1- Por que todos os 9 mandamentos encontram-se no Novo Testamento, exceto a guarda do sábado?

RESPOSTA:

A Guarda do Sábado aparece nas seguintes passagens:

(Lucas 4:16) – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

(Lucas 23:56) – E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.

(Atos 13:42) – E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
(Atos 13:44) – E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

(Atos 16:13) – E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

(Atos 17:2) – E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,

QUAL ERA O ÚNICO DIA QUE PAULO NÃO TRABALHAVA FAZENDO TENDAS?

(Atos 18:3) – E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
(Atos 18:4) – E todos os sábados
disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

6 respostas para “Perguntas que os Evangélicos fazem para os Adventistas”.

  1. Graça e Paz, irmãos…
    Eu sou assembleiano, mas concordo com muitas das doutrinas adventistas , e queria saber por que vocês não se consideram evangélicos???
    Prova disso, está no título da matéria:”Perguntas que os EVANGÉLICOS fazem para os ADVENTISTAS”.Porque vocês não se consideram como nós, por exemplo: assembleiano, mas evangélico;batista, mas evangélico(etc.,….), e por que não, adventista ,mas evangélico…?
    Paz do Senhor seja convosco…

  2. Thiago, o termo “evangélico” é novo. Não era usados nos séculos anteriores. Muitos batistas e presbiterianos também não aceitam ser chamados de evangélicos. Preferem o termo ‘protestante’. Nós adventistas também preferimos o termo protestante, já que somos aqueles que protestamos contra as igrejas que não obedecem a Deus. O termo evangélico está associado a quem não obedece os 10 mandamentos, mas está interessado apenas em shows, acampamentos e pouco conhece das doutrinas bíblicas. Preferimos dizer que somos adventistas, para deixar claro que nada temos haver nem mesmo com a idéia de ir domingo de manhã na igreja. Abraços.

  3. porque que o Jovem adventista é a esperança para este mundo?

  4. É muito claro a questão da guarda do sábado no novo testamento, após a cruz de Cristo. Como o texto acima mostrou. Paulo guardava o sábado e não apenas para se aproximar dos judeus, como alguns poderiam argumentar, mas Paulo, guardava o sábado por sua própria convicção, como mostra Atos 17:2: “Segundo SEU costume…” a palavra SEU vem do grego AUTOS e significa “de si mesmo” ou “de si próprio”…ou seja, é uma prova incontestável de que Paulo guardava o sábado semanal e sendo assim não poderia apoiar sua abolição, senão seria uma total contradição! Lembrando mais uma vez, foram os sabbat cerimoniais, os que foram anulados na cruz (já explicados anteriormente nesse blog, em outros tópicos) e não o sábado semanal, instituído na criação, dia que Deus abençoou e santificou (Gên.2:1-3).

    Um abraço

  5. lucas 16 .16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
    romanos 7.6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
    galatas16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
    romanos 10.4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
    galatas 5.4 .14 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

  6. Olá Marcos tudo bem? gostaria de fazer algumas observações em relação aos textos bíblicos citados, apesar que em muitos sites e inclusive aqui, esses textos (entre outros) já foram respondidos

    Lucas 16:16
    Ao lermos o contexto do texto de Lucas 16:16 nos vemos que Cristo usou este verso num diálogo com os fariseus, que estavam ridicularizando ou minimizando as sublimes características messiânicas de Jesus. Foi para estes fariseus que Cristo declarou essa frase
    Lucas o escreveu assim: “Ho nómos kai hoi profetai ews Ioanu”. Sua tradução literal será: “A lei e os profetas até João”. Como ponto de partida para a boa compreendo deste verso, é necessário saber que as palavras duraram, vigoraram ou existiram, que aparecem em algumas versões NÃO se encontram no original.
    Para uma adequada compreensão do seu sentido a passagem paralela de Mateus 11:13 deve ser colocada ao lado desta, porque diz a mesma coisa, mas com muito mais clareza:

    “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João”.

    REsumidamente o texto quer dizer que o “antigo testamento” profetizou sobre o Messias até joão (Batista), ou seja, a partir de João Batista, se cumpriu a vinda do Messias. O texto de Lucas não está dizendo que a lei acabou, basta ler esses outros textos:

    “É mais fácil os céus e a terra desaparecerem do que cair um i ou tio da Lei” … (Lucas 16:17)
    “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas, não vim para revogar vim para cumprir” (Mateus 5:17)
    ………………………………………………………………………………………………………………………………

    Romanos 7:6

    A lei nos condena, pois pecado é a quebra da Lei (1º João 3:4) e as consequencias da quebra da lei é a morte do transgressor(Romanos 6:23) Mas Cristo assumiu essas consequencias por nós. Agora, estamos debaixo da graça de Cristo, assim como prova de um coração transformado pela graça, em amor a Jesus guardamos seus mandamentos (João 14:15). Paulo reforça isso em Romanos 3:31 “Anulamos a lei pela fé? de modo nenhum, antes confirmamos a lei”
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………
    Romanos 10:4

    É verdade que muitos acham que este verso refere-se a abolição da Lei. Devemos lembrar que a bíblia não foi escrita originalmente em português. A palavra “fim” neste texto vem do grego “TELOS” e significa alvo, objetivo ou finalidade. Esta é a mesma que aparece em I Pedro 1:9: “Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”. Será que a Bíblia está dizendo aqui que a fé teve um fim? Ou que não precisamos mais ter fé para sermos salvos? Claro que não! Seria absurdo supormos isso! De acordo com o original grego, a tradução correta deste texto é: “Obtendo o objetivo (ou finalidade) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.
    . Portanto, a tradução correta de Romanos 10:4 é:
    .“Porque a finalidade (Telos) da lei é Cristo, para justiça de todo àquele que crê”. (Romanos 10:4).

    O objetivo da Lei não é nos salvar, mas nos aproximar de Cristo, através da obediência por amor (João 14:15). a lei é um espelho que apenas mostra o pecado, assim ao vermos nossas falhas, percebemos a necessidade de Cristo e Ele é quem nos salva.

    Querido Marcos,
    nós cremos na salvação pela graça (Efésios 2:8-9), todavia ao estarmos debaixo da graça, devemos viver uma vida de obediência a Deus. Por isso guardamos seus mandamentos, como prova de um coração salvo pela graça.
    O que foi anulado na cruz foram as ordenanças que tinham caráter cerimonial, leia efésios 2:11-15. Todas as solenidades do santuário (como o sacrificio de cordeiros simbolizando Cristo) foram anuladas. Agora estamos debaixo da graça. Mas os 10 mandamentos são eternos pois possuem princípios morais eternos como: não mentir, não matar, não adulterar, etc…

    Um abraço,
    paz

Deixe um comentário

Tendência