíblia há 3 mil anos?

A palavra ‘imitação’ e a palavra ‘plágio’ lembram cópias fiéis. O filme Presságio não é uma cópia fiel, mas uma interpretação à luz da Ufologia e da Ciência de como as profecias da Bíblia poderiam se cumprir.

O filme não se declara “baseado nas profecias da Bíblia”. Isso seria até bonito de ser ver na tela. Os escritores teriam demonstrado no mínimo, honestidade intelectual. Existem referências à Bíblia durante o filme. Vemos uma ilustração que retrata a visão de Ezequiel da Divindade e das rodas misteriosas que são controladas pelos Querubins. Temos até um pastor protestante na História! Mas não se dá o devido crédito aos profetas e apóstolos hebreus. Pelo contrário, se remodela e se reinterpreta as profecias da Bíblia sobre outras doutrinas (Ufologia), o que seria expressamente proibido, se acreditamos que Deus existe.

Percebi por causa da forma como os produtores utilizam as profecias bíblicas, que a palavra que mais se adequava para nomear o artigo seria ‘simulação’. De acordo com o dicionário Houaiss, Simulação é ‘a falta de correspondência com a verdade; fingimento, disfarce’. É isso que é o filme Presságio. Constatamos isso quando vemos o nome do filme na língua inglesa: Knowing, que pode ser traduzido como “sabendo”. O substantivo é Conhecimento. Isso nos remete à revelação: somente serão salvos aqueles que aceitaram o conhecimento de Deus na sua vida, (que veio pelos ensinamentos dos profetas, do Filho de Deus e seus apóstolos).

Diz as escrituras:

(João 17:3) – E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Em resumo o filme Presságio começa em 1959, com cenas de uma criança, aparentemente pertubada, em uma escola primária. Cada criança de sua classe irá fazer um desenho, na qual a professora irá colocar numa cápsula do tempo, para ser aberta 50 anos depois. Esta criança porém, não faz um desenho, mas uma folha com números estranhos.  Esta folha é colocada na cápsula, junto com os desenhos infantis. Quando a cápsula é aberta, em 2009, todas as crianças da escola têm acesso ao material que estava guardado. O personagem principal de Nicolas Cage, acaba descobrindo este papel codificado, quando seu filho leva para casa. Ele descobre, enfim, que os números são datas e coordenadas dos principais acidentes, desastres ou atentados terroristas dos últimos 50 anos, com o adicional de que ainda faltam 3 deles para ocorrer. O último deles, não por acaso, será a destruição da Terra por uma “erupção” de ventos solares.

Durante a história, seu filho é visitado por seres claramente alienígenas que lhe dão o “chamado”. Uma outra criança, neta da menina que teve os códigos escondidos na cápsula do tempo, também recebe o chamado. No final, o personagem de Nicolas Cage descobre que seu filho e a outra criança serão levados do Planeta Terra e que Ele não poderá ir. Ele chega a pedir para ir junto com as crianças, mas não pode, pois não recebeu “o chamado”. No momento que as crianças estão sendo levadas para as naves (rodas espelhadas na visão bíblica de Ezequiel) temos várias surpresas. Os aliens, de aparência humana macabra, se tranformam em belos seres iluminados, verdadeiros anjos. Enquanto suas naves deixam o planeta, vemos que várias outras naves, vindas de diferentes partes da Terra fazem o mesmo, evidenciando que muitas pessoas foram “chamadas” para serem salvas.

Enquanto o planeta é queimado (uma clara alusão às dezenas de profecias bíblicas sobre isso), as 2 crianças, o menino e a menina, são deixados num lindo planeta, que nos lembra o Jardim do Éden. Ao fundo vemos uma maravilhosa àrvore (clara referência a Árvore da Vida) e mais além, vemos várias naves deixando os salvos, em várias partes diferentes do novo planeta.

O pai do personagem de Nicolas Cage, que como já foi dito é um pastor, morre junto com o filho. A narrativa deixa a entender que o Cristianismo seria uma religião falsa, como todas as outras, pois nem mesmo o santo pastor foi chamado para ser salvo. Essa religião falsa, como as demais, teria se originado em histórias de como estes seres angelicais deixaram “Adão e Eva” em nosso planeta, (evidentemente como últimos sobreviventes de um outro planeta que estava morrendo). Em suma, a história apenas estava se repetindo novamente.

Além das claras alusões a Segunda Vinda, ao Arrebatamento dos Salvos, aos Anjos, à Nova Terra e a Árvore da Vida, o filme ainda enfoca que não basta ser chamado, temos que “aceitar o chamado”. Algo muito parecido com uma frase que Jesus falou. (Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos – Mateus 22:14).

