
Será que devemos nos alimentar de ratos, cobras e gatos? Não devemos nos abster destes alimentos porque “tudo o que Deus criou pela oração é santificado”? É disso que Timóteo estava falando?
Um leitor nos escreveu:
”Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” |1Tm4:1ao5|
Um amigo meu usa essa passagem para dizer que a nossa igreja é ”errada”.Como posso defender minha crença como adventista do sétimo dia?
RESPOSTA:
Caro amigo, a Bíblia é a uma unidade COERENTE. Um profeta sempre fala coisas que confirmam o outro profeta e um apóstolo sempre está de acordo com os profetas. Veja o que disse o profeta Isaías:
(Isaías 66:16-18) – Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados.
(Isaías 66:17) – Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR.
(Isaías 66:18) – Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha glória.
Podemos ver que Isaías fala claramente da SEGUNDA VINDA e a morte que Jesus vai causar a todos que comem rato e porco. Isaías não poderá errar, pois senão seria um falso profeta e isso está fora de cogitação. Foi ele quem previu a primeira vinda e a morte do messias (ver Isaías 53).
Timóteo descreveu aqueles que possuem doutrinas de demônios e PROÍBEM O CASAMENTO. Jesus ensinou que a pessoa tem o direito de não se casar, caso isso seja uma decisão EXCLUSIVAMENTE pessoal, ou porque assim “nasceram” ou porque os homens “os fizeram assim”:
(Mateus 19:12) – Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
PORÉM, nenhuma instituição ou organização pode defender a proibição do casamento. A única instituição que se diz cristã e proíbe o casamento é a IGREJA CATÓLICA. Seus Sacerdotes e Freiras não podem se casar. (como se tal disparate fosse mandamento de Deus, sendo que Deus não pode dar um mandamento deste tipo, visto que o CASAMENTO é a regra que ELE próprio estabeleceu, e a solteirisse é a exceção).
Timóteo também fala dos que “ordenam a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis”. Preste atenção na palavra ABSTINÊNCIA. Tiago está falando daqueles que pendem para a vida ASCETA em busca de iluminação espiritual, deixando de comer. Não está falando daqueles que guardam os mandamentos de Deus e não comem PORCO E RATO. O texto fala de alimentos que Deus criou para os fiéis. Ora, Deus não criou o rato e o porco para alimentação. Nem o gato, o cachorro, a cobra, a baleia etc. Pelas leis de Deus, estes são animais NÃO CRIADOS para a alimentação. Na Coréia do Sul e na China é normal se alimentar de cobra, escorpião e cachorro. Se o porco fosse um animal lícito, também seria lícito se alimentar de gatos e baratas.
Por fim, porque toda a criatura de Deus (QUE FOI CRIADA* PARA A NOSSA ALIMENTAÇÃO) é boa, e não há nada que rejeitar. Lembremos que foi Deus quem fez a separação de animais LIMPOS E IMUNDOS. Ele entregou estas normas a Noé e depois a Moisés. Na Arca de Noé já entraram 7 pares de animais limpos e 1 par de animal imundo (assim, ELE deixou claro que não criou* certos animais para a alimentação humana):
(Gênesis 7:2) – De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
OBSERVAÇÃO: A LISTA COMPLETA DE ANIMAIS IMPUROS se encontra em Levítico 11 e Deuteronômio 14.
Timóteo também nos lembra que aquelas pessoas que proíbem o casamento e exigem a abstinência de alimentos possuem doutrinas de demônios. Ele não está se referindo as sagradas leis que Deus deu na antiguidade, pois senão o próprio Deus teria inventado doutrinas demoníacas. Um absurdo completo!
Que possamos nos lembrar todos os dias, QUE JESUS VIRÁ pela segunda vez e todos os que comem porco serão destruídos (Isaías 66:16-18)
___________________________________________________
* Observação: Deus não criou nenhum animal para servir de alimentação para o homem. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Antes do pecado, ninguem morria, nem mesmo os animais. A Biblia ensina que o consumo de carne foi permitido APÓS o Dilúvio Mundial: 1656 anos depois da criação. Com a permissão do consumo, Deus estipulou o que era PURO e o que era IMPURO.

Deixe um comentário