Como todos os filmes Hollywoodianos, este não foge a regra. Os seres angelicais dizem para as crianças de que as pessoas que morreram estarão bem (obviamente vivendo em um plano espiritual). O pastor protestante e o personagem de Nicolas Cage enfim se rendem a esta idéia. Novamente o espiritismo, as idéias espiritualistas, tão condenadas pela Bíblia, são exaltadas como sendo uma “doce esperança”.

O filme Presságio coloca na cabeça das pessoas que o que está escrito na Bíblia ‘definitivamente não é importante’. “Já vi isso num filme” – muitos dirão. “O papel tudo aceita” outros escreverão. Retira das escrituras o ineditismo, a primazia, o impacto da surpresa que seus leitores teriam. Poucos realmente terão fé de crer naquilo que está escrito na Bíblia, quando tantos filmes já foram feitos com situações parecidas. E como filmes são apenas filmes, a Bíblia seria apenas um livro velho de histórias de ficção! Este pensamento está se espalhando feito vento pelo nosso planeta.

É como disse Jesus:

(Lucas 18:8) –  […] Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

O profeta Isaías já deu a resposta: poucos homens terão fé nas escrituras e sobreviverão:

(Isaías 24:6) – Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.

18 respostas para “Filme Presságio: Simulação das Profecias Bíblicas”.

  1. clap clap clap
    concordo com tudo que você falou
    as pessoas veem esses filmes e descartam tudo que esta na bíblia
    que é a única e a mais pura verdade!

  2. Assistir o filme, realmente consta e tive também as mesma impressões, mas isso nos leva a entender o plano de satanás, mostrar que o Deus vivo é uma ilusão, e tirar mesmo a fé do povo(tanto dos crentes, que depois de tantos vem no vem, enfraquecem a fé como dos demais, que em coro dizem ” tá vendo, vem nada”) Esse é o momento pro nós nos posicionarmos, pq como dizem um grande sábio(que sabe entende) ele virá como um ladrão.

  3. Sim George, é relativamente fácil ser batizado e aceitar a fé. Mas com o tempo a espera da segunda vinda se torna árdua e depois de assistir algumas centenas de filmes, a segunda vinda se parece cada vez mais com ficção científica. Se não guardarmos a alma, logo não seremos pessoas que pregam e nem que vivem a mensagem. Não seremos mais nada.

  4. Avatar de Moises constantino
    Moises constantino

    bom eu concordo com voce eu ja setia isso mesmo antes de ler o que voce escreveu.

    mas vamos olhar desta forma!!!

    sera que nao eh desta forma que hollywood esta dizendo!!okay a biblia tem razao mais, pra nao ingulir seu orgulho coloca do modo que ela ve?

    sabe la quantas pessoas nao comecarao a procurar a biblia quando mais e mais coisas comecarem a acontecer?

    todos sabe que a biblia tem a fama de “prever o futuro” os acontecimentos finais!!!

    nao sei, fiquei supreso com o filme muito legau mesmo …as coisas que eles mostraram ali no filmes milhares de pessoas ja entraram em contacto,(biblia) mais a questao de pastor?
    entao vimos do ponto de vista!!!
    niguem entrara no ceu se nao como crianca certo?(nao vamos colocar no literao)
    e no meu enteder aquele pastor era so mais um. nao sei mais hollywood esta dando o braco a torcer e quando eles mesnos esperarem estarao evagelizando o mundo porque eles tem esse poder no momento. mais eh claro que isso vem de DEUS . o tempo e a hora!

    isso e o que eu acho, e claro o achismo e muito perigoso.
    entao e minha opiniao a respeito do tema!

  5. muito bom o artigo e a critica q tu colocou sem tirar o lado informativo desse artigo…gostei msm…to fazendo um trabalho pra escola baseado nesse filme…e com certeza usarei este argumento seu para fazer a critica do filme…pq pra mim foi bem convincente…explicativo…muito bom msm.
    qntu ao filme pode ateh ser q ele esteja “simulando” profecias biblicas…+ ao meu ver pelo menos ele naum simula nem copia…e sim tras a publico estas questoes e faz…como muitos filmes de hollywood fazem…pensar sobre akele determinado assunto,afinal em nenhum momento ele “modifica” algo dito na biblia apenas “expõe” eles trazendu ao cenario atual e nenhuma vez tnta modificar os principios dos espectadores ou fazer as pessoas desacreditarem em Deus…as pessoas acreditam no que querem…e um filme naum mudará isso…o autor apenas fez as pessoas pensarem…por isso adoro filmes assim…mexe com o divino de uma maneira critica e naum ofensiva aos que assistem e acreditam ou naum no assunto.

  6. O filme não me pareceu tão ofencivo como a crítica falou.
    Em questão das referências biblicas, acho que foi respeitoso e mostrou apenas uma interpretação do que pode ocorrer tendo em referência as escrituras biblicas, que por sua vez , como muitos acreditam , não são literais. Muitos dos acontecimentos descritos no evangelho nos apresentam como metáforas, até mesmo no juízo final. Respeito a crença de muitos de que exatamente como está escrito na bíblia acontecerá, porém não posso deixar de pensar, e acho que ninguém deveria, nem ser completamente levado por única e exclusiva crença absoluta em um “livro” que por milhares de anos foi editado, modificado e usado pela própria vontade dos homens. A palavra de um ser superior puro e justo, quando na mão de homens, pode ser modificada e encarada da formar como queremos. Então pergunto: Poderíamos nós, seres que erram ( e muito) como cita a propria bíblia , acreditar literalmente em algo que passou pelas mãos de seres com tamanho número de pecados ou devemos por nossas cabeças a pensar sobre o assunto? Nenhum de nós nasceu sabendo de nada do que sabemos hoje, nem a ler como você está lendo isto agora e muito menos a acreditar cegamente em palavras que podem não ser completamente divinas. Nascemos como uma página em branco como muitos filósofos dizem ou em uma interpretação do espiritismo , recebemos o dom do esquecimento para recomeçar nesse mundo, então porque não dar valor ao que nós mesmos pensamos a simplesmente aceitar algo?
    O filme uniu muitas das coisas que cercam a humanidade e a deixam em dúvida, como: Ufologia, religião, poderes únicos, o fim do mundo entre outros pontos. A verdade sobre cada um destes enigmas até hoje não nos foi revelada porém estamos cada vez mais caminhando nessa era de conhecimento, estamos inventando e aperfeiçoando coisas, ficando mais inteligentes com o passar das gerações. Não sei se vocês leitores já fizeram isso mas observem as crianças de hoje como são tão mais avançadas que as de digamos 50 anos atrás, ou menos.
    Todos os acontecimentos simulados no filme dão uma correlação inteligente sobre estes assuntos e interpretam de uma forma coesa os enigmas por trás de cada um desses mistérios(até mesmo no que se refere a alienígenas com forma humanóide porém feitos de pura energia, teoria que leva ao próximo passo teorizado pelos cientistas sobre evolução humana ,quando alcançássemos 100% da capacidade cerebral deixaríamos esta forma para nos tornarmos pura energia, o que nos leva de volta a ufologia onde também é citado que os alienígenas seriam nós no futuro…)
    A discussão sobre o assunto é grande , porém pensem sobre isso que falei.

  7. […] Filme Presságio: Simulação das Profecias Bíblicas. […]

  8. Avatar de Douglas Flaviano Calazans Mavigno
    Douglas Flaviano Calazans Mavigno

    Eu concordo com o entendimento do Renan, que a propósito foi muito feliz em suas ponderações. Acho que a fé no Deus vivo não pode servir de desculpa para a ignorância, o desvio de entendimento e a distorcida visão da verdade. De fato acreditar nas Escrituras somente no sentido literal ou na forma como foi compilada (isso mesmo, reunida por um grupo de estudiosos da fé), sem questionar o sentido da mensagem a que ela se propõe, é algo perigoso e acaba descambando para o fanatismo.
    Não creio que o filme foi ofensivo à doutrina do Cristianismo, ao contrário, entendo que justamente o filme fugiu daquela noção de filmes como “armagedon”, nos quais a soberba humana subjuga os castigos divinos. O filme mostra o quanto somos pequenos e que até mesmo para um professor cético há tempo para crer no propósito divino.
    Na verdade, presságio traz uma atroz inquietação: será que temos noção do que é a VERDADEIRA salvação? Será que estaremos prontos a chegada de Deus? E a sua glória? será que ela será de fato de acordo como aqueles filmes biblícos: idílica, visual e agradável? ou será inexorável e inapelável, como um sol abrasador, como posta na película?
    Acho que o recado foi muito bem dado… Cuidado aqueles que se julgam conhecedores da verdade, pois a verdade divina não é a dos homens e nós sequer temos noção de nossa missão como humanos, que dirá dos desígnios de Deus, já que construímos a fé de acordo com as nossas parcas interpretações.
    Há no filme várias referências, como a tranfiguração, carruagens de fogo, os anjos, arrebatamento e até mesmo, o reino dos céus e a frase de Cristo (porque delas (as criancinhas) é o reino dos ceús) que se não foram apropriadas, foram colocadas de forma bem convincente.

    Por conta disso, sinto não se tratar de simulação o filme, mas sim de uma tese teoria e visão sobre os eventos bíblicos e que, ao contrário do dito no texto, não tira o relevo da bíblia, ao revés, nos leva a consultar o seu texto para buscar o real significado do que foi profetizado.

    No mais, abaixo os extremismos, pois se trata de uma bem produzida obra de ficção (consulte o dicionário também) científica, onde a licença poética não visa afrontar nenhuma pessoa e nenhum credo.

    “QUID EST VERITAS”

  9. […] a população mundial a mofar cada vez mais das advertências do evangelho. Isso já foi tratado anteriormente em nosso blog. O interessante é que muitos até crêem na Bíblia, mas não estão dispostos a […]

  10. eu acho q isso ai é puro cristianismo como disse deus em sua passada na terra construiremos a arca pq o mundo acabara em aguas. E como diz na biblia anteso mundo acabou em agua e agora da proxima sera em fogo.

    o filme foi muito bem elaborado.

  11. […] série deve ser interpretada da mesma maneira que interpretamos o Filme Presságio e a Série V. A Bíblia ensina que a ira de Deus virá sobre o mundo com a queda das 7 últimas […]

  12. Assisti hoje o filme Presságio, e achei simplesmente perfeito!!!!
    Mas discordo com relação a um comentário que foi feito, dizendo que os “escolhido” estariam mortos, por isso estavam em um lugar melhor. Pela visão espiritualista, o que estendi é que tanto as crianças como os animais vão para um planeta mais avançado, em um plano totalmente diferente da terra e lá irão povoa-lo assim como foi feito na terra. è quase uma Arca de Noé do novo milênio.

  13. Eu adorei o filme, e num acho isso q foi exposto aí naum… é incrivel como as pessoas consseguem comparar tudo com o q esta escrito na bíblia, a bíblia está escrita de forma codificada, ou seja, escrita de um jeito q as pessoas entendem do jeito q elas querem aí fica fácilcomparar as coisas com ela, tipo: O Wolrd Trade Center q segundo algums religiosos tem na bíblia, é uma passagem do livro de Daniel, cap. 8, vers. ñ lembro, que fala sobre um bode q tem dois chifres muito grandes e tem mais uma coisa q eu esqueci, ai pegaram e conpararam o atentado com essa passagem querendo afirmar q o atentado tava na bíblia, então os reliosos sempre metem a bíblia no meio de tudo só pra impor ela as pessoas influenciavéis.

  14. Uma coisa que percebi neste filme também, quando eu vi pela primeira vez, é uma forma, de colocar na cabeça das pessoas, uma desculpa para o arrebatamento, quando isto acontecer… que forma interessante de dizer que as pessoas foram levadas por extra-terrestres… e não por Jesus…muitos dos que ficarem se conformarão com isto!? e como já viram isto em filmes vão pensar deve ser verdade! :P

  15. Eu li um outro estudo do filme Presságio, mas quase não tive concordância.Mas esse realmente foi o que senti ser o que acredito, quando eu vi este filme não saiu da minha cabeça, pelos motivos da imagem da visão de Ezequiel, e o papel em que esta escrito os códigos, um problema é quem que o Nicolas Cage (ou seu personagem) está em tribulação, tentando fugir, tentando resolver ou entender, seu filho fica num transe escrevendo tipo uma continuidade e códigos, e a mulher que escreveu os códigos previa o futuro certo?
    Porém ninguém sabe do futuro a não ser Deus.
    Quer Deus abençoe e continue dando sabedoria e revelação das coisas enigmáticas desse mundo, pois alerta as pessoas.
    Obrigada.

  16. Quando assisti a esse filme pela primeira vez, tive a nítida impressão de que já havia escutado a história. Realmente, depois recordei-me que, na década de 90, rolaram pela internet alguns e-mails que davam uma interpretação diferente à Bíblia (associando com ufologia).

    Os textos apresentavam associações entre carruagens de fogo e OVNIs, milagres no Egito com intervenções de extraterrestres e a criação do homem como um experimento de aliens. Também existe referência a uma associação entre o arrebatamento e fuga de uma tragédia por meio de disco-voadores. Lembro que o material era extenso e acredito que pode ter servido de inspiração para o filme.

    Infelizmente, fiz várias buscas sobre o assunto, mas não consegui identificar o texto na rede. Acredito que, provavelmente, os roteiristas desse filme se inspiraram nessas teorias de alguma forma.

    Dessa forma, os autores de “Presságio” não estariam sendo originais, por mais que uma interpretação de passagens bíblicas não seja nenhum “pecado”. Estariam apenas apresentando a teoria de outras pessoas.

  17. flávio castro – pessoal não comentou aqui sobre o anticristo, depois da segunda vinda, deus permitirá que esse humano, ninguem sabe quem é! se será filho de satanás aqui na terra, um exemplo é o filme constantine que se baseia nisso, mostra o filho dele saindo do plano espiritual e vindo para o plano carnal, e dominando a terra, em apocalipse fala, que ele fará cair fogo do céu

Deixe um comentário

Tendência